FILMBRAZIL LANÇA CENTRAL DE INTELIGÊNCIA PARA ASSOCIADOS
Nesta quarta-feira, dia 27, o FilmBrazil, projeto de internacionalização do audiovisual brasileiro desenvolvido pela Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais – APRO, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – Apex-Brasil, realizou mais uma edição do “FilmBrazil Talk”, série de encontros com os associados com temas específicos, lançada em outubro do ano passado. Desta vez, o tema foi o Festival de Cannes. Durante o encontro, foram apresentadas regras para que as produtoras possam participar do festival, além do planejamento das ações programadas para este ano.
Mas a grande novidade foi a apresentação do Observatório FilmBrazil, central de inteligência criada pelo projeto para orientar os associados sobre o mercado internacional. De acordo com a gerente executiva do projeto, Marianna Souza, a iniciativa surgiu no ano passado, como consequência da análise de uma série de dados acumulados ao longo dos últimos anos. Além disso, desde o final de 2015, a Apex-Brasil passou a compartilhar com o FilmBrazil os dados do Euromonitor, centro de pesquisa que mapeia o mercado internacional.
“Percebemos que tínhamos em mãos um material precioso, que poderia ser muito útil para nossos associados. A partir disso, começamos a compilar as informações levando em conta demandas já apresentadas pelas produtoras. O acesso completo aos dados consolidados será um serviço exclusivo para os nossos associados”, comenta Marianna. O público interessado também poderá acessar um sumário de cada um dos estudos realizados pelo novo site da APRO, com lançamento previsto para o segundo semestre. E os dados na íntegra estarão disponíveis na área restrita do site FilmBrazil.
Na apresentação desta quarta foram mostrados três estudos iniciais: Mapeamento SuperBowl, rica fonte de referências para os produtores e que traz dados de todos os comerciais veiculados no intervalo do evento; Brasileiros Abroad, com informações de profissionais de criação, em posição de liderança, oriundos do Brasil e sua localização em agencias pelo mundo todo; e Jogos Olímpicos Rio2016. Este último compreende um conjunto de informações e dados dos patrocinadores, apoiadores e parceiros locais dos Jogos Olímpicos, elencados para auxiliar as produtoras a aproveitarem melhor as oportunidades geradas pelas Olimpíadas.