INDÚSTRIA BRASILEIRA DE MÓVEIS NEGOCIA US$4,5mi NO MÉXICO



INDÚSTRIA BRASILEIRA DE MÓVEIS NEGOCIA US$4,5mi NO MÉXICO

Realizada na cidade de Guadalajara, no México, a Feira Expo Mueble Internacional Invierno ocorreu entre os dias 17 a 20 de fevereiro de 2016, com a participação de 12 empresas brasileiras associadas ao Projeto Brazilian Furniture, fruto da parceria entre a Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário – ABIMÓVEL e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – Apex-Brasil. Integrou a agenda da missão brasileira um seminário técnico em 15 de fevereiro e uma conferência internacional, no dia 18 de fevereiro.

 

O balanço da ação não poderia ser melhor para a comitiva brasileira: foram fechados US$ 545 mil em negócios no evento e outros US$ 4 milhões em expectativas para os 12 meses seguintes à feira.

 

A partir destes resultados, Daniel Lutz, Presidente da ABIMÓVEL, relata que a ação no mercado mexicano visou fortalecer e ampliar a participação da indústria brasileira naquele mercado, demonstrando a capacidade de produção e competitividade.

 

Promovida e organizada pela Asociación de Fabricantes de Muebles de Jalisco – AFAMJAL, a Feira comemorou sua 35ª edição, sendo considerado o maior evento da América Latina para o setor, com uma área de 65 mil m². A participação brasileira ocorre desde 2005.

 

EMPRESAS PARTICIPANTES

 

As 12 empresas participantes da ação no México (Artely, Artesano, Bertolini, BRV, Carraro, Flexform, Italinea, Linea Brasil, Politorno, Somopar, Vamol e Multimóveis), receberam acompanhamento direto das equipes da ABIMÓVEL/Projeto Brazilian Furniture e da Apex-Brasil.

 

PROGRAMAÇÃO

 

  • INSTITUCIONAL

 

A agenda do dia 15 de fevereiro, promovida pela ABIMÓVEL/Projeto Brazilian Furniture e Apex-Brasil, visou preparar os executivos e empresários acerca de informações do mercado mexicano de móveis e em relação as oportunidades de negócios, ao mesmo tempo que desenvolver um relacionamento institucional com os convidados, representados pelo Presidente da AFAMJAL, Sr. Rigoberto Chávez, seu Vice-presidente, Sr. Gilberto García e pelo Presidente da Associação Nacional dos Importadores, Sr. Adrián Sandoval.

 

Em 18 de fevereiro, a missão brasileira, a convite da AFAMJAL, participou de uma conferência internacional denominada “2016: El ruído político y la lenta construcción de futuro”, proferida pelo Lic. Federico Reyes Heroles, em que foram apresentados dados da economia mundial.

 

  • NEGÓCIOS

 

A agenda de negócios da missão, ocorreu de 17 a 20 de fevereiro, período de realização da Feira, em que se observou uma alta visitação de compradores de grandes redes como Coppel, Elektra, dentre outras. Também é válido mencionar o alto potencial do mercado mexicano para a indústria brasileira, tendo em vista que em 2015, o mercado alcançou o 10º lugar no destina das exportações brasileiras de móveis, das empresas associadas.

 

RESULTADOS

  • Valor de negócios gerados: US$ 545.000,00;
  • Quantidade de negócios gerados: 21;
  • Expectativa de negócios para os próximos 12 meses: US$ 4.040.000,00;
  • Quantidade de negócios esperados: 54;
  • Número de contatos realizados: 229;
  • Principais países de origem dos contatos: México, Guatemala, EUA e Costa Rica.

 

Valor global gerado com a ação: US$ 4.585.000,00.

 

Apresentamos abaixo, o depoimento de dois executivos que participaram da ação e reflete a importância da ação:

 

“A Expomueble Guadalajara, é um evento de suma importância para a Politorno Móveis. A cada edição que participamos abrimos um novo canal de comercialização no México, além de fortalecer com aqueles que já possuímos e também mostrar-lhes nossos lançamentos”.

Cesar Nepomuceno

Export Manager da POLITORNO MÓVEIS.

 

“A participação na Feira Expo Mueble foi muito proveitosa para a Flexform. O evento foi nosso primeiro contato com o mercado mexicano e já conseguimos visualizar negócios promissores para os próximos meses, foram mais de 50 contatos com clientes, e potenciais distribuidores locais. Destes contatos, estamos em negociação com 10 compradores de redes locais para entrada dos produtos da Flexform. Agradecemos ao Projeto Brazilian Furniture, a ABIMÓVEL e a Apex-Brasil pela perfeita organização do evento, que possibilitou a entrada da empresa no mercado mexicano”.

Marc Hesseling

Executivo Comercial da FLEXFORM.

 

“A Expo Mueble foi uma grande oportunidade para apresentar o design e qualidade dos móveis brasileiros, em um mercado em ascensão econômica e com grande consumo. Esperamos ter grandes avanços com diferentes clientes nos próximos meses e consolidar a marca no mercado em um período de 2 anos. Agradecemos todo o suporte da equipe Brazilian Furniture antes e durante o evento, que foi fundamental para o sucesso do evento”.

Ricardo Kono

Export Manager da SOMOPAR.