FN PLATFORM ENCERRA O CALENDÁRIO DE FEIRAS
O Brasil esteve representado por 34 marcas calçadistas na FN Platform, feira americana que aconteceu em Las Vegas, de 21 a 23 de fevereiro. A participação aconteceu através do Brazilian Footwear, programa de promoção de exportações, uma parceria entre a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A ação tem o objetivo de abrir o mercado estadunidense para a inserção de marcas brasileiras, já que o país, apesar de já tradicional comprador do produto brasileiro, ainda pratica principalmente o modelo private label (quando o calçado é produzido com marca de terceiros).
No conjunto, as marcas brasileiras realizaram negócios acima de US$ 1,6 milhão, com expectativa de gerar até US$ 5,3 milhões no corrente semestre. “O número de negócios fechados no evento surpreende positivamente, já que fica superior ao realizado no mesmo período do ano passado (US$ 1,3 milhão). É uma vitória, visto todas as dificuldades econômicas do cenário mundial atual. Mostra que estamos no caminho certo, com a estratégia bem desenhada e com empresas comprometidas com o mercado”, analisou Ruísa Scheffel, analista de Promoção Comercial da Abicalçados e especialista no mercado norte-americano.
Em sua primeira participação, a Kidy, empresa de Birigui que produz calçados infantis, considera a abertura do mercado americano fundamental para os planos de expansão de exportações da marca. “Queremos aumentar o percentual de produção voltado para a exportação, que hoje é de 10%, para 20%. Para alcançarmos esse objetivo, entendemos que o melhor caminho seja traçar uma estratégia diferenciada focada nos Estados Unidos”, contou Sérgio Gracia, diretor da empresa. Segundo o empresário, os resultados de exportação trazem um equilíbrio tributário e controlam a sazonalidade da produção.
A paulistana Ferri, que trabalha com calçados femininos de alto valor agregado, é outra que sai do evento satisfeita com o resultado do planejamento realizado para a entrada nos Estados Unidos. “Estamos colhendo o resultado do investimento constante neste mercado. Nosso produto é bem aceito e agrada muito o comprador americano. Nosso desafio está em encontrar o cliente certo para mantermos o posicionamento da marca no país”, disse Luis Fernando Campanella Rocha, presidente da empresa.
A atuação de forma constante no mercado também foi destacada por Felipe Souto, gerente de exportação da infantil Klin. “Não acredito na possibilidade de abertura de mercado de forma oportunista. É preciso uma estratégia clara e uma constância quanto a presença em eventos de promoção comercial locais”, declarou Souto.
Lançamento
No segundo dia da mostra, aconteceu o Cocktail Hour, evento promovido pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) e Abicalçados para o lançamento das coleções cápsulas desenvolvidas no âmbito do Design na Pele. O projeto une designers renomados e fortes marcas calçadistas para a criação de linhas que utilizem couros diferenciados.
Nesta edição participaram Guilhermina e Patrícia Viera, com uma coleção que apresenta calçados com bordados em couro e cortes a laser, e Kildare e Ronaldo Fraga, com uma linha masculina que une cores vibrantes a diferentes texturas e estampas em couro. “O lançamento dessas coleções durante a feira contribuiu para o made in Brazil como um todo, já que chamou a atenção de compradores e imprensa internacionais para a criatividade e tecnologia que desenvolvemos na nossa indústria”, falou Roberta Ramos, gestora de Projetos da Abicalçados.
A próxima edição da FN Platform, para exposição das coleções de primavera/verão, acontece de 14 a 16 de agosto no Las Vegas Convention Center, em Las Vegas.