FILMBRAZIL REALIZA 2ª EDIÇÃO DO BRAZILIAN DIRECTORS SHOWCASE
Pelo segundo ano consecutivo, o projeto FilmBrazil, iniciativa da Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais – APRO, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – Apex-Brasil, realizará o “Brazilian Directors Showcase”, um roadshow que tem como principal objetivo promover o Brasil como polo de produção audiovisual junto ao mercado norte-americano. A ação acontecerá em Los Angeles, entre os dias 7 e 8 de março.
Durante dois dias, um grupo formado por diretores e produtores de nove importantes produtoras brasileiras (Academia De Filmes, Barry Company, Clan Vfx, Hungry Man, Lobo, O2 Filmes, Prodigo Films, Trator e Zohar) terá a oportunidade de apresentar seus trabalhos a potenciais clientes internacionais (agências e produtoras). Entre as agências convidadas estão LEO BURNETT Chicago, BBDO New York, ANOMALY New York, DDB Chicago, THE RICHARDS GROUP Dallas, W+K, ALMA. Além disso, como resultado de parceria com a Motion Picture Association – MPA (entidade que congrega os maiores estúdios de cinema do mundo), neste ano, os participantes do roadshow também terão encontros com executivos da Disney, Fox, Paramount, Warner Bros, Sony e Universal. A ideia é que os brasileiros possam falar e trocar experiências sobre projetos e cases de sucesso ligados às novas tendências mundiais, em especial as que contemplem produção e distribuição no ambiente digital.
Para 2016, a grande novidade foi a inclusão dos curadores à dinâmica do evento. O diretor de Produção da TBWA\Chiat\Day, Brian O'Rourke; o Sócio e Diretor de Produção Integrada da Deutsch LA, Vic Palumbo; e o Diretor de Criação Mundial para Gatorade da TBWA/Chiat Day, Renato Fernandez, tiveram a missão de selecionar produtoras e diretores participantes. A missão dos três foi trazer aos integrantes do projeto a visão do mercado americano, apontando com suas escolhas o que as agências dos EUA buscam nos diretores de filmes que escolhem. De acordo com a gerente do projeto, Marianna Souza, a novidade tende a tornar as rodadas de negócios mais efetivas e a aumentar a visibilidade do trabalho dos talentos brasileiros.
“Ao longo dos últimos anos, observamos que não adiantava mais investir nos grandes eventos internacionais (Cannes, SXSW, Ciclope, etc) de maneira isolada. Esses eventos só nos gerariam resultados se alinhados a iniciativas pontuais e mais próximas com as agências, com o objetivo de estabelecer contato mais estreito, cultivado pelas produtoras no exterior. Por conta disso, estruturamos nosso Planejamento Estratégico de maneira que as grandes ações e festivais sejam as iniciativas voltadas ao posicionamento da marca FilmBrazil no Exterior. Além disso, passamos a realizar iniciativas pontuais e mais voltadas ao negócio, tais como o Roadshow e as edições do FilmBrazil Experience, como forma de complementar nossa atuação”, explica Marianna Souza, gerente executiva do projeto.
Esse aumento de efetividade deve ampliar os resultados obtidos durante o roadshow e reforçar a vocação do projeto FilmBrazil de funcionar como facilitador nas relações entre produtoras brasileiras e o mercado internacional. Estima-se que a edição 2015 do evento, realizada em NY e Chicago, tenha gerado resultados da ordem de U$ 4 milhões, percebidos ao longo dos últimos 12 meses. Para este ano, a previsão é que esse volume chegue a U$ 6 milhões, aproximadamente.