INOVATIVA BRASIL APRESENTA NOVIDADES DE SUA TERCEIRA EDIÇÃO



INOVATIVA BRASIL APRESENTA NOVIDADES DE SUA TERCEIRA EDIÇÃO

 

Até dia 19 de junho, empreendedores iniciantes de base tecnológica podem inscrever seus projetos no InovAtiva Brasil, por meio do site www.inovativabrasil.com.br. Com novidades na edição 2015, o programa de aceleração do MDIC irá oferecer aos participantes acesso diferenciado à chamada CNPq-SETEC/MEC e ao edital SENAI e SESI de inovação, além de perspectiva de internacionalização com Prosperity Fund do Reino Unido.

 

O principal objetivo do programa, executado pela Fundação CERTI em parceria com entidades como Endeavor Brasil, SENAI e Apex-Brasil, é ajudar empreendedores a transformarem iniciativas inovadoras de qualquer setor (Tecnologia de Informação, Indústria e Serviços) em negócios de sucesso.  

 

Segundo o secretário de Inovação do MDIC, Marcos Vinícius de Souza, o InovAtiva Brasil surgiu como uma resposta do Ministério a demandas recebidas há três anos por fundos de investimento, sobretudo estrangeiros. "Percebemos cinco grandes problemas no ecossistema brasileiro que motivaram a criação do InovAtiva: a falta de perfil empreendedor, validação e modelagem de negócios deficientes, capacitações inadequadas para negócios de alta tecnologia, metodologias específicas apenas nos grandes centros e pouco networking empresarial", destacou Souza na fala de abertura do do evento de lançamento da edição 2015, na sede da FIESP.

 

Em três pilares – capacitação, mentoria e conexão – o programa InovAtiva já alcançou em duas edições 7000 empreendedores e profissionais cadastrados na plataforma, 2343 projetos submetidos, 178 mentorados e 95 finalistas. Após a fase de submissão de projetos, que termina no dia 19 de junho, o InovAtiva pretende selecionar 300 empreendedores para a etapa de mentoria. Destes, 100 seguirão para a fase final de conexão com o mercado, na qual apresentarão seus negócios para empresas líderes e investidores.

 

Quem pode participar

Estão aptos negócios pré-operacionais ou empresas estabelecidas com até 5 anos de operação, aqueles com faturamento anual máximo de R$ 3,6 milhões e que não tenham recebido investimentos superiores a R$ 500 mil. Novos negócios (spin-offs) criados por empresas estabelecidas há mais de cinco anos também podem participar.

 

Diferenciais da edição 2015

  • o MDIC, em parceria com a Apex-Brasil, aprovou um projeto no Prosperity Fund, programa de cooperação do Reino Unido, que prevê a participação de 15 finalistas do InovAtiva 2015 com perspectiva de internacionalização para conectar os seus negócios com investidores, aceleradoras, empresas e outros atores britânicos;
  • no Edital SENAI e SESI de inovação, que financia projetos de P&D, os finalistas do InovAtiva terão uma pontuação extra na avaliação dos projetos pelo SENAI;
  • parceria com o Ministério da Educação no âmbito das Chamadas de apoio financeiro a projetos de empresas com Institutos Federais de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, “Chamada CNPq-SETEC/MEC – Apoio a Projetos Cooperativos de Pesquisa Aplicada e de Extensão Tecnológica”. A novidade é que o MEC vai criar dentro da Chamada uma Linha de Apoio exclusiva para startups finalistas do InovAtiva Brasil. As empresas finalistas das edições anteriores, 2013 e 2014, também terão acesso.

 

Números Edições 2013 e 2014

  • Projetos submetidos: mais de 2.300
  • Startups selecionadas (Fase 2): 178
  • Startups finalistas (Fase 3): 95

 

Cronograma

  • Inscrição de projetos: até 19/06
  • Divulgação dos 300 selecionados: 13/07
  • Fase 2: 13/07 a 09/10
  • Fase 3: 13/10 a 30/11

 

Mais informações sobre o InovAtiva Brasil e inscrições: inovativabrasil.com.br