AUMENTA O INTERESSE EM PERSONALIZAR SERVIÇOS E PRODUTOS DE SAÚDE E BELEZA
A crescente curiosidade das pessoas sobre sua composição genética e o aumento do interesse em personalizar os serviços e produtos de saúde e a beleza estão impulsionando a demanda por kits de DNA “caseiros”. Essa movimentação é uma tendência chamada de “It’s In My DNA” (Está No Meu DNA, em tradução livre), segundo o estudo "Top 10 Global Consumer Trends for 2018" da consultoria Euromonitor International.
Segundo Alison Angus, head da pesquisa de Lifestyles da Euromonitor International e autora do relatório, os consumidores-alvo dessa tendência vão desde aqueles que apenas se preocupam em estar bem até aos que procuram entender suas origens e aos fanáticos por nutrição e pela vida fitness.
“Surgiu uma nova onda de empresas que possuem como objetivo oferecer aos consumidores descobertas genéticas relacionadas à sua saúde, fitness e nutrição como um todo. Essas empresas identificam genes que afetam a massa muscular, a resistência, a capacidade de queimar gordura e o metabolismo. Elas podem dizer o grau de tolerância dos consumidores à cafeína e se eles têm probabilidade de serem intolerantes à lactose ou apresentarem deficiência em certos tipos de vitaminas. Com base nas descobertas, algumas empresas oferecem ainda planos personalizados de treinamento e nutrição. Outras combinam testes genéticos com outros métodos para dar uma visão geral melhor da saúde”, comenta Angus.
Segundo Angus, os testes de DNA são atraentes para os clientes que genuinamente estão preocupados com o risco de desenvolver certas doenças hereditárias (como a BRCA1 / BRCA2 associadas ao câncer de mama e de ovário) e também para aqueles que querem apenas descobrir novos parentes ou fazer melhorias no estilo de vida com base nos resultados da saúde.
“O mercado ainda enfrenta obstáculos, como as regulamentações específicas e o conhecimento ainda limitado da indústria com respeito ao efeito da maioria dos SNPs (polimorfismos de nucleotídeos únicos – variações da sequência de DNA). Por ora, as empresas precisarão ser claras e francas com os consumidores sobre as limitações dos resultados ou arriscam perder a confiança deles. No entanto, as coisas estão melhorando no âmbito regulatório. Em 2017, nos EUA, o FDA emitiu uma decisão histórica que reverte a proibição da empresa 23andMe de comercializar a análise de risco de doenças diretamente aos consumidores. É provável que isso abra consideravelmente a base de consumidores no que já é o maior mercado do mundo em testes de DNA”, finaliza Angus.
Para ter acesso ao relatório na íntegra, faça o download:
• Em inglês: http://bit.ly/2rlmN05
• Em espanhol: http://bit.ly/2Dj6KBv
Sobre a Euromonitor International
A Euromonitor International é uma empresa global de pesquisa e consultoria sobre o mercado de bens de consumo e serviços. Com sede em Londres e mais de 40 anos de atuação, é líder no fornecimento de inteligência de negócios e análise estratégica de mercado para empresas em todo o mundo. Oferece soluções de pesquisa customizada e publica anualmente informações sobre desempenho e tendências de 30 setores em 100 países, além de agregar dados demográficos e socioeconômicos de países e consumidores.