LIVROS VENCEDORES DO PRÊMIO JABUTI INTEGRAM ESTANDE BRASILEIRO EM FRANKFURT



LIVROS VENCEDORES DO PRÊMIO JABUTI INTEGRAM ESTANDE BRASILEIRO EM FRANKFURT

O estande brasileiro da Feira do Livro de Frankfurt 2018 conta com a “Jabuteca”, uma biblioteca formada pelos livros que ganharam o Prêmio Jabuti ao longo dos últimos 60 anos. A coleção foi produzida para o evento com apoio da Suzano Papel e Celulose, empresa brasileira líder no mercado de papel e produtora de celulose de eucalipto.  Organizado pela Câmara Brasileira do Livro, o Prêmio Jabuti é o maior evento literário do mercado editorial brasileiro e já contemplou autores como Jorge Amado, Lygia Fagundes Telles, Clarice Lispector, Caio Fernando Abreu, entre outros.

A presença brasileira na Feira do Livro de Frankfurt é organizada pelo Brazilian Publishers, projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). 

De acordo com Luís Antonio Torelli, Presidente da Câmara Brasileira do Livro, a Jabuteca vai contribuir para apresentar a qualidade dos títulos nacionais. “Os autores premiados pelo Jabuti ficam marcados na história da literatura nacional pelo talento e qualidade dos livros que produziram. Temos o objetivo de tornar o prêmio mais conhecido no mundo todo e levar essas obras para Frankfurt é essencial para chamar a atenção de profissionais internacionais para uma literatura tão multicultural e única como a nossa”, explicou. 

O Jabuti também contempla obras brasileiras que foram publicadas por editoras internacionais na categoria Livro Brasileiro Publicado no exterior. Em 2017, o grande vencedor dessa categoria foi a edição da Penguin Random House UK da obra “Um Copo de Cólera”, do autor Raduan Nassar. Em segundo lugar, ficou “Enigmas da Primavera” publicado pela editora Dalkey Archive Press, com autoria de João Almino, e, em terceiro, “O Irmão Alemão”, de Chico Buarque, divulgado pela Penguin Random House UK, da empresa holandesa Bezige Bij. A edição 2018 acontece em 8 de novembro. Para saber mais, acesse: (matéria artigo do Torelli).

Feira de Frankfurt 2018 conta com a participação de editoras brasileiras
A 70ª edição da Feira do Livro de Frankfurt conta com a presença de 23 editoras nacionais e três escritores brasileiros: João Paulo Cuenca, Bianca Santana e Geovani Martins. Em 2017, a delegação brasileira comercializou US$ 680 mil durante o evento e em expectativas de negócios fechados para os 12 meses seguintes. Esse valor foi 9,67% maior comparado ao evento de 2016. Este ano, as expectativas de negócio são de US$ 650 mil em venda de direitos autorais e de livros físicos. Saiba mais sobre a participação brasileira aqui.

Sobre o Brazilian Publishers
Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.