Filmes apoiados por Apex-Brasil e SIAESP concorrem no Festival de Berlim
Com início marcado para 6 de fevereiro, o Festival de Berlim dá destaque ao cinema brasileiro com a seleção de quatro longas-metragens. Produzidos por empresas associadas, os filmes são apoiados pelo Programa Cinema do Brasil por meio de seus produtores e também dos seus agentes de venda internacionais.
“O resultado é excelente para o Programa e também para o cinema brasileiro”, afirma o Presidente do Programa, André Sturm. “O aumento da participação dos nossos filmes em grandes festivais estrangeiros é um dos objetivos do Cinema do Brasil, já que esses eventos são as melhores vitrines que um filme pode ter para ser distribuído no exterior. E o Brasil não tinha um filme concorrendo ao Urso de Ouro desde 2008, com ‘Tropa de Elite’”, lembra.
Concorrendo ao Urso de Ouro, o filme ‘Praia do Futuro’ foi produzido pela brasileira Coração da Selva em parceria com as alemãs Hank Levine Film, Detailfilm, Watchmen Productions, e terá suas vendas internacionais representadas pela The Match Factory. Segundo Geórgia Costa Araújo, sócia da Coração da Selva, “este é um dos muitos frutos do trabalho que o Cinema do Brasil vem gerando desde a sua existência”. ‘Praia do Futuro’ é o segundo longa feito em co-produção internacional pela produtora. Seu filme ‘Onde está a Felicidade?’ teve sua co-produção fechada em um encontro com a Galícia, Espanha, promovido pelo Cinema do Brasil.
Fora da competição, o Brasil também ganhou destaque nas seleções paralelas do Festival. Da mostra Panorama, que tradicionalmente apresenta obras com estilos temas pouco convencionais, participam ‘O Homem das Multidões’, produzido pela REC Produtores Associados, de Pernambuco, e Cinco em Ponto, de Minas Gerais, e ‘Hoje eu quero voltar sozinho’ da paulistana Lacuna Filmes, representado pela alemã Films Boutique; já o Forum, dedicado a obras de experimentação, contará com a participação de ‘Castanha’ produzido pelas gaúchas Tokyo Filmes e Casa de Cinema de Porto Alegre, além da FiGa Filmes, que também assume as vendas internacionais de ‘O Homem das multidões’.
Por fim, o projeto ‘As Boas maneiras’, dirigido por Juliana Rojas e Marco Dutra, representado por Sara Silveira, da Dezenove Som e Imagens, foi selecionado para o Co-Production Market, mercado do festival destinado ao encontro de potenciais parcerias.
O Programa Cinema do Brasil também manterá pelo oitavo ano consecutivo um estande no European Film Market. Lá, representantes de 20 empresas associadas poderão participar de encontros de negócios com empresas estrangeiras e fechar parcerias, assessorados pela equipe do Cinema do Brasil.
Incentivo à Distribuição e Circulação de Filmes Brasileiros
Como em 2013, o Festival de Berlim marcará o lançamento da nova edição do Prêmio de Apoio à Distribuição. Idealizado pelo Cinema do Brasil em 2009, o Prêmio estará aberto a distribuidores com interesse em lançar um ou mais filmes nacionais em salas de cinema do mundo. A edição deste ano terá dois períodos de inscrição: a primeira, a partir de fevereiro, e outra a partir de julho. Após o envio de documentos, os prêmios serão selecionados de acordo com seus planos de distribuição, podendo chegar a até USD 25 mil para despesas de comercialização.
Outra ação que ganha continuidade é o Apoio aos Agentes de Venda, que tem o objetivo de apoiar a promoção dos filmes brasileiros em festivais como os de Berlim, Cannes, Locarno, Veneza e San Sebastián. O programa concederá até USD 40 mil para custear as despesas promocionais. Os agentes de venda dos quatro filmes selecionados este ano contarão com este apoio para sua divulgação.
Serviço: Cinema do Brasil no EFM
Estande: Martin Gropius Bau, nº 128 (das 9h às 18h)
Telefone: +49.30.863950 – 447
Site: www.cinemadobrasil.org.br
Cinema do Brasil
Cinema do Brasil é um programa de promoção e exportação do cinema brasileiro no exterior. Idealizado pelo Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo (SIAESP), tem como principal parceira a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), que participa da elaboração das estratégias e sua operacionalização, além de oferecer suporte financeiro aos projetos. O Cinema do Brasil conta também com o apoio da Ancine (Agência Nacional do Cinema).
O objetivo do Cinema do Brasil é fortalecer e ampliar a participação do audiovisual brasileiro no mercado internacional, oferecendo às empresas associadas apoio logístico e estratégico para que possam realizar coproduções e abrir mercados para a distribuição da sua produção, valorizando assim a imagem da indústria cinematográfica nacional no exterior.
Mais informações:
Em São Paulo: Cátia Rejane :: catia.rejane@agenciafebre.com.br (11) 2769 3806
Ciro Bonilha :: ciro.bonilha@agenciafebre.com.br
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