INVESTIDORES DEVEM APOSTAR NUM PAÍS EM TRANSFORMAÇÃO



INVESTIDORES DEVEM APOSTAR NUM PAÍS EM TRANSFORMAÇÃO

Um país em transformação foi apresentado hoje aos empresários nacionais e estrangeiros que participaram do Fórum de Investimentos Brasil 2017, que acontece em São Paulo até amanhã (31/5). O evento, promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), teve mais de 1.400 inscritos. Quase 70% dos participantes são CEOs, presidentes e vice-presidentes de empresas de mais de 20 setores de 41 países do mundo inteiro.

Em ritmo de samba, capoeira, rap e repente, músicos e bailarinos abriram o evento apresentando o Brasil como um país continental com inúmeras oportunidades para investimentos e que se consolida como plataforma de exportações.

O presidente da República, Michel Temer, disse aos investidores que eles encontram um Brasil com um governo determinado a completar reformas que estão transformando o país e a oferecer oportunidades para todos. “Quero

transmitir uma mensagem clara: o governo devolveu o Brasil ao caminho do desenvolvimento e desse caminho não nos afastaremos”, afirmou. Temer destacou o compromisso de seu governo com a responsabilidade fiscal e com o diálogo entre Executivo e Legislativo em torno dos projetos prioritários para a população. "Nosso compromisso com o futuro do país é inquebrantável”, disse o presidente.

O ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes, destacou que o evento ocorre em um momento positivo para a economia brasileira, com inflação sob controle e uma agenda de reformas “profundas e audaciosas” em andamento. Nunes disse que o país vive um momento de turbulência política, mas observou que isso não significa instabilidade institucional. “As investigações, como a da Lava Jato, continuam em curso. A imprensa é livre, os mercados funcionam. São exemplos dessa realidade, de força da democracia”, completou o ministro. No cenário internacional, o ministro reforçou o compromisso com o multilateralismo e disse que espera que acordos comerciais importantes sejam concluídos rapidamente, citando o do Mercosul com a União Europeia.

Para o presidente do BID, Luis Alberto Moreno, o fórum oferece aos investidores a oportunidade de olhar para o Brasil além do noticiário pessimista da crise política. "Vejo o momento como um ponto de inflexão extremamente importante para toda a América Latina. O Brasil, que sempre foi referência na região, está perto de criar um novo paradigma de combate à corrupção com respeito à lei”, disse o executivo. “Sabemos que o Brasil atravessa um momento difícil, mas estamos aqui para oferecer uma perspectiva diferente”, afirmou, destacando que a economia brasileira é maior que a da Austrália, Canadá e Rússia e que voltará a crescer neste ano com inflação de apenas um dígito.

O presidente da Apex-Brasil, embaixador Roberto Jaguaribe, participou do painel Investindo no Brasil, pela manhã, ao lado de CEOs e presidentes de empresas como Fiat Chrysler, Siemens e Bayer. Ele destacou as oportunidades de investimentos no setor de agronegócios. “O Brasil tem potencial de continuada expansão da produção agropecuária sem impactar a cobertura vegetal nativa. A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) estima em 20% o aumento na demanda por alimentos e o Brasil terá de expandir em 40% sua produtividade para conseguir atender essa demanda”, destacou Jaguaribe.

Durante o primeiro dia do evento houve ainda um painel sobre Oportunidades de Investimento e Investimento Financeiro, com o presidente do Banco do Brasil, Paulo Rogerio Caffarelli, e o presidente da JPMorgan Brasil, José Berenguer, entre outras personalidades. Aconteceram também sessões paralelas com os temas Oportunidades de Investimento em Serviços Sociais e Um outro Brasil: Manufatura Avançada, Inovação e P&D.