INDÚSTRIA ODONTOLÓGICA REPRESENTA O BRASIL EM DUBAI



INDÚSTRIA ODONTOLÓGICA REPRESENTA O BRASIL EM DUBAI

 

Buscando alcançar o mercado odontológico árabe e o estreitamento de relações com contatos já existentes na região, pela 11ª vez empresas associadas à ABIMO (Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios) e que fazem parte do Projeto Brazilian Health Devices, executado pela entidade em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), embarcam entre os dias 7 e 9 de fevereiro para a AEEDC (International Dental Conference & Arab Dental Exhibition), maior feira odontológica do Oriente Médio e norte da África, em Dubai. A expectativa é de que a feira resulte em US$ 3 milhões em negócios durante o evento e nos 12 meses subsequentes, provenientes de contatos após a feira.

 

As companhias veem o evento como uma oportunidade para alavancar a saída de produtos do setor odontológico, que registrou, em 2016, aproximadamente US$ 85 milhões em exportações brasileiras para todo o mundo. As importações totais de produtos e dispositivos odontológicos pelos países árabes vem crescendo de forma sustentável nos últimos anos. O último dado disponível mostra que em 2015 elas ultrapassaram US$ 590 milhões, o que significou um aumento de 3% em relação a 2014. “Ainda que as exportações do Brasil tenham representado uma parcela pequena desse total – US$ 3,20 milhões – acreditamos no potencial de crescimento desse mercado, especialmente nos Emirados Árabes Unidos, que hoje já são os principais compradores de produtos odontológicos brasileiros”, pontua o secretário-geral da Câmara de Comércio Árabe no Brasil, Michel Alaby.

 

A AEEDC é de grande importância para o mercado odontológico mundial, principalmente no cenário do Oriente Médio e norte da África, mercado que vem crescendo anualmente. “Já participamos há mais de 10 anos e a feira vem crescendo a cada ano, bem como o mercado consumidor da região do Oriente Médio”, expõe Clara Porto, gerente de projetos e marketing internacional da ABIMO. “É hoje um dos principais eventos no calendário internacional das empresas de odontologia, uma vez que a demanda por essa feira vem crescendo devido à alta procura da região, aumento das classes média e alta e intensa preocupação com estética”, completa.

 

O Brasil é referência em saúde bucal e cuidados com odontologia, o que é um grande facilitador de negócios. “Os árabes têm grande simpatia pela cultura brasileira, gostam de negociar com brasileiros, buscam produtos de alta qualidade, mas a preços acessíveis, e o país ganha competitividade considerando essas variáveis”, completa Clara. 

 

Brazilian Hands On Area

Sucesso na última edição, empresas brasileiras terão novamente à disposição a Brazilian Hands On Area, ação especial para promoção dos produtos oferecidos pelas companhias. “O espaço irá possibilitar às empresas que não apenas realizem a promoção comercial tradicional de maneira passiva nos stands, mas que possam fazer uma promoção comercial mais técnica, com demonstrações práticas de seus produtos a seus distribuidores, potenciais clientes, dentistas e, por meio de um procedimento mais técnico e dinâmico, atrair mais visitantes”, revela Clara. Os horários serão divididos entre as empresas interessadas. A ação não terá custo adicional para os expositores, pois será parte do serviço já oferecido às companhias participantes, e a ABIMO será responsável pela montagem da área, bem como por toda a infraestrutura necessária.

 

Expectativas

Aditek, Angelus, Bio-Art, Bionnovation, Cristófoli, Dentscler, DFL, DFVasconcellos, DSP Biomedical, Indusbello, Maquira, Microdont, Olsen, ROIC, SIN Implantes, Systhex, Titanium Fix, e XDENT serão as empresas brasileiras presentes na feira.

 

A DSP Biomedical atua fortemente na região com implantes dentários e componentes protéticos. As linhas com maior aceitação no país são HE (Hexágono Externo) para aplicações clínicas múltiplas ou unitárias e que possibilitam o intercâmbio entre vários sistemas: é uma linha de implantes mais comum e a mais utilizada. A empresa trabalha ainda com a linha premium (Cone Morse Indexado), implantes que garantem maior estabilidade funcional ao longo do tempo e que são mecanicamente mais resistentes. “Com a participação na AEEDC, nossa expectativa é de aumentar ainda mais a nossa rede de contatos e difundir a nossa filosofia de trabalho para mais regiões.

 

Países como Irã, Índia, Arábia Saudita, Iraque, Qatar, Líbano, Egito e Argélia estão entre o nosso foco de prospecção”, pontua . “Buscamos ainda novos distribuidores, novos compradores, contatos com instituições de ensino e pesquisa que estejam dispostas a produzir conteúdo de qualidade através do uso de nossos produtos”, complementa.

 

A DFV, que já esteve em Dubai para participação na Arab Health, optou por expandir sua presença na região participando também da AEEDC, visando o aumento de negócios por meio do contato com distribuidores locais. “Tentaremos solidificar os trabalhos com contatos atuais e buscar novos distribuidores na região do Oriente Médio e de alguns países da Ásia”, diz Ezio Giuliani, diretor-geral da DFV.

 

Cadeiras para exame clínico e consultórios de odontologia são alguns dos produtos mais explorados pela Olsen na região. “Estamos bastante otimistas com nossa participação nesta feira, principalmente pela boa reputação que os produtos de saúde made in Brazil têm tido junto aos mercados árabes, notadamente na Arábia Saudita, que é o maior mercado da região”, enfatiza Luciano Rodrigues, gerente de exportação da empresa, que participará pela segunda vez da feira. “Atestamos esse fato em nossa participação nas edições anteriores das feiras AEEDC e Arab Health”, ressalta.

 

Como destaque, a SIN Implantes, que participará pela primeira vez do evento apresentando ampla gama de implantes odontológicos, pretende alavancar negócios. “Almejamos encontrar parceiros para desenvolver a distribuição em novos países da África e Emirados”, frisa Leonardo Rodrigues, gerente de exportação da empresa.

 

Estreando no evento também, a Aditek tem boas perspectivas em relação aos negócios que podem alavancar os resultados da empresa. “A expectativa é muito boa, é um mercado muito grande e ainda inexplorado pela Aditek”, diz Eduardo Lopes, gerente de vendas internacionais da companhia.

 

Estreitar negócios com clientes atuais que estarão visitando a feira, bem como prospectar novos compradores em países onde ainda não há atuação são alguns propósitos da Maquira. “Buscamos também expor nossos últimos lançamentos e nos atualizar a respeito de novas tecnologias e necessidades dessa região. Nossos produtos com melhor aceitação no mercado são nossas tiras de aço e poliéster, Applic Flow (resina composta fluida), Bond 2.1 (adesivo dentário), assim como nossa linha de produtos para endodontia e ácidos”, explica Anny Moria, coordenadora de exportação da Maquira.

 

A Angelus, que participa da AEEDC desde 2011, já atua fortemente no Oriente Médio com uma série de cimentos endodônticos à base de MTA, linha de pinos de fibra de vidro, clareadores e a exclusiva linha de Odontopediatria Angie By Angelus. “A cada edição, as expectativas são sempre muito boas, pois a AEEDC é uma feira que vem crescendo muito nos últimos anos”, conta Sidarta Cypriano, gerente de comércio exterior da companhia.

 

 

De acordo com Luiza Ritondo, gerente de comércio exterior da DFL, a consolidação das parcerias já existentes na região e a conquista de novos mercados são os principais objetivos da empresa, que em 2017 participará pela nona vez do evento. “Os produtos que mais exploramos na região são anestésicos injetáveis, resinas e ionômeros de vidro”, destaca.

 

A AEEDC tem 30 mil metros quadrados de área de exposição e recebe mais de 30 mil visitantes de 130 países. Cerca de 1.400 expositores de mais de 70 países participam do evento, que possui 19 pavilhões nacionais e quatro halls para conferências com aproximadamente 120 palestras de 96 renomados palestrantes internacionais de odontologia.