FILMBRAZIL LEVA PRODUTORAS A BERLIM PARA O CICLOPE
A FilmBrazil, plataforma de internacionalização do audiovisual brasileiro desenvolvida pela Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais (APRO), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), leva mais uma vez algumas de suas produtoras associadas a Berlim para o Ciclope Festival. Trata-se de um dos principais encontros mundiais da indústria da comunicação, com ênfase na excelência de produção nos seus mais diversos formatos comerciais: videoclipe; fashion film; branded content; branded entertainment e outros. O festival acontece nos próximos dias 25 e 26 de outubro.
A ação dá continuidade à estratégia adotada pela FilmBrazil nos últimos três anos, visando estimular o networking e proporcionar às produtoras associadas a possibilidade de estarem presentes em festivais relevantes pelo mundo todo, com ênfase nos mercados estabelecidos como prioritários pela Unidade de Inteligência Comercial (são eles: EUA, Reino Unido, Alemanha, entre outros). Cinco das produtoras associadas da plataforma irão para o Ciclope: Lobo/Vetor Zero, Trio, O2 Filmes, Hungry Man e Saigon. No festival, as empresas participam das rodadas de negócios, palestras e também concorrem à prestigiada premiação, uma das principais do mundo voltada ao craft — produção de filmes.
Nesta edição do prêmio, dois diretores de produtoras associadas à FilmBrazil integram o júri do festival: Carlão Busato, diretor da Hungry Man; e Vellas, sócio e diretor da Saigon.
De acordo com Marianna Souza, gerente-executiva da FilmBrazil, a ida ao festival tem se mostrado importante na agenda das produtoras que têm por objetivo expandir seus trabalhos para clientes na Europa e a parceira com os realizadores vem sendo vital para a divulgação de nossas empresas lá fora. "O Ciclope se consolida a cada ano, mostrando-se cada vez mais uma plataforma muito importante para nós. A organização do Festival conseguiu criar um evento extremamente criativo e rico em conhecimento e ao mesmo tempo proporcionar um ambiente perfeito para negócios. Os chamados 'markets – Service / Fresh '– são uma excelente ferramenta para geração de novos negócios para as nossas empresas. Estamos felizes que o Brasil esse ano estará bem representado por esse time de produtoras que estamos levando”, ela afirma.
Desde 2010, o Ciclope é realizado anualmente, trazendo à tona temas como Realidade Virtual, storytelling e as demais ferramentas da comunicação que dizem respeito à produção de filmes publicitários. O festival tem também uma edição regional voltada à América Latina, que acontece na Cidade do México.
SOBRE A FILMBRAZIL
Desenvolvida desde 2003 pela Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais – APRO, a plataforma FilmBrazil conta, desde 2005, com a parceria da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – Apex-Brasil. Seus principais objetivos são promover as produtoras e talentos brasileiros no exterior, fortalecendo a imagem do nosso país no mercado externo e proporcionar aos parceiros internacionais todo o suporte necessário para a produção de filmes publicitários no Brasil. Atualmente, conta com 54 associados, grupo formado por produtoras de imagem, som e finalizadoras.
SOBRE A APEX-BRASIL
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) tem a missão de incentivar as exportações de produtos e serviços brasileiros, contribuindo para a internacionalização das empresas do país e reforçando a imagem nacional no exterior e aumentando a atração de investimentos estrangeiros.