JIMO GANHA MERCADOS COM AÇÕES DO PROJETO ORCHESTRA BRASIL



JIMO GANHA MERCADOS COM AÇÕES DO PROJETO ORCHESTRA BRASIL

 

As ações do Projeto Orchestra Brasil de promoção das exportações, uma parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e o Sindmóveis Bento Gonçalves, vêm impulsionando o alcance das fornecedoras do setor moveleiro no mercado externo. Empresas como a Jimo Química, da cidade gaúcha de Cachoeirinha, estão fortalecendo sua participação em feiras e ações de relacionamento promovidas pelo projeto para firmarem sua presença em países como sul-americanos e estabelecerem novos alvos para suas exportações. Recentemente, a empresa foi destaque setorial no 43º Prêmio Exportação RS por sua performance em 2014.

 

O catálogo com mais de 100 produtos da Jimo Química garante a diversificação de seus negócios. A indústria fabrica acabamentos automotivos, industriais e domésticos, mas foi com a linha de acabamentos e proteção para madeira que a empresa conquistou seus melhores resultados no mercado externo nos últimos anos. No Projeto Orchestra Brasil há quatro anos, a Jimo visualizou e concretizou negócios em pelo menos seis novos países a partir das ações do projeto. “Além da participação em feiras internacionais apoiadas pelo Projeto Orchestra Brasil, a Jimo vê grande significância nos estudos de mercado oferecidos. Trata-se e um forte subsídio para nossas ações no mercado externo”, pontua o gerente de Exportações, Ricardo Teixeira.

 

De janeiro a junho deste ano, em comparação ao mesmo período de 2014, a Jimo obteve um crescimento de 80% em dólares nas exportações, fortalecendo negócios em mercados como Uruguai, Paraguai, Angola e Guatemala. Principal destino na América Central, a Guatemala mantém negócios vigentes e crescentes com a empresa. Outros mercados da América do Sul, como Colômbia e Peru, passaram a ser explorados graças ao apoio do Projeto Orchestra Brasil. Os clientes nesses países foram acionados com a participação nas feiras M&M Bogotá e Fenafor Peru. A expectativa da Jimo é fechar o ano com um faturamento em dólares nas exportações pelo menos 25% maior que em 2014.

 

Resultados do Projeto Orchestra Brasil

 

De forma geral, as empresas que integram o Projeto Orchestra Brasil têm resultados melhores em suas exportações em comparação àquelas que não participam. No período de 2010 a 2014, o crescimento médio anual das exportações das empresas não apoiadas pelo projeto foi de 4,5% para o Peru, 3,8% para a Colômbia e 11,4% Guatemala – mercados importantes para os fornecedores brasileiros de matéria-prima para o setor moveleiro. Já as exportações das empresas apoiadas pela Apex-Brasil em parceria com o Sindmóveis, apresentaram crescimento médio anual favorável no mesmo período de 34,6%, 23,6% e 75,1%, respectivamente. Além disso, nos últimos quatro anos, o número de empresas apoiadas pelo projeto que exporta para o Peru aumentou de 11 para 13; para a Colômbia, de oito para 16 e para a Guatemala de seis para sete empresas.

 

De acordo com a gerente-executiva do Projeto Orchestra Brasil, Denise Valduga, outro exemplo da bem sucedida parceria nesse projeto é o crescimento de 136% registrado nas exportações das empresas para a Turquia entre 2013 e 2014. "Esse desempenho evidencia o excelente trabalho de ranqueamento e priorização de mercados que foi elaborado por meio da parceria com a Apex-Brasil", detalha.

 

O Projeto Setorial Orchestra Brasil existe desde 2006 e promove a inserção das indústrias fornecedoras da cadeia moveleira no mercado internacional. Para isso, realiza estudos de mercado; missões prospectivas; ações individuais; Projetos Comprador, Vendedor e Imagem e participação nas principais feiras mundiais do setor. Atualmente, participam da ação 74 indústrias e 50 estúdios de design.