MARCAS BRASILEIRAS VÃO À FEIRA DE FRANQUIAS NO MÉXICO



MARCAS BRASILEIRAS VÃO À FEIRA DE FRANQUIAS NO MÉXICO

A ABF (Associação Brasileira de Franchising) e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) promovem uma missão de empresários do franchising brasileiro à 40ª Feira Internacional de Franquias do México (FIF), que será realizada de 9 a 11 de março na capital mexicana. Considerada uma das principais feiras de franquias das Américas, a FIF 2017 reúne 380 marcas expositoras e a expectativa dos organizadores é que o evento receba cerca de 35 mil visitantes.

A missão faz parte do Programa Franchising Brasil, uma parceria entre ambas as instituições. No estande do País, os visitantes terão a oportunidade de conhecer as marcas Habib’s, LUG’s, Ortoplan, Patroni Pizza e Smart Fit / Bio Ritmo, cuja participação foi divulgada antecipadamente aos visitantes pré-cadastrados no evento.

De acordo com Claudio Tieghi, diretor de inteligência de mercado, relacionamento e sustentabilidade da ABF, “as redes de franquia brasileiras têm demonstrado maior interesse em se internacionalizar, participando de eventos como a FIF, para conhecer os diferentes mercados, buscando desenvolver planos estruturados de negócios customizados para cada país. As similaridades culturais como idiomas, hábitos de consumo e de negócios, entre outros aspectos, contribuem para acelerar o processo de expansão das marcas brasileiras”, observa.

O programa da delegação ABF/Apex-Brasil inclui reuniões previamente agendadas com os principais grupos operadores de franquias internacionais no México, com destaque para os segmentos de Alimentação, Moda e Beleza, e visitas aos mais importantes shoppings da cidade. A missão envolve, ainda, rodadas de negócios entre as empresas brasileiras e potenciais investidores mexicanos, visitas técnicas a redes de referência no País e um encontro da delegação no Consulado Brasileiro.

Segundo levantamento da ABF, atualmente 13 redes brasileiras atuam no México nos segmentos de Casa e Construção (31% de participação), Moda (23%), Serviços Educacionais (15%), Alimentação, Comunicação, Informática e Eletrônicos, Hotelaria e Turismo, e Saúde, Beleza e Bem-Estar, todos com 8% de participação no mercado local. As marcas brasileiras, associadas à ABF, presentes no México são: Carmen Steffens, CCAA, Chilli Beans, Havaianas, iGUi, Information Planet, Louyt, Smart Fit e Spoletto.

 

O franchising no México

Mais de 1.000 marcas compõem o mercado de franquias mexicano, sendo 80% delas de conceitos nacionais. O principal segmento é o de Alimentos e Bebidas, que reúne mais de 350 redes e 9 mil unidades. Já o segmento de Educação, Capacitação e Coaching (Treinamento) é o que mais cresce no País atualmente.

O franchising no México é um setor em desenvolvimento. Apenas 8% das empresas franqueadoras que operam no País têm mais de 100 unidades e mais de dez anos de atuação, e 25% são franquias de baixo investimento. Nação da América do Norte com cerca de 127 milhões de habitantes, o México registrou 2,4% de crescimento do PIB em 2016. A inflação mexicana ficou em 3,36% no ano passado e a taxa de desemprego, em 4,1%.

 

Sobre a ABF

A ABF – Associação Brasileira de Franchising é uma entidade sem fins lucrativos, criada há 29 anos para divulgar, defender e promover o desenvolvimento sustentável, técnico e institucional do modelo de negócio denominado como Franchising/Franquia. Sendo assim, a instituição reúne todas as partes envolvidas na franquia – franqueadores, franqueados, consultores e prestadores de serviços – para garantir e disseminar as melhores práticas da indústria do franchising no Brasil. Entre as funções desempenhadas pela entidade estão orientar o investidor como pesquisar corretamente uma franquia, indicar leituras especializadas e fornecer dados sobre as empresas franqueadoras no Brasil e no exterior. Para as empresas interessadas em expandir seus negócios por meio do sistema de franquia, a ABF indica quais ações são necessárias para formatar o negócio, assim como relaciona profissionais de consultoria em Franchising para auxiliarem o processo.

Mais informações: www.abf.com.br e www.portaldofranchising.com.br.

 

Sobre a Apex-Brasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência apoia 12.000 empresas em 80 setores da economia brasileira, que por sua vez exportam para cerca de 200 mercados. A Apex-Brasil também desempenha um papel fundamental na atração de investimento estrangeiro direto (IED) para o Brasil, trabalhando para identificar oportunidades de negócios, promovendo eventos estratégicos e prestando apoio a investidores estrangeiros interessados em alocar recursos no Brasil.

 

Informações para a Imprensa:

Tel.: (11) 5105-7171

 

Debora Freire: debora@dfreire.com.br

Rafael Machado: rafael@dfreire.com.br

Regina Teixeira: regina@dfreire.com.br

Fabíola França: fabiola@dfreire.com.br

Marina Valeriano: marina@dfreire.com.br