INDÚSTRIA DE DEFESA APRESENTA INOVAÇÕES DURANTE A BID BRASIL



Entre os dias 02 e 06 de setembro, o Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, receberá a terceira edição da Mostra BID BRASIL, focada nos setores de defesa e segurança. O evento é promovido pela Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) em parceria com a ABIMDE (Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança), e conta com apoio do Ministério da Defesa e do Governo do Distrito Federal.

 

Para este ano, a expectativa é que participem quase 100 empresas que compõem a Base Industrial de Defesa como Embraer, Avibras, Condor, Emgepron, Taurus, Imbel, Iacit, Bradar, CBC, BCA, AEL, JBS, Odebrecht Defesa e Tecnologia, Atech, SKM, Albergo, AMAZUL, Kryptus, Optovac, RustCon, RF COM, entre outras.

 

O evento reunirá as principais soluções e equipamentos tecnológicos produzidos pela indústria de defesa nacional como radares, munições, softwares, VANT (Veículo Aéreo Não Tripulado), veículos blindados, novos processos de produção e preparo de alimentos desidratados desenvolvidos para as Forças Armadas Brasileiras, mas que também são adequados para o uso civil, sistemas de rastreabilidade, comando e controle, entre outros.

 

O objetivo é apresentar a qualidade e a tecnologia presente nos produtos ao público, incluindo potenciais compradores internacionais e adidos militares de vários países acreditados no Brasil. Delegações de compradores governamentais da França, Angola e África do Sul visitarão a Mostra. Além de conhecer os projetos ligados à defesa nacional, os visitantes poderão verificar como tais tecnologias estão sendo aplicadas no dia a dia da sociedade.

 

“Queremos destacar a tecnologia dual, ou seja, aquela que tem uso tanto militar quanto civil. Afinal, o setor de defesa investe fortemente em tecnologia e acaba sendo ‘ponta de lança’ para o desenvolvimento de outros segmentos”, explica Ricardo Santana, diretor de Negócios da Apex-Brasil.

 

A BID Brasil traz uma série de novidades para este ano, uma delas é a integração do Seminário Nacional de Segurança da Informação e Criptografia, promovido pelo Centro de Defesa Cibernética do Exército (CD Ciber). Em sua quinta edição, o evento que reúne profissionais de destacada atuação nos setores acadêmico, público, privado e da base empresarial nacional, tem como objetivo desenvolver uma rede nacional para a discussão e o desenvolvimento de especialistas nos temas relacionados à segurança da informação e criptografia, beneficiando, assim, o desenvolvimento do setor cibernético brasileiro.

 

A mostra contará seminários e palestras relevantes para o setor. Destaque para a palestra sobre como vender para a Organização das Nações Unidas, que compra, por meio de licitação, produtos de vários segmentos para fornecer às suas forças de segurança e de ajuda humanitária em todo o mundo. A apresentação “Doing Business with the United Nations” será proferida por Dmitri Dovgopoly, Diretor da Divisão de Compras da ONU. 

 

Também serão realizadas as palestras internacionais: Apresentação da Indústria de Defesa da França, pelo GIFAS – Groupement des industries françaises aéronautiques et spatiales (associação das indústrias francesas do setor aeroespacial) e Brasil – África do Sul: Oportunidades de Parcerias de Desenvolvimento Tecnológico.

 

Além dos temas citados acima, o evento discutirá ainda “A Importância da Catalogação no Contexto da BID”; “O Processo de Catalogação da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte); “A Responsabilidade do CECAFA (Centro de Catalogação das Forças Armadas) no Processo de Credenciamento e Classificação da BID”; “Projetos Estratégicos das Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica)”; “Transferência de tecnologia, nacionalização e offset do PROSUB (Programa de Desenvolvimento de Submarinos)”; entre outros.

 

“Este evento vem confirmar que a Base Industrial de Defesa é capaz de fornecer soluções das mais avançadas e atender tanto ao setor militar quanto ao civil. Os investimentos em novos projetos e novas pesquisas são essenciais para a manutenção desse potencial. A Mostra BID-Brasil tem esse objetivo: apresentar o que já é possível encontrar no país”, explica Carlos Afonso Pierantoni Gambôa, Vice-Presidente Executivo da ABIMDE.

 

O chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia Industrial do Ministério da Defesa, general Aderico Mattioli, afirma que os estrangeiros “se identificam com as nossas demandas e se encantam com a maneira pragmática e eficaz com que cumprimos nossas missões”. “A qualidade dos nossos produtos de Defesa é reconhecida internacionalmente. O Brasil oferece soluções excelentes, bastante inovadoras e adequadas aos nossos potenciais clientes”.

 

Serviço BID BRASIL 2014

 

Local: Centro de Convenções Ulisses Guimarães – Setor de Divulgação Cultural (SDC), Ala Sul – Brasília

Abertura: 2/9 (terça-feira) – para convidados

 14 horas – Registro

14h45 – Abertura

15h – Sessão: Apex-Brasil – Estrutura e Missão

15h30 – Sessão: Indústrias de Defesa do Brasil – BID-Brasil

16 horas – Abertura da Exposição com a presença do Ministro da Defesa, Sr. Celso Amorim

16h30 – Visita Oficial e Recepção

Horários:

De 02 e 05 de setembro, das 9h às 17h (apenas para convidados)

06 de setembro: das 9h às 17h (aberto ao público – área externa)

Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães (SDC – Setor de Divulgação Cultural, Ala Sul), Brasília

Palestras Internacionais:

Quarta-feira (3/9)

Das 9h30 às 12 horas – Doing Business with the United Nations, com Mr. Dmitri Dovgopoly. Palestra e Mesa Redonda

Das 14h30 às 15h30 – Apresentação da Indústria de Defesa da França GIFAS

Quinta-feira (4/9)

Das 9h às 12h – Brasil – África do Sul: Oportunidades de Parcerias de Desenvolvimento Tecnológico

Inscrições e programação completa do evento: http://bid.apexbrasil.com.br/

 

 

Informações para a imprensa

 

Apex-Brasil
Clarissa Furtado (61) 2027-0274 – clarissa.furtado@apexbrasil.com.br

 

ABIMDE
Valéria Rossi (11) 9 9348-8562 – valeriarossi@rossicomunicacao.com.br
Claudia Pereira (11) 9 9415-1457 – claudia.pereira@rossicomunicacao.com.br

 

Ministério da Defesa
César Henrique Arrais – (61) 3312-4301 – cesar.arrais@defesa.gov.br