LANÇADO O PRÊMIO WHEXT 2018
A primeira edição do WHEXT, novo festival da APRO Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais, utilizando a sua plataforma de internacionalização FilmBrazil, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – Apex-Brasil, foi um sucesso. Realizado nos dias 22 e 23 de maio, no espaço de exposições do Centro Brasileiro Britânico, em Pinheiros, o festival de produção publicitária audiovisual também marcou o lançamento do IV Fórum da Produção Publicitária, trazendo uma nova edição do Manual de Produção Publicitária. Ao longo de dois dias, uma série de paineis debateu as tendências para o futuro da atividade e também do mercado, e houve oficinas com especialistas em produção, além de workshops, screenings, entre outras atividades. No encerramento do festival, foi lançado o regulamento do Prêmio WHEXT, que passa a acontecer anualmente a partir de 2018 em duas versões: WHEXT Professional e WHEXT Director. A entrega se dará no último trimestre de 2018, na realização da segunda edição do festival WHEXT.
Estarão aptos a concorrer ao Prêmio WHEXT Professional 2018 os profissionais que atuaram em produções publicitárias veiculadas entre de 1º de julho de 2017 a 30 de junho de 2018. Já para o WHEXT Director, destinado a novos talentos, valerão as obras registradas desde 1º de janeiro de 2017 a 31 de dezembro de 2017. O troféu do prêmio WHEXT já está pronto e foi criado pela Tátil Design de Ideias.
De acordo com Paulo Roberto Schmidt, presidente do Conselho da APRO, esta será a grande homenagem aos profissionais que atuam nos bastidores da produção audiovisiual publicitária brasileira, garantindo aos talentos em suas diversas categorias uma exposição de seu trabalho até aqui pouco prestigiada e até ignorada pelas premiações. "A produção publicitária audiovisual nacional, sempre tão reconhecida inclusive internacionalmente, precisa dar visibilidade também ao trabalho de profissionais que contribuem decisivamente para o seu sucesso, e quase nunca são lembrados na hora dos prêmios. Por isso criamos essa premiação, exclusivamente destinada à valorização do talento individual e não focada nas empresas", afirma.
Serão duas categorias principais. A primeira delas é o prêmio propriamente dito, destinado a ser o grande reconhecimento brasileiro ao profissional da produção audiovisual de publicidade. No WHEXT Professional 2018, serão contempladas dez categorias: Direção, Produção Executiva, Assistente de Direção, Direção de Fotografia, Direção de Arte, Direção de Produção, Produção de Elenco, Produção de Figurino, Montagem e Finalização. Para cada uma delas, serão apontados três finalistas.
Para as categorias Assistente de Direção, Direção de Fotografia, Direção de Arte, Direção de Produção, Produção de Elenco, Produção de Figurino, Montagem, Finalização, os três nomes dos profissionais serão selecionados por meio de indicações de todos os associados com situação regular da APRO. Deste shortlist, sairá o vencedor em cada categoria, em votação de júri especializado. Já para as categorias Direção e Produção Executiva, a seleção dos nomeados se dará de forma alternativa: todos os profissionais indicados nas oito categorias restantes da premiação irão indicar as três melhores obras audiovisuais publicitárias produzidas para produtoras associadas da APRO que eles julgam melhor representar os seus trabalhos no período considerado. A partir disso, os três diretores e três produtores executivos que mais figurarem nas fichas técnicas serão os selecionados para a fase final de escolha por um júri nomedo pela APRO.
Já o WHEXT Director 2018 visa a reconhecer e premiar os novos expoentes e talentos da Direção de obras audiovisuais de curta duração realizadas entre 1º de janeiro de 2017 e 31 de dezembro de 2017. A ideia é premiar a criatividade, competência e originalidade apresentada pelos novos diretores que, independentemente da idade, começaram recentemente ou possuem até dois anos no máximo de experiência com direção de obras audiovisuais. Serão selecionados para participação da premiação até três diretores-revelação finalistas que serão automaticamente inscritos no Next Director Award, do D&AD Festival. Na sequência, na fase de premiação, os três diretores revelação serão julgados e acordo com os critérios definidos pelo D&AD Festival. O júri também será definido pela APRO.
O regulamento e cronograma do Prêmio WHEXT está em www.whext.com.br.
O festival WHEXT aconteceu nos dias 22 e 23 de maio, no espaço de exposições do Centro Britânico, em São Paulo (Pinheiros). Toda a comunicação do WHEXT e IV Fórum da Produção Publicitária foi desenvolvida pela equipe de Criação da agência de publicidade Dentsu Brasil. O WHEXT teve patrocínio dos Correios e apoio de mídia do Meio&Mensagem e da Elemidia.
Sobre a FilmBrazil
Desenvolvida desde 2003 pela Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais – APRO, a plataforma FilmBrazil conta, desde 2005, com a parceria da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – Apex-Brasil. Seus principais objetivos são promover as produtoras e talentos brasileiros no exterior, fortalecendo a imagem do nosso país no mercado externo e proporcionar aos parceiros internacionais todo o suporte necessário para a produção de filmes publicitários no Brasil. Atualmente, conta com 54 associados, grupo formado por produtoras de imagem, som e finalizadoras.
Sobre a Apex-Brasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – Apex-Brasil tem a missão de incentivar as exportações de produtos e serviços brasileiros, contribuindo para a internacionalização das empresas do País, reforçando a imagem nacional no exterior e aumentando a atração de investimentos estrangeiros.
SERVIÇO:
WHEXT
Das 22 e 23 de maio
Espaço de exposições do Centro Brasileiro Britânico
R. Ferreira de Araújo, 741 – Pinheiros, São Paulo – SP- 05428-002
São Paulo – SP
Lançamento:
Manual da Produção Publicitária
Realização: APRO
Entidades Signatárias: ABAP, ABELE, ABRAFOTO, APRO, APROSOM, SATED, SIAESP, SICAV, SINAPRO/SP e SINDCINE.
Criação da logomarca IV Fórum da Produção Publicitária e Concepção de Arte do Manual de Produção:
Agência Dentsu Brasil
Ficha técnica:
Criação: Filipe Cuvero, Christian Faria, Marcelo Feltrin
Redação: Luca Trincanato
Finalização: Ricardo Lopez, Rogério Berni, Marco Cortezini
Atendimento: Patricia Campello, Liza Rebechi, Karima Ruhmann, Jamille Reimberg
Mais informações:
Edianez Parente – Gerência de Comunicação e Marketing APRO (Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais)
E-mail: edianez@apro.org.br
comunicacao@apro.org.br
Fone: 11 3089- 9605
Cel.: 11 98593-6887