Inspiramais: veja como foi a participação do couro no evento
São Paulo concentrou em um único lugar milhares de materiais à disposição de estilistas e compradores do setor de moda. Foi no Inspiramais 2020_I, que ocorreu nos dias 15 e 16 de janeiro, com as mais recentes tendências para o desenvolvimento de coleções em calçados, bolsas, vestuário, design de interiores e acessórios. Entre os expositores estavam 15 curtumes apresentando toda a qualidade, inovação e criatividade do couro brasileiro. O evento foi realizado pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), Assintecal, projeto By Brasil Components, Machinery and Chemicals e projeto Brazilian Leather, uma parceria entre o CICB e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) para o incentivo às exportações de couros.
Rhoma Pelles, especialista em peles de mestiço, apresentou pela primeira vez no Inspiramais os couros perfurados, produzidos com maquinário em execução desde dezembro. Explica Márcio Hartmann, diretor comercial da empresa, que o novo equipamento pode produzir padrões perfurados de todas as formas com agilidade e precisão. O resultado são peles com grande apuro estético e aspecto inovador, dividindo atenções com desenvolvimentos navalhados e estampas animal print.
Veterana no Inspiramais, Couroquímica destacou seus materiais tradicionais (como as linhas soft, plume e vecchio), porém com novas cores, como os tons neon, vermelhos e a nova cor “piscina”. Estreando no evento, Curtume Cacique deu foco à tendência de desenvolvimentos de couro com aspecto genuíno das peles. Francisco Arantes, diretor da empresa, ressalta a importância do compartilhamento de informação de moda que faz parte do Inspiramais. “É interessante para quem expõe e para o visitante, que desde a entrada da feira tem o direcionamento sobre as tendências e produtos”, destaca Arantes.
Duas jornalistas da Ásia – editoras das publicações Elle Tailândia e Fashion Channel Korea, da Coreia do Sul – participaram desta edição do Inspiramais a convite do projeto Brazilian Leather. A dupla conheceu in loco os curtumes brasileiros na exposição, produzindo conteúdo para canais digitais e as publicações impressas.
Em um dos espaços mais privilegiados do Inspiramais, o Preview do Couro mostrou aos visitantes couros especiais, com antecipação para a temporada 2020_II. A coletânea jogou luz sobre o caráter único do couro em todos os acabamentos, valorizando os diferenciais da indústria curtidora. resultado foi um verdadeiro clássico com repercussão positiva nesta edição do evento e que, agora, irá acompanhar o projeto Brazilian Leather nas maiores feiras mundiais do setor de couros durante todo o primeiro semestre de 2019.
Sobre o Brazilian Leather – Projeto setorial de internacionalização do couro brasileiro, o Brazilian Leather é conduzido pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). Várias são as estratégias de consolidação do produto nacional em mercados estrangeiros – incentivo à participação de curtumes nas principais feiras mundiais ligadas ao ramo e missões empresariais focadas ao estreitamento de relações entre fornecedores brasileiros e compradores de outros países são algumas delas. Mais informações em www.brazilianleather.com.br