GULFOOD TERMINA COM ESTIMATIVA DE US$ 726 MI EM NEGÓCIOS



GULFOOD TERMINA COM ESTIMATIVA DE US$ 726 MI EM NEGÓCIOS

As 86 empresas que compuseram o Pavilhão do Brasil na Gulfood 2016 encerraram a participação com uma estimativa de US$ 728 milhões em negócios realizados durante o evento e nos próximos 12 meses. A Gulfood é a principal feira de alimentos e bebidas do Oriente Médio e reúne compradores não somente da região, mas também da África e da Ásia. Foi realizada de 21 a 25 de fevereiro em Dubai, Emirados Árabes Unidos.

 

A presença brasileira foi organizada, pelo quarto ano consecutivo, pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).  O Brasil participa da feira desde 2007 e nessa edição teve um número recorde de participantes. “Neste ano tivemos um número maior de empresas e um balanço de negócios 12% superior ao do ano passado, resultado de 8.248 reuniões que os exportadores brasileiros realizaram com compradores de países diversos como Arábia Saudita, Ira, Jordânia, Líbano e os próprios Emirados Árabes, além dos mercados africano e asiático”, relatou o diretor de Negócios da Apex-Brasil, André Favero.

 

Mercado

 

Em 2015, as exportações brasileiras para os países do Conselho de Cooperação do Golfo (CCG) – Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Kuwait, Catar, Bahrein e Omã – totalizaram US$ 6,7 bilhões e as importações, US$ 3,9 bilhões, com um saldo positivo para o Brasil de US$ 2,8 bilhões. Somente para os Emirados Árabes Unidos, onde a feira foi realizada, as exportações brasileiras totalizaram US$ 2,5 bilhões em 2015 e as importações ficaram em US$ 461 milhões, com saldo positivo para o Brasil de US$ 2 bilhões.

 

Considerando apenas alimentos e bebidas, temos um total de US$ 10 bilhões em exportações brasileiras para os países do Oriente Médio e Norte da África em 2015, com destaque para carne de frango, milho, açúcar e carne bovina. Para o CCG, as exportações do grupo totalizaram US$ 3,9 bilhões. O Brasil é o principal exportador de soja, carne de frango e suco de laranja para os países do CGC. 

 

Para os Emirados Árabes, as vendas de alimentos e bebidas foram de US$ 1,2 bilhões em 2015. No segmento de carnes, por exemplo, os Emirados são o quinto maior importador de carne de frango do Brasil.  Em 2015, foram exportadas para lá 303,7 mil toneladas, 18,2% a mais que em 2014.  O país é o segundo maior cliente brasileiro no Oriente Médio, região para onde foram destinadas 1,581 milhão toneladas no ano passado, 15,2% a mais em relação ao ano anterior.

 

Negócios

 

A diversidade na oferta de produtos foi um dos pontos altos da participação brasileira. Os exportadores negociaram uma ampla variedade de itens, incluindo carnes, biscoitos, balas e chocolates, mel, café, sucos de frutas, chocolates, especiarias, entre outros. 

 

Entre os negócios fechados pelas empresas brasileiras está um contrato para o fornecimento de 110 containers para a Coreia do Sul nos próximos meses pela Bauducco. São 200 toneladas de produtos vendidas para a maior importadora e distribuidora do segmento no país. “ Vamos desenvolver uma formulação especifica para atender a empresa e já marcamos novas reuniões para apresentar outros itens da nossa linha de produção, testar o mercado e ampliar a negociação com a companhia, que hoje atende cerca de 30 mil pontos de venda na Coreia do Sul”, afirmou o diretor de Exportação da Bauducco, Edgar Matos. A fabricante brasileira está iniciando uma frente de trabalho focada no Oriente Médio, inclusive com adaptação de produtos para a região, e fez reuniões com compradores de vários países.

 

A Apiários Lambertucci, que fez sua primeira exportação para o Oriente Médio no ano passado, fechou novo contrato para a distribuição de 22 toneladas de mel para Omã e Líbano, que totalizam US$ 95 mil. “Negociamos com um distribuidor que colocará o produto nos dois países e estamos trabalhando para introduzir a própolis, que é um produto ainda desconhecido na região”, explica a diretora da empresa, Joelma Lambertucci.

 

Já a Forno de Minas fechou negócio com uma rede de cafeterias em Dubai, que venderá pão de queijo em 17 pontos de venda na cidade. A empresa começou a exportar para o Mercado árabe há um ano e já vende para cerca de 50 hotéis e restaurantes de Dubai. Participou pela primeira vez da Gulfood, quando colocou seus produtos para degustação nos restaurantes do pavilhão do Brasil. Durante a feira, se reuniu com compradores da rede TGI Fridays, que acaba de incluir o pão de queijo no cardápio dos seus 50 pontos de venda no Oriente Médio. “ Já fizemos uma primeira entrega de 26 toneladas para atender a região e, se tudo der certo, queremos expandir a negociação com a rede para levar o produto aos Estados Unidos e outros países”, disse a gerente de Negócios Internacionais, Gabriela Cioba.

 

A Alibra participou pela segunda vez da Gulfood em busca de novos mercados. A empresa fez 80 reuniões de negócios, com compradores de países da África, para onde já exporta, e de novos mercados, principalmente do Oriente Médio. “Temos quatro clientes em especial – da Arábia Saudita, Dubai, China e Sudão -, com quem esperamos fechar, nos próximos 12 meses, os primeiros contratos no valor total de US$ 400 mil”, afirmou a gerente de Exportação da Alibra, Debora Lapa. A empresa exporta três linhas de produtos lácteos: alimentos para bebês, soluções especificas para a indústria e produtos para catering.