FRANCHISING BRASILEIRO PARTICIPA DE EVENTOS NA ESPANHA



FRANCHISING BRASILEIRO PARTICIPA DE EVENTOS NA ESPANHA

 

A ABF e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) levaram o franchising nacional para mais uma missão ao exterior: desta vez foi a Valência, na Espanha, para o 27º Salão Internacional de Franquias (SIF). As redes iGUi Piscinas, do segmento casa e construção, e LUGs, de alimentação, foram as representantes brasileiras no evento. Realizada de 20 a 22 de outubro, a feira é uma das mais tradicionais e importantes da Europa e contou com um estande do Projeto Franchising Brasil, fruto de uma parceria entre ambas as instituições. Este foi o último evento do ano de 2016. Para 2017 será definido um novo calendário de atividades em reunião do Comitê Gestor do Projeto “Franchising Brasil” a ser realizada na segunda quinzena de dezembro.

 

Como parte da missão, o diretor jurídico da ABF, Fernando Tardioli, representou a entidade na reunião da Federação Ibero-Americana de Franquias (FIAF), realizada no dia 21 também na cidade espanhola. Dentre os assuntos em pauta, Tardioli apresentou um relatório sobre o franchising no País, setor da economia que no 3º trimestre deste ano registrou um crescimento de 8,8%.

 

O cônsul honorário do Brasil em Valência, Vicente Soriano Baños, visitou o estande brasileiro na feira. Já a delegação nacional foi recebida no Consulado Brasileiro em Barcelona, onde foram apresentados dados sobre o mercado de franquias e as perspectivas a partir do atual cenário econômico na Espanha. Para promover os negócios entre os países participantes da exposição, a FIAF montou um “lounge vip” para a realização de reuniões internacionais durante a feira.

 

O segundo encontro anual da Federação Ibero-Americana reuniu representantes dos 12 países membros: Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, Espanha, Guatemala, México, Paraguai, Portugal, Uruguai e Venezuela.