INDÚSTRIA BRASILEIRA DE MÓVEIS MARCA PRESENÇA NA EUROPA
A ABIMÓVEL – Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário, em parceria com a APEX-BRASIL – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, estarão realizando mais uma importante etapa do Projeto Brazilian Furniture – PBF – no Salone del Mobile Milano, na Itália. A grandiosa exposição, uma das mais importantes do Mundo, ocorre entre os dias 17 e 22 de abril e terá a participação da indústria brasileira de móveis, através de empresas participantes do Brazilian Furniture.
Essa Missão Comercial tem o objetivo de desenvolver e prospectar ainda mais a indústria brasileira de móveis, por meio de ações de inteligência, contatos com o mercado europeu e apresenta perspectiva de excelentes negócios. Participam do Salone Milano 2018, as empresas: Anna Scotta, do Grupo Lazzari Móveis; Moora Mobília Brasileira, do Grupo Artefama; Uultis, do Grupo Herval; e Tora Brasil. Essa ação tem o intuito de fomentar a competitividade da indústria por meio do design, levando a comitiva de onze empresas brasileiras: Albatroz Móveis, Möbler/Belaflex, Caemmun Movelaria, Colibri, Combinare, DJ Móveis, Nicioli Móveis para Cozinha, Mempra Design, Molufan Estofados, Cristais São Marcos e Takei Estofados. Uma agenda de relacionamento com compradores e veículos de comunicação internacionais está programada, de forma a ampliar a participação do setor moveleiro no mercado internacional, além de visitas técnicas guiadas e workshops em instituições de referência em Design, Inovação, Sustentabilidade e Mercado.
Dessas empresas, a Moora Mobília Brasileira, das Indústrias Artefama S/A, destaca-se pela participação há três anos no Salone Del Mobile, e com isso, posicionando o design brasileiro no mercado internacional. Outras empresas como SACCARO, BUTZKE e LOUIS KAZAN, participantes do Projeto Brazilian Furniture, estiveram no Salone Del Mobile, por três anos. Em 2017, a Cavaletti estreou a participação brasileira no Workplace, espaço destinado ao mobiliário corporativo, cuja próxima edição ocorrerá em 2019, com a adesão de outras indústrias do segmento.
As ações contam com o apoio do Ministério das Relações Exteriores, por meio da Embaixada brasileira na Itália, e do Consulado, em Milão.
ABIMÓVEL E O ISALONE
A Diretora Executiva, Cândida Maria Cervieri, salienta que este ano a ABIMÓVEL, em parceria com a APEX-BRASIL, organizou uma Missão com 15 empresas brasileiras à feira, com o objetivo de promover o acesso da indústria às principais tendências de mercado e de relacionamento com compradores e jornalistas internacionais. “Organizamos também uma agenda com o IED, Instituto Europeu de Design, o Consulado Brasileiro em Milão e um grupo de empresas expoentes do design internacional”, salienta a Diretora, abordando as oportunidades de negócios e os excelentes resultados que são projetados para mais esta Missão Comercial.
Para Daniel Lutz, Presidente da ABIMÓVEL, a participação das empresas brasileiras em mais uma edição do ISALONE é uma conquista: “Sou um grande apoiador do Projeto Brazilian Furniture e percebo, como entidade, destacando também a parceria da APEX-BRASIL, que missões comerciais como esta são fundamentais para a internacionalização do setor moveleiro”, salienta o Presidente.
PROJETO BRAZILIAN FURNITURE EM MILÃO
As empresas brasileiras lançarão suas coleções e conceitos, mostrando o que o país tem a oferecer ao mercado internacional durante o ISALONI.
ANNA SCOTTA – HALL10 / STAND F04
Inspirada pela construção da personalidade feminina, a coleção abandona os ornamentos tradicionais e apresenta novas referências visuais para serem atribuídas a esse gênero. Os produtos se apresentam em desenhos despidos, de planos puros e grande sinergia entre si, criando uma linha multifacetada para o décor moderno. A atual celebração à mulher vem do seu equilíbrio de forças e da sua autopercepção, fatores traduzidos em objetos sincronizáveis entre si e com o entorno através de seus contrastes e sutilezas. As combinações entre o metal, a madeira, os tecidos e o couro refletem diferentes possibilidades para mesas, aparadores, buffets, objetos e cadeiras. Assim, o uso contido e primoroso das matérias-primas reforça a personalidade das peças, convidando o usuário a perceber que cada uma é única em sua pluralidade.
MOORA – HALL06 / STAND F52
Fundada em 1945, a Artefama Móveis é o grande pilar de sustentação da Moora Mobília Brasileira, uma empresa que conseguiu rejuvenescer sem desrespeitar suas raízes, fazendo com que a tradição do passado fique em perfeita harmonia com a criatividade e o design do presente. A Moora Mobília Brasileira oferece ao mercado nacional e internacional toda a riqueza e brasilidade dos melhores nomes do design da atualidade, com a garantia da produção sustentável da Artefama Móveis. Um projeto idealizado por Angelo Duvoisin, Superintendente Comercial do Grupo Artefama, arquiteto e designer, que conta também com a criatividade de produtos assinados por nomes como Zanini de Zanine, Bruno Faucz, Bernardo Senna, Rejane Carvalho Leite, Leonardo Lattavo, Pedro Moog, Luciana Martins, Gerson de Oliveira, Richard Gohr e Maurício Arruda. Esse time de grandes nomes do Design Nacional está sob curadoria de Ana Yajima, profissional de grande experiência no Mercado de Luxo Brasileiro.
TORA BRASIL – HALL12 / STAND F26
A Tora Brasil é uma empresa brasileira de mobiliário de madeira maciça certificada FSC® com design exclusivo. No mercado desde 2003, a marca nasceu quando Cristiano Ribeiro do Valle foi viver na Amazônia e visualizou o potencial que a madeira oferecia. Com características únicas de textura e forma, suas peças possuem individualidade, trazendo um toque particular e natural aos ambientes, sejam eles projetos residenciais ou corporativos.
UULTIS – HALL 14 / STAND F44
A Uultis é uma marca jovem, não apenas de criação, mas principalmente de espírito, conferindo frescor e novas ideias à decoração. É também uma marca que parte da premissa de um design brasileiro contemporâneo, cheio de bossa e originalidade, valorizando o olhar, a inspiração estética e os materiais que valorizam a brasilidade. E é, por outro lado, muito cosmopolita. Tem um design que, ao mesmo tempo em que é brasileiro, é também muito universal, sintonizado com as referências e anseios das principais metrópoles globais. Tanto que já vem fazendo sucesso fora do Brasil, com suas coleções integrando a curadoria de lojas importantes em diversas partes do mundo, de Miami ao Panamá.
Além disso, a marca vem sendo selecionada para expor nos principais eventos de mobiliário e design do mundo, como o High Point Market, na Carolina do Norte, nos Estados Unidos, e, agora, Milão.
SALONE INTERNACIONALE DEL MOBILE
Acontecerá nos dias 17 a 22 de Abril de 2018, a 57ª edição do Salone Internacionale del Mobile, em Milão, Itália. Representa o encontro internacional mais importante do mundo em design e mobiliário, reunindo as novidades e tendências do setor.
São esperados 300.000 visitantes e participantes de mais de 165 países. Serão 2.000 expositores que levarão para o ISALONI projetos de valor extraordinário, com design, tecnologia e sustentabilidade, em produtos e soluções para a vida contemporânea, mas que cuidam do futuro. São números grandiosos que retratam uma das maiores e mais importantes feiras do mundo, aguardada com muito otimismo pelos empresários e profissionais ligados ao setor de móveis e design.
SOBRE O PROJETO BRAZILIAN FURNITURE
O Projeto Brazilian Furniture é uma iniciativa firmada entre a ABIMÓVEL – Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário e a Apex-Brasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, cujo objetivo visa incrementar a competitividade da indústria brasileira do mobiliário no mercado internacional, por meio de um conjunto de ações estratégicas de internacionalização em mercados-alvo. Atualmente, o Projeto conta com a participação de 70 empresas que possuem acesso a informações de Inteligência Comercial, Feiras Internacionais, Projetos Comprador e Vendedor.
SOBRE A ABIMÓVEL
A ABIMÓVEL – Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário, entidade maior da indústria no Brasil, trabalha há mais de duas décadas pelo desenvolvimento, fortalecimento e defesa dos interesses e demandas do setor produtivo.
Representa 20.5 mil empresas, cerca de 283,2 mil funcionários – diretos e indiretos, uma produção estimada de 430,6 milhões de peças, uma exportação de US$ 589,7 milhões e investimentos de R$ 1,042 bilhão. O compromisso da ABIMÓVEL é com o desenvolvimento do setor e da indústria.
SOBRE A APEX-BRASIL
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.
A Agência apoia atualmente 12.000 empresas em 82 setores da economia brasileira, que por sua vez exportam para cerca de 200 mercados. A Apex-Brasil também desempenha um papel fundamental na atração de investimento estrangeiro direto para o Brasil, trabalhando para identificar oportunidades de negócios, promovendo eventos estratégicos e dando apoio aos investidores estrangeiros interessados em alocar recursos no Brasil.
INFORMAÇÕES:
Cândida Cervieri
Diretora Executiva da ABIMÓVEL
+55 (54) 99676.7316
Willian Antunes Casarim
Gerente do Projeto Brazilian Furniture
+55 (11) 98688.2431