Latitude destaca a arte brasileira no Museu de Arte Moderna de NY



O projeto Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad, parceria entre a Associação Brasileira de Arte Contemporânea (ABACT) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), realiza pela primeira vez em Nova Iorque um evento que celebra a intensa agenda de arte brasileira na cidade neste mês de maio e reúne para um debate intitulado "BR in NY: ART IN FOCUS" no The Museum of Modern Art algumas das principais instituições locais para falar da relação histórica entre Brasil e Nova Iorque na arte. O debate será mediado por Sérgio Bessa, diretor do Programa Curatorial e Educativo do Bronx Museum e terá participação de Luiz Pérez-Oramas, curador de arte latino-americana do The Museum of Modern Art, Mary Sabbatino, sócia da Galerie LeLong e Pablo León de La Barra, curador de arte latino-americana do Guggenheim UBS MAP.
 

Após o debate, haverá visitas guiadas que darão acesso exclusivo à exposição "Lygia Clark: the Abandonment of Art, 1948-1988" antes da sua abertura oficial no dia 10/05. Será oferecido um coquetel com áudio performance do artista carioca Daniel Perlin.
 
Aproveitando a ocasião, Latitude lançará Plataforma, revista digital voltada para público internacional sobre o sistema das artes no Brasil. Plataforma foi desenvolvida pela revista seLecT e estará disponível gratuitamente a partir do dia 07/05 na Apple Store e Google Play trazendo artigos, entrevistas em vídeo e dois projetos curatoriais.

 
A importância desse momento para a cena artística brasileira é notável. Durante o mês de maio, cerca de 20 locais da cidade, entre feiras de arte, museus e galerias comerciais, recebem exposições que contam com a presença de artistas brasileiros (lista anexa). Entre eles, a feira Frieze NY, uma das mais importantes feiras do mercado de arte contemporânea que terá a participação de seis galerias associadas ao Latitude (A Gentil Carioca, Casa Triângulo, Fortes Vilaça, Jaqueline Martins, Mendes Wood DM e Vermelho) e acontece de 9 a 12 de maio. Esta impressionante convergência de eventos de grande escala e excepcional qualidade demonstra o crescimento do interesse pela produção brasileira e é resultado da crescente articulação entre agentes dos mercados brasileiro e americano, movimentos estes que Latitude ajuda a promover e construir em todas as suas atividades.
 

Evento
Data: Quarta-feira, 7 de Maio de 2014
Local: The Lewis B. And Dorothy Cullman Education and Research Building, The Museum of Modern Art, 4 West 54 Street, New York.
 
Programação:
17:30 às 17:40h –  Apresentação da revista digital Plataforma
 
17:40 às 19h –  Mesa redonda "BR in NY: ART IN FOCUS"
 
Sérgio Bessa, diretor do Programa Curatorial e Educativo, The Bronx Museum em conversa com:  Luis Pérez-Oramas, curador de arte latino-americana do The Museum of Modern Art Mary Sabbatino, sócia da Galerie LeLong, Pablo León de la Barra, curador de arte latino-americana do Guggenheim UBS MAP
 
19 às 21h – coquetel com áudio performance de Daniel Perlin e visitas guiadas à exposição "Lygia Clark: the Abandonment of Art, 1948-1988" com especialistas do museu
 
 

Sobre o Projeto Latitude
 
O Projeto de Promoção Internacional do Mercado de Arte Contemporânea Brasileiro foi criado em 2007 pela Apex-Brasil em parceria com a Fundação Bienal de São Paulo e o segmento de galerias nacionais do mercado primário com o objetivo de fomentar as exportações brasileiras deste setor.
 

Em 2011, a Fundação Bienal de São Paulo passou a gerência do projeto para ABACT. Hoje, o projeto Latitude representa 49 galerias de arte contemporânea em seis diferentes estados brasileiros, promovendo o trabalho de cerca de mil artistas. Para conhecer mais sobre o projeto e suas ações, acesse http:/latitudebrasil.org/videos/latitude-video-institucional/
 

 
Informações à imprensa:
 
Agência  Guanabara
Diego Sierra –  diego@agenciaguanabara.com.br
Laila Abou – laila@agenciaguanabara.com.br
(11) 3062 6399