JIMO GANHA MERCADOS COM AÇÕES DO PROJETO ORCHESTRA BRASIL
As ações do Projeto Orchestra Brasil de promoção das exportações, uma parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e o Sindmóveis Bento Gonçalves, vêm impulsionando o alcance das fornecedoras do setor moveleiro no mercado externo. Empresas como a Jimo Química, da cidade gaúcha de Cachoeirinha, estão fortalecendo sua participação em feiras e ações de relacionamento promovidas pelo projeto para firmarem sua presença em países como sul-americanos e estabelecerem novos alvos para suas exportações. Recentemente, a empresa foi destaque setorial no 43º Prêmio Exportação RS por sua performance em 2014.
O catálogo com mais de 100 produtos da Jimo Química garante a diversificação de seus negócios. A indústria fabrica acabamentos automotivos, industriais e domésticos, mas foi com a linha de acabamentos e proteção para madeira que a empresa conquistou seus melhores resultados no mercado externo nos últimos anos. No Projeto Orchestra Brasil há quatro anos, a Jimo visualizou e concretizou negócios em pelo menos seis novos países a partir das ações do projeto. “Além da participação em feiras internacionais apoiadas pelo Projeto Orchestra Brasil, a Jimo vê grande significância nos estudos de mercado oferecidos. Trata-se e um forte subsídio para nossas ações no mercado externo”, pontua o gerente de Exportações, Ricardo Teixeira.
De janeiro a junho deste ano, em comparação ao mesmo período de 2014, a Jimo obteve um crescimento de 80% em dólares nas exportações, fortalecendo negócios em mercados como Uruguai, Paraguai, Angola e Guatemala. Principal destino na América Central, a Guatemala mantém negócios vigentes e crescentes com a empresa. Outros mercados da América do Sul, como Colômbia e Peru, passaram a ser explorados graças ao apoio do Projeto Orchestra Brasil. Os clientes nesses países foram acionados com a participação nas feiras M&M Bogotá e Fenafor Peru. A expectativa da Jimo é fechar o ano com um faturamento em dólares nas exportações pelo menos 25% maior que em 2014.
Resultados do Projeto Orchestra Brasil
De forma geral, as empresas que integram o Projeto Orchestra Brasil têm resultados melhores em suas exportações em comparação àquelas que não participam. No período de 2010 a 2014, o crescimento médio anual das exportações das empresas não apoiadas pelo projeto foi de 4,5% para o Peru, 3,8% para a Colômbia e 11,4% Guatemala – mercados importantes para os fornecedores brasileiros de matéria-prima para o setor moveleiro. Já as exportações das empresas apoiadas pela Apex-Brasil em parceria com o Sindmóveis, apresentaram crescimento médio anual favorável no mesmo período de 34,6%, 23,6% e 75,1%, respectivamente. Além disso, nos últimos quatro anos, o número de empresas apoiadas pelo projeto que exporta para o Peru aumentou de 11 para 13; para a Colômbia, de oito para 16 e para a Guatemala de seis para sete empresas.
De acordo com a gerente-executiva do Projeto Orchestra Brasil, Denise Valduga, outro exemplo da bem sucedida parceria nesse projeto é o crescimento de 136% registrado nas exportações das empresas para a Turquia entre 2013 e 2014. "Esse desempenho evidencia o excelente trabalho de ranqueamento e priorização de mercados que foi elaborado por meio da parceria com a Apex-Brasil", detalha.
O Projeto Setorial Orchestra Brasil existe desde 2006 e promove a inserção das indústrias fornecedoras da cadeia moveleira no mercado internacional. Para isso, realiza estudos de mercado; missões prospectivas; ações individuais; Projetos Comprador, Vendedor e Imagem e participação nas principais feiras mundiais do setor. Atualmente, participam da ação 74 indústrias e 50 estúdios de design.