FRANCAL TRAZ BOAS EXPECTATIVAS PARA A INDÚSTRIA CALÇADISTA



A 46ª edição da Feira Internacional da Moda em Calçados e Acessórios – Francal, que acontece entre os dias 15 e 18 de julho, no Anhembi, em São Paulo/SP, deve receber número significativo de importadores de mais de 70 países. Segundo estimativa da promotora da feira, são esperados de 1,5 mil a 2 mil compradores internacionais, que poderão negociar com os 800 expositores que estarão apresentando suas coleções de primavera-verão 2014/2015.

 

A notícia é comemorada pelo setor calçadista nacional, que no início do ano projetava retomada no mercado externo, o que acabou não acontecendo por fatores macroeconômicos. “Estamos otimistas com a presença, esperamos afastar de vez as incertezas que rondaram o desempenho do segmento neste ano de Copa e de eleições”, avalia o presidente-executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Heitor Klein. Segundo ele, embora os indicadores do IBGE das vendas no varejo e emprego na indústria para o acumulado de 2014 sejam negativos, a expectativa é que, passado o período da Copa e diante da nova temporada, o mercado retome a normalidade. “Para tanto deve contribuir a ocorrência da Francal”, comenta o executivo.

Relatório

Durante a mostra será lançado o relatório Brasil Calçados. Desenvolvido pelo Instituto de Estudos e Marketing Industrial (IEMI), o documento aponta para um incremento de 4% na produção total de calçados em 2013. No ano passado, conforme o relatório, foram produzidos 900 milhões de pares ante 864 milhões em 2012. Por outro lado, o incremento se deu, basicamente, no segmento de calçados de plástico ou injetados (sandálias praianas), de menor preço. “Este segmento, sozinho, contribuiu com a soma de quase 30 milhões de pares em 2013. É uma condição que vem se repetindo há anos”, avalia Klein. O lado mais positivo do dado é que são justamente os calçados de verão que serão apresentados na Francal. “A feira é muito importante e sempre contribui de sobremaneira para o desempenho do setor ao longo do ano, especialmente quando se trata de volume de vendas”, completa o executivo.

 

Ações

Como de praxe, a Abicalçados estará presente na Francal através de ações de relacionamento com o mercado, promoção de imagem e negócios que serão realizadas pelo Projeto Setorial Brazilian Footwear, realizado pela Abicalçados em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Com o apoio da Apex-Brasil, a Abicalçados traz também mais uma edição dos projetos Comprador e Imagem. No primeiro serão sete importadores selecionados pela entidade calçadista. Já o Projeto Imagem trará 14 jornalistas internacionais da Argentina, Colômbia, Espanha, França, Itália, México e China.

 

Informação

No dia 16, a partir das 14hs, a Abicalçados promove o Talk Shoe, tradicional evento onde especialistas em assuntos relacionados à indústria calçadista palestram para o público visitante. Nesta edição, a conversa sobre calçados será conduzida por professores da ESPM-Sul. Os temas abordados, na sequência, serão: “Brand Experience”, “O futuro do varejo calçadista” e “Marketing de sucesso no varejo”.

 

Fechando a programação oficial da entidade na mostra paulista, no dia 17, a partir das 14hs, a Abicalçados e a Apex-Brasil, através do Projeto Setorial Brazilian Footwear, promovem o Workshop Rússia. Na ocasião, será abordado o momento atual do mercado russo de calçados, tendências e possibilidades para o incremento da participação naquele País.

 

Agenda

Projeto Comprador, com sete importadores da Colômbia, Peru, Kuwait e Rússia – todos os dias da feira;

Projeto Imagem, com 14 jornalistas internacionais da Argentina, Colômbia, Espanha, França, Itália, México e China – todos os dias da feira;

Coletiva de imprensa nacional com presidente-executivo da Abicalçados, Heitor Klein; presidente da Francal, Abdala Jamil Abdala; e diretor do IEMI, Marcelo Prado – no dia 16, às 11hs, no estande da Abicalçados – espaço entre as ruas F e G, na Passarela 5;

Talk Shoe – no dia 16, às 14hs, no estande da Abicalçados;

Workshop Rússia – no dia 17, às 14hs, no estande da Abicalçados.

 

Imprensa – Abicalçados