INSPIRAMAIS TERMINA COM BONS NEGÓCIOS PARA O TEXBRASIL
A convite do Texbrasil – Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira, resultado de uma parceria entre a Abit e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) – três compradores e dois jornalistas internacionais visitaram a última edição do Inspiramais – Salão de Design e Inovação de Componentes, que reuniu fabricantes de matérias-primas para moda e design no Centro de Eventos Pro Magno, em São Paulo.
As marcas Abduche, Britânnia Têxtil, Estúdio Capim Puro, Dash Studio, Digitale Têxtil, Dini Têxtil, Hak Aviamentos, Innovativ, Modelle Bojos, Oficina Lamparina, Tecnoblu e Vicunha Têxtil, todas participantes do Programa, fecharam negócios no valor de USD 381 mil, com expectativas de vendas de USD 468 mil para os próximos 12 meses, além de realizar contatos comerciais com países como Colômbia, Itália, Peru, Argentina, Paraguai, México, Índia e Equador.
Para Lucas Fontanari, Supervisor Comercial da Modelle Bojos, o salão, já consolidado no mercado de componentes para calçados, abre espaço para a indústria de componentes têxteis, atraindo cada vez mais expositores e compradores dessa indústria, além de permitir uma preciosa troca de informações e integração com o mercado calçadista. “Com a vinda dos compradores internacionais trazidos pelo Texbrasil, damos continuidade à consolidação da nossa marca frente ao mercado latino-americano, apresentando produtos com diferenciação tecnológica e soluções dentro da nossa estratégia de produto”, comentou.
A Gerente de Exportação da Britânnia Têxtil, Natalia Shaw, declarou: "esta edição do Inspiramais superou nossas expectativas. Tivemos uma visitação qualificada e ganhamos novos clientes, tanto internacionais – como do México, Peru, Colômbia e Argentina, que nos surpreenderam com a demanda – quanto os nacionais, especialmente da região Sul do Brasil, em peso, Rio de Janeiro, São Paulo e Juruaia (MG), que sempre estão presentes". A tecelagem mineira foi uma das ganhadoras do prêmio Transformadores Inverno 2018, direcionado às empresas que desenvolveram os materiais que mais se destacaram pelo design e inovação no evento.
Já a jornalista peruana Patuska Knezvich, convidada do jornal Publimetro, revelou que aprendeu bastante sobre como as empresas brasileiras estão lidando com as diversas variáveis do mercado têxtil. “Gostei de termos um itinerário de marcas para conhecer durante a feira, o que me ajudou a ver os distintos aspectos da mesma indústria”, afirmou. A próxima edição do Inspiramais acontece dias 15 e 16 de janeiro de 2018, na capital paulista.
Sobre o Texbrasil
O Texbrasil, Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira, foi criado em 2000 pela Abit em parceria com a Apex-Brasil, para apoiar e preparar as empresas das indústrias têxtil e de confecção interessadas em comercializar seus produtos em outros países. Desde seu lançamento, mais de 1,2 mil empresas utilizaram os serviços do Programa, entre eles encontro com compradores e jornalistas internacionais, participação em feiras e eventos em todo o mundo, ações de capacitação em inovação, sustentabilidade e design, e realização de pesquisas e prospecções de mercado.