FEIRA IDS, NA ALEMANHA, RECEBE EMPRESAS BRASILEIRAS



FEIRA IDS, NA ALEMANHA, RECEBE EMPRESAS BRASILEIRAS

As empresas associadas à ABIMO (Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios) e que fazem parte do Projeto Brazilian Health Devices, executado pela entidade em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), estarão na maior feira do mundo do setor odontológico, a IDS – International Dental Show, que acontece de 10 a 14 de março, em Colonia, na Alemanha. A IDS desempenha papel de sucesso na apresentação de novas tecnologias e inovação relacionada ao setor odontológico mundial.

 

Em âmbito global, a edição de 2015 da feira já conta com 90% dos expositores da última edição em 2013 confirmados. Na ocasião foram 2.046 expositores de produtos e artigos odontológicos vindos de 56 países. O número de visitantes bateu recorde e atingiu a marca de 125 mil pessoas de 149 países. No pavilhão brasileiro, organizado pela ABIMO e pela Apex-Brasil, as 25 empresas expositoras, reunidas em 333m2, fizeram mais de 1600 contatos, que contabilizaram mais de US$ 600 mil em negócios durante a feira. Durante o ano subsequente, foram mais de US$ 3,5 milhões de transações comerciais decorrentes da participação no evento.

 

Esse ano, as empresas participantes do pavilhão brasileiro são: Aditek, Angelus, Angelus-Lab, Bio-Art, Biodinâmica, Bionnovation, Conexão, Dentflex, Dentscler, Derig, DFV, DMC, Driller, DSP, Ed.Napoleão, Essence, Indusbello, Maquira, Olsen, Real Odontológica, Sistema INP, Systhex, Titanium Fix, Xdent. A expectativa de negócios dessas empresas esse ano é de US$ 4 milhões. Mais oito empresas associadas devem expor em stands próprios.

 

ASSOCIADOS

 

Para esta edição a Angelus traz dois ambientes dentro do pavilhão brasileiro, sendo um voltado para a divulgação e promoção dos produtos foco da empresa no mercado externo, e outro voltado para o lançamento mundial de uma linha de produtos voltada exclusivamente para o atendimento das crianças. “A fim de obtermos o envolvimento completo dos nossos distribuidores para a propagação desta linha nos diversos mercados, estamos planejando um evento de lançamento dentro da feira, em sala fechada com coquetel onde teremos a apresentação completa da linha, dos produtos, características, benefícios e diferenciais”, adianta Heloísa Amadeu, gerente de marketing da empresa.

 

A empresa investe há anos para competir no mercado internacional e colhe bons resultados do ano de 2014. “Estamos fechando o ano com um crescimento de 20% nas vendas internacionais em relação a 2013”, finaliza Heloísa. As exportações representam 42% do faturamento total da Angelus.

 

Apresentar a marca "Made in Brazil" ao mercado internacional e ser reconhecido como uma solução de negócio para muitos países são os objetivos da Maquira, que está em sua terceira edição na IDS. “E pela primeira vez estamos com stand duplo devido ao aumento da linha de produtos nos últimos dois anos”, conta o gerente de exportação, Douglas Baquetti.

 

A empresa levará seus produtos com certificação CE, para começar a introduzi-los no mercado internacional, como adesivos, bolsa térmica pós-cirurgia, bandeja para esterilização, cimento Fosfato de Zinco  e Ionomero de Vidro.  “Nos últimos quatro anos investimos constantemente na certificação ISO 9001 / ISO13485”, conta Baquetti. “Também investimos em infraestrutura para atender a demanda crescente e em materiais de divulgação em idiomas estrangeiros para as participações em congressos internacionais'.

 

As participações da Maquira na IDS são sempre profícuas: em 2011, na primeira participação, comparando com o ano anterior, a empresa exportou para 23 países e cresceu 26,06%. A partir da segunda, houve um crescimento de 81,34%, com exportações para 30 países.

 

“A nosso ver, (a feira) é o melhor investimento que garante um retorno financeiro. Pode ser com um potencial importador, com um fornecedor que esteja procurando parceiros brasileiros e também por ter acesso à tendência mundial do mercado odontológico. Sempre voltamos com boas perspectivas de negócios”, comemora o executivo.

 

Para a coordenadora de Promoção Comercial da ABIMO, Clara Porto, a Feira IDS possibilita aos fabricantes brasileiros expor seus produtos e lançamentos em uma vitrine mundial. “Na IDS não fazemos negócios apenas com o mercado europeu. Há também uma série de oportunidades para fazer negócios com o mundo todo.”

 

Baquetti completa: “Esse acesso ao mercado internacional alavanca competitividade ao mercado nacional. E ainda temos a oportunidade de encontrar melhorias em nossos produtos,  e voltar com ideias únicas ao mercado brasileiro.”

 

EXPORTAÇÕES

 

A balança comercial do setor de odontologia brasileiro foi a única superavitária do setor de saúde até o final de 2012.  Mesmo com a mudança desse cenário em 2013, o defict ainda é um dos menores entre as categorias de produtos que as empresas da ABIMO representam. O mês de setembro, inclusive, fechou com superávit de US$ 1 milhão. De janeiro a setembro desse ano, foram exportados quase US$ 87 milhões ao todo.

 

HAPPY HOUR

 

Como ação diferenciada será realizado o já tradicional Brazilian Happy Hour, no pavilhão brasileiro, dia 12 de março, terceiro dia de feira. O BHD aposta nesta ação como estratégia de negócios, oferecendo comidas e bebidas típicas do Brasil ao público internacional, além de música brasileira ao vivo, proporcionando assim um ambiente descontraído para que as empresas brasileiras possam estreitar os laços de relacionamento com seus clientes e parceiros  internacionais.

 

SOBRE O BRAZILIAN HEALTH DEVICES

 

O Projeto Setorial (PS) executado pela ABIMO, em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), denominado Brazilian Health Devices tem como missão fomentar as exportações das indústrias de artigos e equipamentos da área da saúde. Brazilian Health Devices é a marca que reúne as indústrias exportadoras do setor e as representa internacionalmente.

 

SOBRE A ABIMO

 

A Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios (ABIMO) é a entidade representante da indústria brasileira de produtos para a saúde que busca representar e promover o crescimento sustentável do setor no mercado nacional e internacional.

 

 

 

 

Mais informações para a imprensa:

Deborah Rezende

Dehlicom – Soluções em Comunicação Empresarial

deborah@dehlicom.com.br | 11 4106 4127 | 11 970206159