INDÚSTRIA AEROESPACIAL BRASILEIRA TERÁ AÇÕES DE PROMOÇÃO COMERCIAL



A Apex-Brasil e o Centro para a Competitividade e Inovação do Cone Leste Paulista (Cecompi) assinaram no dia 17, convênio para a promoção de negócios e de imagem dos produtos e serviços da cadeia produtiva da indústria aeroespacial. As ações serão desenvolvidas nos próximos dois anos no âmbito do Projeto Brazilian Aerospace Cluster, que terá 45 empresas participantes.

 

O convênio é de grande importância para a indústria aeroespacial e contribuirá para consolidar a imagem do Brasil como um polo gerador de tecnologia e de produtos e serviços sofisticados para o setor. O parque industrial aeroespacial brasileiro é o quarto maior do mundo, sendo formado por cerca de 100 empresas.

 

Além de empresas de São José dos Campos, São Paulo, o convênio incorpora participantes de Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná e Rio de Janeiro, estados que vêm desenvolvendo polos industriais importantes para a cadeia das indústrias aeronáutica e aeroespacial. A primeira ação do convênio será a realização de Projeto Imagem na feira internacional EAB Air Show, de 28 a 31 de agosto, em Maringá, Paraná.

 

“O Brasil reúne condições para se transformar em centro de referência para alguns segmentos da cadeia da indústria aeroespacial e este é um dos objetivos com os quais trabalhamos e que vamos intensificar a partir do convênio com a Apex-Brasil”, afirma o diretor-executivo do Cecompi, Marcelo Sáfadi Álvares.

 

“A parceria entre a Apex-Brasil e o Cecompi foi reformulada com a agregação de novos parceiros ao convênio. Estamos juntos para levar a criatividade àtecnologia brasileira para o mundo e colocar o setor aeroespacial brasileiro onde ele deve estar”, disse o presidente da Apex-Brasil, Mauricio Borges.

 

O setor

O setor no qual se insere as empresas participantes do Brazilian Aerospace Cluster é formado por dois segmentos básicos.  O segmento aeronáutico oferece uma variada gama de produtos, tais como: aviões, helicópteros, seus conjuntos e partes estruturais, motores, seus componentes e peças, interiores de aeronaves, software, equipamentos de radiocomunicação e navegação, sistemas e equipamentos embarcados e para o controle do tráfego aéreo. Também são oferecidos serviços de manutenção, reparo e revisão geral de aeronaves de diversos portes, motores, componentes e equipamentos de sistemas de bordo, além de serviços de projeto e engenharia e serviços industriais relacionados.

 

O segmento espacial fornece satélites pequenos e suas estruturas, seus equipamentos de bordo incluindo cargas úteis, foguetes de sondagem e veículo lançador, sistemas diversos e suas partes, propulsão, respectivos segmentos de solo e serviços envolvendo aplicação de imagens obtidas por satélites, além de consultoria e outros serviços especializados.

 

 

Imprensa – Apex-Brasil

(61) 2027-0775