GRUPO RUSSO EM BUSCA DE CALÇADOS BRASILEIROS



GRUPO RUSSO EM BUSCA DE CALÇADOS BRASILEIROS

A Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), por meio do Brazilian Footwear, programa de apoio às exportações do segmento mantido em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), promove, entre os dias 21 e 23 de agosto, mais uma edição do Projeto Comprador Vip. Nesta oportunidade, em parceria com o escritório da Agência em Moscou, o projeto traz a gerente de compras da rede de lojas Winny, Gavrilova Tatiana.

A analista de Promoção Comercial da Abicalçados, Ruisa Scheffel conta que estão programadas agendas em São Paulo/SP, onde a compradora irá participar de reuniões de negócios e fará visitas a showrooms, e em Birigui/SP, onde ela fará uma rodada de negócios com empresas da cidade e também na sede do sindicato das indústrias local (Sinbi). “Eles buscam calçados infantis, especialmente de couro, material que é muito apreciado na Rússia”, acrescenta. 

Interesse
A rede de lojas Winny possui uma fatia importante do mercado russo, com 13 lojas, sete delas premium, espalhadas pelas principais regiões metropolitanas do país: Moscou, São Petersburgo e Nizny-Novgorod. Segundo Ruisa, a empresa ainda não trabalha com calçados brasileiros, realidade que deve ser mudada em breve. “Eles visitaram o showroom de marcas brasileiras em Moscou, realizado pelo Brazilian Footwear em parceria com o Escritório da Apex-Brasil em junho passado, e ficaram surpresos com o que encontraram. Agora, o grupo vem ao Brasil com o intuito de conhecer mais marcas do segmento infantil e encontrar parceiros para iniciar um trabalho em suas lojas ”, comenta a analista. 

Mercado
Com uma população de 146 milhões de habitantes e um PIB per capita elevado (US$ 9 mil), o mercado russo tem predileção por calçados de couro e com atributos de conforto. Também é um país dominado pelos calçados importados, sendo que dos cerca de 390 milhões de pares consumidos anualmente, mais de 210 milhões são comprados do exterior, especialmente da China (que tem um market share de 80% das importações). 

Em 2016, os calçadistas brasileiros exportaram pouco mais de 1 milhão de pares para a Rússia, 31,3% mais do que no ano anterior. “A Rússia é um mercado difícil, que exige produtos de maior valor agregado – o preço médio do calçado brasileiro embarcado para lá é de US$ 11,35, bem acima da média geral, de US$ 7,90 – que está sendo trabalhado por marcas brasileiras há poucos anos e com resultados crescentes. O mais importante é a manutenção do trabalho, sem esperar respostas imediatas, com fortalecimento da imagem da marca”, ressalta Ruisa. 

Sobre o Brazilian Footwear:
Brazilian Footwear é um programa de incentivo às exportações desenvolvido pela Abicalçados em parceria com a Apex-Brasil. Este programa tem por objetivo aumentar as exportações de marcas brasileiras de calçados através de ações de desenvolvimento, promoção comercial e de imagem voltadas ao mercado internacional. Conheça: www.brazilianfootwear.com.br | www.abicalcados.com.br/brazilianfootwear

Sobre a Apex-Brasil:
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar esses objetivos, a Apex-Brasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.
Conheça: www.apexbrasil.com.br.