INDÚSTRIA GRÁFICA REALIZA PROJETO IMAGEM COM JORNALISTAS INGLESES



O Graphia-Alliance, projeto setorial de promoção das exportações das empresas de embalagem, papelaria e material editorial-promocional, recebeu Andrew Pearce, CEO da Independent Print Association (IPIA), e Harry Mottram, redator chefe da inglesa Print Monthly, provedores multimídia de notícias do mundo gráfico. Os convidados participaram de ações do Projeto Imagem realizadas durante a 23ª edição da Bienal do Livro, entre os dias 25 e 29 de agosto, em São Paulo. O Projeto Setorial Graphia-Alliance é realizado pela Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

 

Promovido pela Apex-Brasil em conjunto com as entidades setoriais, o Projeto Imagem consiste na realização de agendas de negócios no Brasil e no exterior com convidados estrangeiros, como formadores de opinião, especialistas, autoridades e representantes de empresas, entre outros. O objetivo é promover a imagem do Brasil e de produtos e serviços brasileiros em mercados-alvo previamente definidos. Os convidados participam de diversas agendas, como visitas técnicas a empresas e órgãos governamentais brasileiros, eventos de negócios, encontros com empresários e feiras.

 

Os dois formadores de opinião ingleses participaram de ações para conhecerem melhor o parque gráfico e o mercado editorial brasileiro. Andrew Pearce e Harry Mottram visitaram cinco gráficas e sete editoras, e participaram de encontros com representantes da Abigraf e da Câmara Brasileira do Livro (CBL).  “Os convidados internacionais geraram vasto conteúdo para a promoção internacional do projeto na Inglaterra, apresentaram uma visão geral do mercado gráfico Inglês e levaram do nosso país uma ótima impressão do parque gráfico – pela modernidade, capacidade produtiva, inovação e tecnologia do setor gráfico Brasileiro, além do mercado editorial, com sua criatividade e diversidade de títulos”, explicou Giselle Hipólito, gerente do Projeto Setorial Graphia-Alliance.

 

De acordo com Giselle, os vídeos das entrevistas serão veiculados pelo site printmontly.com e uma reportagem será divulgada nas páginas da revista Innovation in Print Media & Marketing, da IPIA. A revista tem circulação entre cerca de 4.000 leitores ligados ao setor gráfico da Inglaterra.

 

Os dois jornalistas falaram sobre a indústria gráfica brasileira e a importância de iniciativas de aproximação, como a promovida pelo projeto Graphia. Harry Mottram disse que a visita foi um exercício válido para que a indústria brasileira, a IPIA e o Graphia trabalhem na construção de relações comerciais entre os dois países. “Foi uma oportunidade de comparar as gráficas dos dois países em termos de produtividade, tecnologia, fluxo de trabalho e eficiência, bem como de observar as diferenças culturais. No Brasil, o maior potencial de crescimento está no mercado jovem, devido ao aumento da alfabetização e ao forte estímulo para que as crianças leiam – um dado positivo para gráficas e editoras”, explicou.

 

"O Projeto Imagem me proporcionou uma visão fantástica, viabilizando a visita a uma ampla variedade de gráficas brasileiras de alta qualidade. Em diversos setores, a indústria gráfica brasileira demonstra um nível de investimento incrível, com equipamentos de última geração em abundância. A qualidade dos produtos é muito alta e as condições de trabalho excelentes”, disse Andrew Pearce.

 

Estande

 

O Projeto Setorial Graphia-Alliance participou da Bienal de São Paulo com estande próprio, de 30 metros quadrados, com o objetivo de promover os seus associados para as editoras internacionais. A iniciativa teve o apoio da Câmara Brasileira do Livro (CBL). Em parceria com a Apex-Brasil, a CBL realiza o Brazilian Publishers, projeto setorial de promoção do conteúdo editorial brasileiro.

 

No estande do projeto Graphia também foi promovida a Two Sides, a maior campanha mundial em favor do papel e da comunicação impressa, agregando valor no quesito sustentabilidade. Criada em 2012 na Inglaterra pela Organização Não-Governamental Two Sides, a campanha já está presente na Alemanha, França, Itália, Estados Unidos, Austrália e África d Sul.

 

 

 

Imprensa – Apex-Brasil

(61) 2027-0775

imprensa@apexbrasi.com.br