MAIS EXPORTAÇÃO: HOMENAGEM A EMPRESAS DE TODOS OS PORTES



MAIS EXPORTAÇÃO: HOMENAGEM A EMPRESAS DE TODOS OS PORTES

 

Quatro empresas de diferentes portes (micro, pequena, média e grande) foram homenageadas pela Apex-Brasil no evento Mais Brasil no Mundo, realizado ontem (10/12) em São Paulo. São empresas que se destacaram pelo excelente desempenho nas exportações registrado em 2015.

 

Dentro da base de mais de 11 mil empresas atendidas pela Agência, as homenageadas foram escolhidas com base em critérios como: quantidade de anos consecutivos como exportadoras; ampliação do valor exportado; taxa de crescimento do valor exportado em relação a 2014; ampliação de destinos atendidos; e nível de engajamento nas ações da Apex-Brasil.

 

Vinculada ao Projeto Setorial Brazil Gems And Jewelry, desenvolvido em parceria com o IBGM, a Empire Industries atua no segmento de pedras preciosas e semipreciosas, com destaque para o topázio azul. Homenageada na categoria microempresa, a Empire faz parte do projeto desde 2014, e seu desempenho chama a atenção: ampliou suas exportações em mais de 670% e a quantidade de países-destino em 50% neste ano.

 

“É muito bom estar aqui e também uma grande responsabilidade já que no setor de gemas, a maioria absoluta de empresas são pequenas e vários deles fizeram tanto quanto eu e também poderiam estar aqui, de forma que fico muito honrado pela escolha. O apoio da Apex-Brasil para nós é aglutinador, traz a contrapartida do empresariado e tem dado resultados efetivos para o Brasil”, declarou André Luiz da Silva, presidente da empresa.

 

Precursora no mercado de arte brasileira e importante para o desenvolvimento e consolidação da arte contemporânea no país, a Galeria Raquel Arnaud recebeu a homenagem na categoria pequena empresa. Criada em 1973, tem foco no segmento da abstração geométrica e deu atenção especial às investigações da arte contemporânea: arte construtiva e cinética, instalações, esculturas, pinturas, desenhos e objetos. Atualmente representa artistas reconhecidos nacional e internacionalmente, como Waltercio Caldas, Carlos Cruz-Díez, Arthur Luiz Piza, Sérvulo Esmeraldo, Iole de Freitas, Cassio Michalany, Maria Carmen Perlingeiro, Carlos Zilio e Tuneu.

 

“Agradeço essa homenagem que vem pelo trabalho que nós fazemos pela cultura brasileira. Como galerista e membro da ABACT, vejo que o apoio da Apex-Brasil tem trazido para nós um grande impulso na divulgação cultural nas feiras e em todos os lugares por onde passamos”, afirmou Raquel Arnaud.

 

Já na categoria empresa de médio porte, a homenageada foi a Cipatex, que teve aumento de quase 600% no valor exportado até outubro deste ano. A empresa atua nos setores de plástico, químico e não-tecidos e fornece a diversos segmentos de mercado como: calçados, bolsas e acessórios, utilidades domésticas, impermeabilização, móveis, vestuários, automotivo, puericultura, esporte e lazer, brindes, escolar e comunicação visual. Em seu planejamento estratégico, determinou que a internacionalização é uma de suas prioridades, por isso está capacitando suas equipes com a plataforma Passaporte para o Mundo, criada para apoiar as pequenas e médias empresas.

 

“Gostaria de parabenizar a Apex-Brasil pelo reconhecimento ao empresariado nacional por meio deste evento. Em 2015 colhemos excelentes resultados no mercado externo, fruto de trabalho de internacionalização que vem sendo desenvolvido ao longo dos anos e para o qual temos tido o apoio da Agência”, afirmou Fabiano Bianchi, diretor comercial da Cipatex.

 

Principal empresa brasileira no setor aeronáutico, a Embraer foi a homenageada na categoria grande empresa. Integrante dos Projetos Setoriais Brasil Defense, em parceria com a Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE), e Brazilian Aerospace Cluster, em parceria com o Centro de Competitividade e Inovação do Cone Leste Paulista (Cecompi), a Embraer ampliou em 8,8% suas exportações e em 2% seus destinos, chegando a 64 mercados internacionais.

 

“Na visão da Embraer, a Apex-Brasil é uma Agência que tem executado com especial competência e profissionalismo a tarefa de apoiar as empresas em seu processo de inserção internacional e internacionalização de suas atividades. A Embraer é uma empresa que tem 90% de sua força de trabalho no Brasil e mais de 85% das receitas oriundas da exportação. Isto é resultado de um resiliente esforço de internacionalização que começou nos idos dos anos 70. Agradecemos a Apex-Brasil e a todos os esfoçros do governo nacional de esforço para criação de um Brasil mais competitivo e global”, finalizou Luis Carlos Affonso, Chief Operating Officer (COO) da unidade de negócios da Aviação Comercial da Embraer.