Indústria brasileira de máquinas lança Fábrica Virtual na Couromoda
A Fábrica Virtual é uma novidade importante do setor de máquinas para couro e calçados que será apresentada na próxima edição da Couromoda, que se realiza de 13 a 16 de janeiro, no Anhembi, em São Paulo. A iniciativa é do Brazilian Shoes + Leather Machinery, parceria da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e da Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas e Equipamentos para Couro e Calçados (Abrameq) e foi desenvolvida pela Universidade Feevale.
Marlos Schmidt, presidente da Abrameq, observa que “se trata de um aplicativo de demonstração das tecnologias disponibilizadas pelas indústrias brasileiras de máquinas para calçados. Através dele, os fabricantes de calçados terão acesso às melhorias nos processos fabris, cuja utilização resultará em ganhos de produtividade, atendimento às exigências na área de segurança e garantia de padronização na qualidade do produto”. Segundo ele, o aplicativo será ainda uma evidência da “inigualável capacidade brasileira de oferecer aos clientes soluções para todas as etapas de fabricação de um calçado”.
A nova ferramenta será utilizada em eventos setoriais, ou mesmo em ações de promoção das empresas. O aplicativo contém inicialmente 20 máquinas utilizadas para a fabricação de calçado feminino fechado, com salto. Outra ferramenta oferecida a partir da Couromoda é o Catálogo Virtual, no qual é possível acessar informações sobre os fabricantes de máquinas brasileiros.
Simulação
A Fábrica Virtual é uma ferramenta de exibição e prospecção de equipamentos. Marsal Ávila Alves Branco, coordenador do curso de Tecnologia de Jogos Digitais da Universidade Feevale, explica que “através de dispositivos móveis, animações digitais e simulação, o sistema possibilita que empresários e interessados conheçam os equipamentos e seus fabricantes sem a necessidade da presença física.
A Fábrica Virtual apresenta os operadores e as máquinas em funcionamento em um ambiente 3D digital, podendo interagir com ele, escolhendo novos ângulos de visão, olhando as máquinas com detalhe.
O produto está na intersecção do estado da arte em tecnologias e jogos digitais/simuladores.
Marsal comenta que “como produto típico das Indústrias Criativas, este aplicativo nasce para resolver problemas encontrados pelos empresários. Permite a participação e demonstração eficiente dos produtos sem que o empresário tenha de arcar com os altos custos de transporte das máquinas para as feiras nacionais e internacionais”.
Nova marca
Brazilian Shoes + Leather Machinery é a nova marca para o mercado internacional do projeto setorial de promoção de exportações do setor de máquinas e equipamentos para couro e calçados executado em parceria entre a Apex-Brasil e a Abrameq. O presidente da entidade destaca que “é mais um esforço das empresas, para aperfeiçoar a imagem do nosso setor no mercado externo, com ênfase para a América Latina, como um fornecedor de tecnologia com uma excelente relação custo/benefício para os nossos clientes”.
Ricardo Klein, da Top Brands, responsável pelo desenvolvimento da nova marca, ressalta o nível do envolvimento das empresas do setor neste projeto, “o que ajudou em muito para que alcançássemos o resultado esperado”. Historiou o trabalho desenvolvido para a criação da nova marca, estudando a visão que as empresas têm do mercado latino-americano e também as maneira como são vistos por estes clientes, identificando deficiências a serem corrigidas e atributos a serem explorados.
Exportações
O segmento vem investindo no mercado internacional e tentando reforçar a presença das indústrias no exterior. Em 2012, as exportações do segmento renderam US$ 16 milhões, o que representou um acréscimo de US$ 2 milhões frente ao ano anterior. Os resultados de 2013 ainda não foram consolidados, mas o presidente da Abrameq acredita que eles ficaram próximos daqueles de 2012 ou até mesmo aumentado.
A Abrameq reúne 55 associados, que representam cerca de 60% das empresas do setor. Elas estão concentradas principalmente no Rio Grande do Sul e fabricam máquinas e equipamentos utilizados nas indústrias de calçados, couros e para o tratamento de efluentes, que é feito neste último setor.
Compradores internacionais
A Couromoda é sempre um momento importante para os fabricantes de máquinas para calçados. Permite contatos com centenas de calçadistas do Brasil e do exterior, com ênfase para a América Latina. Estimulando negócios com compradores internacionais, o
Brazilian Shoes + Leather Machinery traz para esta edição da Couromoda dois compradores latino-americanos e dois da África do Sul, país apontado como de grande potencial para os brasileiros em prospecção que a entidade desenvolveu em parceria com a Apex-Brasil.
Participam das ações do projeto na feira as empresas Açoreal, Cimac, Concórdia, Erps, Gilmaq, Injemaq, Ivomaq, Klein, Kunden, Maquetec, Master, Mecsul e W.O.
Adroaldo Diesel Filho
Comunicação da Abrameq
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