FÓRUM INTERNACIONAL CIDADES AMIGAS DO DESIGN BUSCA A INOVAÇÃO



Na abertura do 1º Fórum Internacional Cidades Amigas do Design, o prefeito Gustavo Fruet disse que o papel do poder público é criar um ambiente favorável para estimular a economia criativa e o design como fatores determinantes no desenvolvimento da cidade. “Temos de atrair, priorizar, pensar em termos estratégicos. Curitiba tem uma bela história, mas não podemos viver como reféns do passado. Temos de avançar pensando no design como indutor do crescimento, propiciando a inovação e a inclusão social”, disse Fruet.

 

O prefeito usou como exemplo a opção política de tornar a cidade mais amigável para os cidadãos. “Nós estabelecemos a bicicleta como modal pensando num fator de identidade e transformação, para que as pessoas compreendam que o espaço público tem de ser compartilhado. Do mesmo modo, estamos buscando transformações na área de acessibilidade. Parece óbvio, mas é algo muito recente em nossa sociedade. E o design também passa por isso, nos ajudando a implantar um bem que não é material, mas, sim, cultural”, destacou Gustavo Fruet.

 

Já o presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), Sérgio Póvoa Pires, lembrou que a determinação de trazer o design para a administração municipal está presente desde o início da gestão e teve como primeira iniciativa a criação das Tubotecas – as minibibliotecas instaladas nas estações tubo que possibilitam o empréstimo de livros para usuários do transporte coletivo. “Essa e outras iniciativas contribuem para que possamos tornar nossa cidade mais humana, mais criativa e mais participativa”, concluiu o presidente do IPPUC.

 

Alexandre Domakoski, presidente da Pró Design, destacou que a “Semana D” – evento do qual faz parte o Fórum – vai impactar mais de 100 mil pessoas de todo o Brasil. “Sabemos o quanto o design pode transformar pessoas, países, produtos e marcas. E o objetivo desse evento é mostrar como podemos contribuir de forma significativa”, enfatizou. A presidente do Centro Brasil Design, Letícia Castro, lembrou que Curitiba foi a primeira cidade brasileira a realizar um evento desse porte voltado à valorização do design. “Precisamos mostrar todo o potencial de nossos profissionais, sensibilizar os empresários e consolidar a posição de Curitiba no cenário nacional”, sublinhou Letícia Castro.

 

Por fim, Marcelo Júdice, da Gerência de Inovação e Design da Agência Brasileira de Promoção de EGabxportações e Investimentos (Apex-Brasil), disse que a organização trabalha, atualmente, com 72 projetos setoriais – que vão do artesanato à produção de peças aeroespaciais – e todos têm no design um fator diferencial. “O design é fundamental para o desenvolvimento de bons produtos e para garantir espaço mercado externo. Esse é o melhor caminho para alavancar as exportações”, assegura Júdice.

 

Design com tudo

 

A Cidade do Cabo, na África do Sul, é a atual detentora do título de Capital Mundial do Design e tem como mote o slogan “Design com tudo”. O especialista Mugendi M’Rithaa, recém-eleito presidente do Conselho Internacional das Sociedades de Desenho Industrial (ICSID), falou sobre a experiência da cidade sul-africana. “A Cidade do Cabo era uma referência internacional apenas por suas montanhas e sua beleza, mas nós queríamos mais. O título de Capital Mundial do Design está nos revelando ao mundo como uma cidade que investe no design para diminuir as desigualdades sociais, evitar a violência urbana e desenvolver a economia com ideias e produtos criativos e inovadores”, salientou Mugendi.

 

Nos últimos anos, o design ajudou a induzir o desenvolvimento em lugares tão distintos como Turim (Itália), em 2008, que adotou o slogan “Design através de tudo”; Seul (Coréia do Sul), em 2010, com o mote “Design para todos”; e Helsinque (Finlândia), em 2012, com o título “Design em tudo”. “Acreditamos no design para produzir um mundo melhor. E Curitiba tem todas as qualidades necessárias e a cultura para viver essa transformação”, afirmou Mugendi. Através de tudo, em tudo e para todos, o design pode trazer a Curitiba muito mais do que um título internacional, mas uma oportunidade inigualável de desenvolvimento sustentável e criativo pela união de esforços entre o poder público, empresas, academia e profissionais especializados.

 

Serviço

 

1º Fórum Internacional Cidades Amigas do Design

 

Iniciativa conjunta entre o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), em parceria com o Centro Brasil Design e a Prodesign>pr. O evento recebe especialistas internacionais em design que debatem os rumos e perspectivas do design urbano para o desenvolvimento das cidades.

 

Data: 5 e 6 de novembro.

 

Local: Auditório do Museu Oscar Niemeyer, Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico

 

Entrada gratuita

 

Outras informações com Maria Celeste Corrêa / Assessora de Comunicação do IPPUC (3250-1464 / 9995-0169) 

 

Clarissa Furtado / Gerência Executiva de Comunicação da Apex-Brasil (61 2027-0274)