INVESTIDORES BRASILEIROS IRÃO A ISRAEL EM BUSCA DE INOVAÇÃO



INVESTIDORES BRASILEIROS IRÃO A ISRAEL EM BUSCA DE INOVAÇÃO

Posicionar o Brasil como um país com ambiente propício para a inovação é fundamental para o crescimento do país. O desenvolvimento de empresas inovadoras é um dos caminhos e, dentro deste tema, o Capital Empreendedor, os investidores anjo e os fundos de investimento têm papel de destaque. Com este objetivo, uma Missão para Israel está sendo organizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), a Anjos do Brasil, a Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital (ABVCAP) e a Missão Econômica de Israel, em parceria com Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), administrador do Fundo Multilateral de Investimentos (FUMIN).

 

As entidades levarão cerca de 20 investidores anjo e gestores de fundos brasileiros para Tel Aviv. De 31 de maio a 4 de junho, os participantes da missão poderão estabelecer um relacionamento com os investidores e as empresas da região com potencial para se estabelecer no Brasil, além de entender a cultura de um dos ecossistemas mais inovadores da atualidade.

 

Com mais de 40 horas de programação divididas entre conteúdo e visitas técnicas, a missão conta com palestrantes como Avi Hasson, cientista Chefe do Ministério da Economia de Israel, Jon Medved, da Our Crowd, e Ziv Aviram, da Mobileye. Entre os locais das visitas técnicas estão: a agência de atração de Investimentos de Israel (Invest in Israel), o Centro de Empreendedorismo da Universidade de Tel Aviv (StarTau), além dos mais destacados Fundos de Investimento israelenses, como o Pitango, e aceleradoras.

 

“Os Estados Unidos e o Reino Unido são os alvos prioritários para buscarmos recursos para investimentos no país. No entanto, precisamos diversificar o risco dos gestores brasileiros em processo de fundraising, pois acabam ficando muito expostos às oscilações desses mercados. Por isso estamos iniciando, com esta missão, o processo de abertura em direção a demais países com ecossistema de investimentos em participação mais amadurecidos”, explica o presidente da Apex-Brasil, David Barioni Neto.

 

De acordo com levantamentos estatísticos da Emerging Markets Private Equity Association (EMPEA), cerca de 1,7% do PIB de Israel está em fundos de investimento. “Israel é um mercado relativamente pequeno com uma posição geográfica não muito favorável. Para os nossos gestores é importante entender como empresas se desenvolvem, se capitalizam e fazem suas saídas. Para entender o processo é necessário entender a participação de cada player desde as aceleradoras, startups e firmas de venture capital. Através desse contato esperamos não somente entender melhor sobre o ecossistema como também conhecer os principais agentes nesse cenário e incentivar investimentos e parcerias entre os países” relata Fernando Borges, presidente da ABVCAP.

 

No Brasil, um dos principais desafios dos empreendedores é o acesso ao capital semente, modalidade de investimento que aposta na fase inicial de um negócio, fornecendo recursos para estruturar e alavancar o crescimento de uma empresa. “Esta é uma excelente oportunidade de aproximação dos investidores anjo brasileiros com os principais players do ecossistema de capital empreendedor de Israel para que eles possam vivenciar as tendências em modelos de negócios inovadores e as novas tecnologias. É importante que nossos investidores anjo se aproximem da vanguarda e entendam as boas práticas e melhores tendências em investimento para terem sucesso nesta atividade”, explica Maria Rita Spina Bueno, diretora executiva da Anjos do Brasil.

 

Mais informações

Imprensa – Apex-Brasil
(61) 2027-0775 – imprensa@apexbrasil.com.br     

Imprensa – ABVCAP
(21) 3970-2432 – imprensa@abvcap.com.br

Imprensa – Anjos do Brasil

(21) (21) 3586-6559 – contato@anjosdobrasil.net

 

Sobre a Apex-Brasil

 

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Em parceria com mais de 70 entidades setoriais, a Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira.

 

Sobre a Anjos do Brasil

 

A Anjos do Brasil é uma organização sem fins lucrativos tendo como objetivo fomentar o investimento-anjo para o crescimento do empreendedorismo de inovação no Brasil. Com presença em todo Brasil através de seus Núcleos Regionais, a organização é referência em investimento anjo no Brasil.

 

Sobre a Abvcap

 

A Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital é uma entidade sem fins lucrativos em atividade desde o ano 2000, que visa ao desenvolvimento da atividade de investimento de longo prazo no País, nas modalidades abrangidas pelos conceitos de private equity, venture e seed capital.