MARCAS BRASILEIRAS PARTICIPAM DAS FEIRAS WHO’S NEXT, PREMIERE CLASSE E BIJORHCA EM PARIS
Um grupo de nove marcas brasileiras desembarca em Paris para participar de feiras de moda, que acontecem no mês de janeiro em Porte de Versailles. Entre os dias 19 e 22 de janeiro, as marcas Artéria, Catarina Mina, Cecilia Prado, Gilda Lacerda, Gissa Bicalho, Maria Sanz e Vert marcam presença na Who’s Next e Premiere Classe.
Pela primeira vez na feira, Catarina Mina pretende ampliar seu conhecimento sobre o mercado internacional. “Esperamos fazer muitos contatos, adquirir conhecimentos sobre os potenciais mercados e amadurecer os processos e a presença da marca na internacionalização”, conta Celina Hissa, diretora criativa e fundadora da marca. Atualmente, a marca cearense exporta para os Estados Unidos, Trindade e Tobago, México, Argentina, Chile, Inglaterra, Portugal e Japão.
A Artéria, marca sustentável de bolsas e acessórios, também estará na Who’s Next pela primeira vez. Segundo a designer Elene Veguin, a feira traz a oportunidade de aumentar a participação da Artéria no mercado internacional, em especial o europeu e asiático, através de vendas B2B.
No mesmo espaço, as marcas Maria Dolores Design e Trois Design apresentam suas coleções na Bijorhca, feira dedicada a bijuteria, joalheria, relojoaria e acessórios.
A participação das marcas conta com o apoio dos programas de internacionalização da Abit e da Abest, respectivamente o Texbrasil (Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira) e o Fashion Label Brasil, ambos realizados em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).
Sobre a ABEST
Criada em 2003, a Associação Brasileira de Estilistas tem como objetivo fortalecer e promover o design e a moda brasileira. Sua principal proposta é auxiliar o desenvolvimento de marcas brasileiras de alcance internacional e garantir a autenticidade e criatividade de cada uma delas, além de divulgar o estilo de vida do Brasil, contribuindo assim para o crescimento de todos os segmentos vinculados à moda. Atualmente a ABEST, que não tem fins lucrativos, conta com 120 marcas de todo o Brasil que exportam produtos para 57 países. Além disso, executa constantemente ações estratégicas para ampliar a penetração em novos mercados do globo e estreitar relações com os já conquistados.
Sobre o Fashion Label Brasil
Fashion Label Brasil é o Programa de Internacionalização da Moda Brasileira de Valor Agregado, da Associação Brasileira de Estilistas, criado há mais de 10 anos em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). Sua proposta é posicionar a moda brasileira no exterior, valorizando a imagem de um Brasil inovador e contemporâneo. O programa conta com atividades estratégicas e de promoção comercial para os diversos segmentos da moda brasileira, auxiliando-os na ampliação de sua atuação no mercado internacional.
Sobre a Abit
A Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), fundada em 1957, é uma das mais importantes entidades dentre os setores econômicos do País. Ela representa a força produtiva de 33 mil empresas instaladas por todo o território nacional, empresas de todos os portes que empregam mais de 1,6 milhão de trabalhadores e geram, juntas, um faturamento anual de US$ 36,2 bilhões.
Sobre o Texbrasil
O Texbrasil, Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira, foi criado em 2000 pela Abit em parceria com a Apex-Brasil, com o objetivo de apoiar e preparar as empresas das indústrias têxtil e de confecção interessadas em comercializar seus produtos em outros países. Desde seu lançamento, mais de 1,5 mil empresas utilizaram os serviços do Programa, entre eles encontro com compradores e jornalistas internacionais, participação em feiras e eventos em todo o mundo, ações de capacitação em inovação, sustentabilidade e design, e realização de pesquisas e prospecções de mercado.