MARATONA MUDE CRIA OPORTUNIDADE DE EMPREENDEDORISMO



MARATONA MUDE CRIA OPORTUNIDADE DE EMPREENDEDORISMO

 

A Batalha Criativa da Maratona MUDE está com inscrições abertas até o dia 25 de agosto. O evento, realizado pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) em conjunto com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), chega à sua terceira edição e está programado para ocorrer nos dias 14 e 15 de outubro, no BarraShoppingSul, em Porto Alegre/RS. A iniciativa pioneira no setor calçadista nacional prevê, além da Batalha Criativa, uma programação de conteúdo diversificada e que tem tudo a ver com o tema da campanha deste ano: a polifonia da Moda.

 

Além das tradicionais atrações, que reúnem centenas de participantes para o evento em Porto Alegre/RS, um bem intangível é a principal estrela da Maratona MUDE: o espírito inovador do Design brasileiro. E foi com esse espírito que uma das vencedoras da Batalha Criativa do ano passado, Miriam Magalhães, criou a marca Rurban. “Queremos resgatar a capacidade criativa do setor calçadista brasileiro. Somos uma marca de calçados diferenciada no mercado, através de uma modelagem criativa, confortável e com acabamento apurado”, conta a designer, que está em fase do desenvolvimento dos protótipos dos calçados e deve lançar a marca para o mercado ainda este ano.

 

Ela conta que a Maratona MUDE foi uma alavanca importante rumo ao empreendedorismo, rumo à atitude de fazer o que gosta e acredita. “A Maratona foi uma experiência única”, diz. Além da experiência, a iniciativa, assim como será neste ano, rendeu R$ 20 mil em premiação para a equipe Rosa, que venceu a Batalha e que tinha, ao lado de Miriam, Anderson Soares, José Dilceu dos Santos e Denise Maders. O valor, assim como o networking proporcionado pelo evento, foi fundamental para dar seguimento ao sonho de Miriam.

 

Mudança de cultura

Para Miriam, a Maratona MUDE surgiu em um momento decisivo para mudar a realidade do setor calçadista brasileiro, injetando sangue novo na atividade através das possibilidades infinitas da aplicação da inovação em Design. “A Maratona trouxe um ar fresco, ideias novas para o calçado brasileiro, para provar que nós sabemos sim fazer calçados e lançar novos conceitos no mercado”, destaca a empreendedora, que no São Paulo Fashion Week do ano passado fez o desenvolvimento para três marcas, de Gloria Coelho, Ratier e Wagner Kalieno, além de auxiliar no desfile do estilista João Pimenta, mentor da Batalha vencida pela equipe de Miriam.

 

Maratona de 2016

A Maratona MUDE de 2016 está com inscrições abertas até o próximo dia 25 de agosto. Gratuitas, as inscrições são para equipes de quatro pessoas que, sendo selecionadas, irão disputar a Batalha Criativa durante 24 horas ininterruptas na área central do BarraShoppingSul. As equipes que produzirem os três melhores protótipos de calçados levarão para a casa a premiação de R$ 20 mil. As inscrições podem ser realizadas no site www.maratonamude.com.br.

 

Multidisciplinaridade

O consultor de Design Estratégico da Abicalçados, Dario Henke, aconselha que as equipes inscritas tenham profissionais multidisciplinares, que saibam executar todos os processos para a produção de um calçado. Os grupos inscritos até o dia 25 serão selecionados por uma comissão de especialistas no dia 12 de setembro. A Maratona MUDE é uma realização da Abicalçados no âmbito do Brazilian Footwear, programa de apoio às exportações de calçados mantido em parceria com a Apex-Brasil. Os patrocínios são da Couromoda e da Francal Feiras.