LEGURMÊ APOSTA EM DESIGN DE EMBALAGENS PARA VALORIZAR INGREDIENTES



LEGURMÊ APOSTA EM DESIGN DE EMBALAGENS PARA VALORIZAR INGREDIENTES

A Legurmê possui uma vasta linha de antepastos que levam pedaços de legumes livres de conservantes e com baixo teor de sódio e gorduras. Junto com a Apex-Brasil, a empresa percebeu a oportunidade e a necessidade de deixar mais explícita nas embalagens toda a naturalidade que representa a marca. 

Por meio do Design Export, a Legurmê desenvolveu um projeto de redesign das embalagens com a Casa Rex. “A linguagem gráfica não refletia de forma autêntica a produção artesanal dos produtos, enquanto seus ingredientes, que são os verdadeiros protagonistas do produto, apareciam de forma tímida em uma representação pouco cativante que também prejudicava a identificação dos produtos na gôndola”, diz o designer estratégico Cristiano Machado, da Casa Rex. 

O projeto de redesenho da linha teve como proposta reintroduzir os principais elementos da marca de uma forma visual mais autêntica. “O rótulo apresenta uma nova textura de papel pautado, com informações carimbadas e escritas à mão que trazem um toque mais humano para refletir sua produção artesanal. Além disso, os ingredientes naturais agora assumiram sua verdadeira posição de protagonistas, carimbados em composições vibrantes ao centro das embalagens”, comenta Machado. 

No mercado interno, o retorno já começa a aparecer. “Percebemos um aumento de vendas de 40% no número de unidades desde junho de 2017, quando lançamos. O novo visual e o selo orgânico nos abriram portas também em grandes varejistas e vêm chamando a atenção de diversos importadores na 
China, Canadá, Europa e Emirados Árabes”, comenta o empresário Danilo Campos. 

As novas embalagens foram lançadas no mercado na BIO BRAZIL FAIR | BIOFACH AMÉRICA LATINA – Feira Internacional de Produtos Orgânicos, que aconteceu em junho de 2017, em São Paulo. Ainda em 2017 elas chegarão a Portugal e serão traduzidas via etiqueta anexa ao frasco. “Nossas expectativas de exportação são grandes e devemos alcançar o mercado externo muito em breve”, finaliza Danilo. 

SOBRE O DESIGN EXPORT

Realizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) em parceria com o Centro Brasil Design (CBD), o Design Export é um programa que atende  empresas brasileiras que querem ganhar participação no mercado internacional por meio de produtos e embalagens com design.

Os empresários recebem consultorias, capacitações e apoio técnico e financeiro para identificar a melhor oportunidade de inovação e os profissionais mais adequados às suas necessidades, por meio de um cadastro de escritórios de design. Os consultores orientam os empresários em todas as etapas do processo de desenvolvimento do novo produto ou embalagem, subsidiando-os com a informação e apoio necessários à gestão do processo e contribuindo para diminuir os riscos de lançamento da inovação no mercado. O programa já soma duas edições, com 300 empresas atendidas de 30 setores diferentes.

www.designexport.org.br