Inovamais terá seminário e oficinas de inovação para artigos esportivos



O Inovamais – Seminário de Inovação em Artigos Esportivos, que será realizado no dia 15 de janeiro, no Centro de Convenções do Shopping Frei Caneca, em São Paulo (SP), promete trazer muitas novidades aos participantes. Um dos destaques desta edição é o palestrante Rivadávia Drummond, considerado um dos maiores experts em gestão do conhecimento e inovação do Brasil, que abordará o tema Fazendo a Inovação Funcionar. O evento tem o apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações (Apex-Brasil).

 

Professor, consultor e palestrante, Drummond participou de programas executivos na Harvard Businnes School (Boston e Shanghai) e na Darden School of Business (University of Virginia). É autor do livro Gestão do conhecimento em organizações: proposta de mapeamento conceitual integrativo e seus artigos, palestras e conferências foram publicados no Brasil, Estados Unidos, China, Austrália, Tailândia, França, Inglaterra, Chile, África do Sul, Canadá e Portugal, dentre outros países.

 

Com atuação nas áreas de inovação, gestão do conhecimento, design organizacional, modelos de negócios e gestão educacional, vem atuando em organizações brasileiras de classe mundial, como Bradesco, Petrobras, Embrapa, Votorantin, Souza Cruz, Unimed, Linde, Banco do Brasil e Itaú. Em 2012, foi nominado ao “Best Business Professor of the Year”, da revista The Economist.

 

O evento

O Inovamais será realizado nos dias 14 e 15 de janeiro: as Oficinas de Inovação ocorrerão no primeiro dia, das 16h15 às 17h35; no segundo dia (15), será a vez do Seminário de Inovação em Artigos Esportivos que terá início às 9h e término às 13h35. O evento faz parte da programação oficial do Inspiramais – Salão de Design e Inovação de Componentes, que ocorre nos dias 14 e 15 de janeiro.

 

De acordo com o presidente da Assintecal, William Marcelo Nicolau, trata-se de um evento de suma importância, em um nicho de mercado onde o Brasil ainda tem muito a crescer. “O Brasil é um dos maiores produtores mundiais de calçados, e o mercado esportivo, sobretudo com a Copa do Mundo que será realizada no País, é muito promissor. As palestras de profissionais que atendem as maiores marcas mundiais podem acrescentar muito aos empresários”, analisa.

 

O Inovamais é realizado pelo Instituto By Brasil; co-realizado pela  Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) e Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB); Patrocinado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Braskem, Basf, Kraton, Rhodia e Stahl; o apoio é da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

 

Programação das Oficinas de Inovação

Com início às 16h15 no dia 14 de janeiro, quatro empresas apresentarão seus cases aos participantes. A primeira será a Jotaclass, com o case “Pandora – Transformação de obsoletos em cabedais de moda”. O evento segue com ITM, que abordará “Inovação no têxtil de performance”. A Maquetec do Brasil vem em seguida, com o case “Tecnologia a serviço do calçado esportivo”, finalizando com a Killing, que falará sobre “Adesivo também faz moda”.

 

Programação de palestras do Seminário

O Seminário será realizado  no dia 15, às 9h, com a apresentação de sete palestras. A primeira – “Estratégias integradas de marca” – , será apresentada pelo publicitário Fábio Issao, diretor estratégico da Mandalah. A empresa desenvolve projetos de inovação, branding, design thinking, business modelling, serice design e estratégias de marca para empresas como Nike, GM, Pepsi, AIG, Natura, Rio 2016, e startups como Oppa, Olook, EduK e Bidu.

 

A segunda palestra “Tecnologia EVO: uma alternativa mais limpa para substituição de poliuretanos coagulados” será da Stahl. Trata-se de uma empresa especializada no fornecimento de produtos químicos de alta qualidade, tintas e vernizes para couros, bem como substratos flexíveis e não flexíveis para revestimentos de desempenho, têxteis e produtos relacionados.

 

Na sequência, a Basf apresentará “Inovações para artigos esportivos”. A empresa, de origem alemã, conta atualmente com unidades produtivas em 39 países. Com um portfólio de 8 mil produtos, oferece importantes contribuições para setores como agricultura e nutrição, químicos, produtos de performance, plásticos, petróleo e gás.
A quarta palestra será apresentada pela empresa líder mundial na produção de SBCs e produtos de poli-isopreno, a Kraton Polymers abordará o tema “Introducing Cartiflex TM Base Transparent Rubber Compounds for Footwear.

 

Após o Coffee Break será a vez de uma das palestras mais esperadas, a do professor e consultor Rivadávia Drummond que abordará o tema “Fazendo a Inovação Funcionar”. “A base da inovação está no conhecimento, na criatividade e na inventividade, mas ela pressupõe três coisas importantes: primeiro trazer novas possibilidades de aplicação de uma tecnologia; segundo, a demanda crescente por ela, e em terceiro, queda do preço unitário. Resumindo, a inovação pressupõe que a aplicação comercial deve ser levada para o mercado e tem que haver retorno”, explica Drummond.

 

Na sequência, a Rhodia apresentará “Inovações de poliuretano para o mercado calçadista”. Líder mundial no desenvolvimento e produção de especialidades químicas, atua no Brasil desde 1919, oferecendo soluções para diversos segmentos, entre eles o automotivo, têxtil e calçados.

E para encerrar com chave de ouro, a Braskem que é a maior produtora de resinas termoplásticas das américas, abordará o tema “Tendências em EVA para o setor calçadista”.
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através do link: inscricoes.assintecal.org.br/evento/inovamais/1

 

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas através do e-mail design@assintecal.org.br.

 

Sobre o Instituto By Brasil

Fundado em maio de 2006, com sede em Novo Hamburgo (RS) e abrangência nacional, o Instituto by Brasil é uma sociedade civil, sem fins lucrativos, com patrimônio e personalidade distinta de seus associados. O modelo adotado para sua atuação, está embasado na articulação entre as empresas com as possibilidades de inovação e pesquisa, inclusive realizando um trabalho de aproximação entre os ICTS que se dedicam a pesquisa aplicada e as empresas que possam utiliza-la. Também atua com foco prioritário na difusão do conhecimento e busca do desenvolvimento, por meio de Seminários e Palestras para divulgação de todos os aspectos de Inovação.

 

As atividades assumidas pelo Instituto by Brasil estão relacionadas às inovações focadas em P&D e design/moda, contando ainda com o Observatório Tecnológico, que em parceria com o OPTI – Observatório de Prospecção Tecnológica Industrial da Espanha, fornece ao setor informações sobre inovações mundiais no segmento têxtil e de calçados, possibilitando a emissão do Boletim de Vigilância Tecnológica que divulga estas informações juntamente com uma coletânea própria obtida graças a pesquisas diárias junto a Institutos de Pesquisa e Desenvolvimento nacionais.

 

Assessoria Assintecal – Maquinário