FTD Educação participa de fellowship do Salão Internacional do Livro de Montreal
A literatura infanto-juvenil brasileira marcou presença durante a última edição do programa de fellowship Rendez-vous, que ocorreu de 12 a 18 de novembro e faz parte do Salão Internacional do Livro de Montreal. Com o objetivo de promover a tradução e distribuição de trabalhos no exterior, o programa recebeu a sua maior delegação de profissionais do mercado editorial global de países como a Argentina, Polônia, Itália, México, Noruega, Estados Unidos, Alemanha e Brasil. Entre eles, Isabel Lopes Coelho, Gerente Editorial de Literatura da editora FTD-Educação e única brasileira selecionada para o fellowship.
A FTD Educação está há 115 anos no mercado e possui obras de grandes autores como Ana Maria Machado e Marina. A editora faz parte do Brazilian Publishers – projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
“Nós tivemos a oportunidade de visitar editoras, bibliotecas, espaços de leitura, livrarias e a própria Feira do Livro de Montreal. Foi enriquecedor, pois eles possuem um mercado bastante forte e com editoras muito boas. Além de apresentar o catálogo da FTD, eu troquei muitas informações e pude ampliar o networking.Eles possuem pouco contato com a literatura brasileira, então foi um trabalho muito bacana”, conta Isabel.
O programa foi lançado em 2013 para apoiar os editores nas suas atividades de exportação e promover a literatura quebequense e franco-canadense. A Québec edition é parceira da cidade de Montreal na realização do programa, que também recebe apoio do Governo do Canadá, Governo do Québec, Salão Internacional do Livro de Montreal e Feira Internacional de Frankfurt 2020.
Sobre o Brazilian Publishers
Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.