MARATONA MUDE CELEBROU DESIGN BRASILEIRO DE CALÇADOS



MARATONA MUDE CELEBROU DESIGN BRASILEIRO DE CALÇADOS

A terceira edição da Maratona MUDE, evento realizado pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), ficará para a história do setor calçadista nacional. Nos dias 14 e 15 de outubro, o BarraShoppingSul, em Porto Alegre/RS, sediou uma batalha criativa e uma maratona de palestras e oficinas que formaram um caldeirão de moda, design, inovação e muita informação.

 

Vencedora da batalha criativa de 24 horas, a equipe Rosa, composta por Rômulo Henrique da Silva, William Raí da Luz, André Cézar Gossler e Paula Raquel da Silva Flores, apresentou três protótipos de calçados inspirados na ideia de liberdade, representada pela polifonia das diversas vozes da sociedade brasileira. Do primeiro ao terceiro calçado, foi possível observar os metais se libertando da pele e as amarras se afrouxando. Com cores mais neutras, amarrações e spikes, a equipe contou uma história que vai do inconformismo, das vozes contidas representadas por spikes escondidos, até a disrupção, quando os spikes ficam aparentes e as amarrações são soltas.

 

Para o renomado estilista e mentor da batalha criativa, Dudu Bertholini, todas as equipes saíram vencedoras. Para ele, foi uma decisão difícil, que levou em consideração o tema da polifonia, a brasilidade, a estética e a usabilidade do calçado. Ele também elogiou a experiência que viveu nos dois dias de Maratona. "Foi difícil saber se eu estava ensinando ou aprendendo", relatou.

 

O gestor de Projetos da Abicalçados, Cristian Schlindwein, destacou que o evento, mais uma vez, buscou reforçar o seu propósito como projeto, colocando o design brasileiro de calçados em destaque, reconhecendo os talentos criativos e acreditando na mudança de cultura em prol de uma nova indústria calçadista. “Estimular profissionais com conteúdo inspiracional e experiências criativas compõe uma parte dos dois dias do evento, mas com certeza o ponto alto é o estímulo ao empreendedorismo e ao foco sobre o processo criativo da indústria calçadista apresentada na batalha criativa de 24 horas. Todas as quatro equipes assumiram o desafio com muito talento, criando histórias muito consistentes, aliando a técnica à criatividade”, comentou o gestor.

 

Batalha Criativa

Foram 24 horas intensas de batalha criativa, ora no corredor central do BarraShoppingSul, ora na fábrica conceito instalada no Centro de Eventos do shopping. Tendo início às 10 horas do dia 14, com o acionamento do cronômetro que marcava um longo dia/noite pela frente, o desafio só terminou às 10 horas do dia seguinte, com competidores igualmente cansados e felizes com os resultados. A apresentação das equipes, iniciada às 14 horas do dia 15, encheu os olhos dos jurados Dudu Bertholini, Fabia Bercsek, Renan Serrano, Divina Raio Laser e Paulo Borges.

 

A vida como inspiração

Além da batalha criativa, o evento contou com uma programação intensa de conteúdo, com palestras, oficinas, exposição, discotecagem, ações de live painting e realidade virtual. A programação de conteúdo, que teve 13 palestras e sete oficinas práticas, foi ministrada concomitantemente à batalha criativa, no Centro de Eventos do BarraShoppingSul.

 

Abrindo a parte de conteúdo, Patricia Viera foi a primeira a entrar na arena da Maratona MUDE. Na oportunidade, a estilista contou um pouco da sua ligação e história com a moda. Ingressando no mercado em 1973, a profissional contou a sua trajetória de dificuldades e sucessos decorrentes da abnegação e paixão pelo trabalho criativo como forma de inspiração para o público presente. Na esteira da inspiração através do exemplo, o segundo palestrante foi Apolinário, criador da marca Cem Freio. "Desenvolver vestuários é desenvolver microarmaduras. São ferramentas para que as pessoas se munam das suas verdades", disse.

 

Ainda na parte da manhã, o sotaque português invadiu a arena da Maratona MUDE. O palestrante Mario Vianna, consultor na M360, consultoria de marketing e varejo, destacou a importância de se adotar um Plano de Marca que leve em consideração os aspectos de comunicação contemporânea, sempre com autenticidade. “A marca de sucesso, em primeiro lugar, precisa ter um DNA para desenhar um plano”, frisou.

 

O dia de palestras ainda contou com exposições da designer Juliana Jabour, que destacou sua experiência na área; da diretora de redação da revista Glamour, Mônica Salgado, que discorreu sobre a importância cada vez maior do engajamento on-line; da consultora de moda e apresentadora Maria Prata, que contou casos ocorridos na sua carreira e como ela se transformou com o correr dos anos; e um bate-papo com os empreendedores Anthony Nathan (da ÖUS), Vinicius Dapper (de marca homônima) e Vinícius Pinto (da Elef Shoes). O primeiro dia foi brindado com a realização da quarta edição da Art Battle, vencida pelo artista Celo Pax.

 

Segundo tempo

Nomes de peso também estiveram na arena no segundo dia de Maratona MUDE. Há 11 anos à frente da redação da Vogue Brasil, Daniela Falcão abriu os trabalhos. A profissional contou sobre os bastidores da rotina de uma jornalista de moda de grande veículo. “Você precisa estar em muitos lugares ao mesmo tempo, muitos desfiles, saber fazer a própria maquiagem e dormir 5 horas por noite. É uma boa rotina, mas cansativa”, destacou. Segundo ela, outro pré-requisito fundamental para uma jornalista de moda de sucesso é ter boa memória.  “A cada temporada, são mais de 13 mil looks apresentados”, contou. Daniela também falou sobre as mudanças que ocorreram na última década: de slides que levavam um mês para chegar à câmera digital, “a revolução tecnológica é transformadora”.

 

Na sequência, Sandra Boccia, diretora da marca Pequenas Empresas & Grandes Negócios, falou sobre o empreendedorismo, com foco no empreendedorismo feminino. “As mulheres ainda sofrem muita discriminação numa sociedade machista. Quando empreendedoras, em muitos casos, têm dupla jornada de trabalho”, destacou. Segundo ela, a mulher tem muitas vantagens sobre os homens quando o assunto é empreendedorismo, mas ainda mistura muito a pessoa física com a jurídica. “É um erro que precisa ser corrigido”, destacou.

 

A maratona de palestras contou ainda com intervenções do estilista da Trendt e Biosoftness, Renan Serrano; do criador do São Paulo Fashion Week, Paulo Borges; da drag Queen Divina Raio Laser; e da estilista Fábia Becsek. Durante os dois dias também foram ministradas oficinas práticas do Istituto Europeo di Design (IED), Usefashion, Nelly Rodi, e ÖUS.

 

A Maratona MUDE foi uma realização da Abicalçados e da Apex-Brasil, através do programa Brazilian Footwear, e teve patrocínio da Couromoda, Francal Feiras, Colorgraf, BarraShoppingSul e Burn Energy Drink. A parceria foi do Centro de Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Usefashion, Koralle, Paxart, IED, ArtBattle, Mespper e Camaleoa.