MEDIAMORFOSIS: IMPACTO DA TECNOLOGIA NA PRODUÇÃO DE CONTEÚDO



MEDIAMORFOSIS: IMPACTO DA TECNOLOGIA NA PRODUÇÃO DE CONTEÚDO

Os desafios trazidos pela era digital são muitos e iniciativas que se propõem a dividir experiências, apresentar casos de sucesso e contribuir para a criatividade e inovação são bem-vindas. Com convidados que têm muito a acrescentar entre os palestrantes, o Mediamorfosis chega para debater os impactos da tecnologia na forma como se produz e se consome conteúdo nesse novo contexto. O evento está marcado para os dias 15 e 16 de setembro, na Unibes Cultural, em São Paulo.

O Mediamorfosis Brasil acontece na Unibes Cultural, em Pinheiros, e é uma realização do Brazilian Content, projeto de exportação da BRAVI em parceria com a
Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Entre os temas a serem abordados estão realidade aumentada, realidade virtual, conteúdo mobile, web, redes sociais, novas plataformas e meios digitais.

O diretor e curador do Mediamorfosis, o argentino Damián Kirzner, que tem mais de 25 anos de experiência em cinema, rádio e TV. A série Fugitivos (2000), uma adaptação da produção Wanted, do Reino Unido, foi um divisor de águas na carreira de Kirzner, que passou a ser visto como referência em conteúdo transmídia, produzido em plataformas múltiplas. No evento, Kirzner falará sobre sua experiência no jornal La Nación, onde exerceu a função de Gerente de Desenvolvimento Audiovisual e Transmidia nos últimos dois anos. Já Sara Bozanic, diretora do Instituto de Design Transmedia, cuja sede fica na Eslovênia, tratará do design transmídia e de como é possível contar boas histórias em plataformas diferentes, extraindo e explorando o potencial de cada uma delas. Ainda no espectro da transmídia, confirmou seu posto no painel a cineasta peruana Rosemarie Lerner, sócia e diretora da produtora Lucida Media, que se dedica a documentários.

Christian Bennett, diretor global de Audiovisual do periódico britânico The Guardian, também está confirmado na plenária. A audiência do site do jornal, que desde o lançamento das suas edições digitais para os Estados Unidos e Austrália viu o número de visitantes-mundo subir para mais de dois terços do total, é tema de sua apresentação.

A experiência das iniciativas na área digital e os desdobramentos delas nos negócios da Skydance Interactive, que desenvolve a tecnologia da realidade virtual para games e consoles da Skydance Media, será abordada pelo SVP da empresa, Spencer Hunt. Também da área de games, Nick Fortugno tratará de storytelling para jogos, assunto que é sua especialidade. Fortugno é professor de design de games na Parsons, em Nova York, e diretor criativo da Playmatics, empresa que trabalha no nicho de desenvolvimento de jogos, experiências de usuário, aplicativos para redes sociais e plataformas on-line.

Hal Kirkland vai trazer sua experiência como diretor de VR ao Mediamorfosis. Multipremiado, fundou a empresa Audio Tour Hack, que tem entre suas missões mudar a forma como exposições de arte são percebidas, com percursos alternativos de audiointeratividade. Julie Andem, diretora e roteirista da série SKAM, sucesso absoluto na Noruega exibido pela TV pública NRK, também participa do evento. Mari Magnus, responsável pela coordenação e edição do conteúdo web da série, que conta com mensagens de texto e posts em redes sociais dos próprios personagens, se junta à discussão.

Entre os palestrantes brasileiros, estão confirmadas a presença de Fernanda Fronterotta, líder da Cloud Video da IBM, que abordará como a inteligência artificial tem afetado a relação com a mídia; Eduardo Brandini, Head de Media e Entretenimento do YouTube, que dividirá a mesa com Nelson Botega, da Rede Snack, para discutirem sobre o poder do vídeo online e a força dos influenciadores digitais. Também estarão no evento Edson Ferrão, Head de Estratégias Digitais do Grupo Abril, Rafael Ferrari, especialista em jogos imersivos e Ricardo Laganaro, referência no Brasil quando o assunto é realidade virtual.

Criado na Argentina, a primeira edição do evento no Brasil aconteceu em agosto de 2015 como uma iniciativa do Brazilian Content de ampliar seu escopo de atuação, abrangendo assuntos que vão além da produção exclusivamente para a televisão. As discussões propostas no Mediamorfosis interessam a profissionais e estudantes das indústrias de comunicação, tecnologia, publicidade e audiovisual.

Os ingressos já estão disponíveis para compra online.

Serviço

Mediamorfosis Brasil – 2ª edição

Data: 15 e 16 de setembro

Horário: das 10h às 18h

Local: Unibes Cultural

Endereço: Rua Oscar Freire, 2.500, São Paulo

 

Sobre o Brazilian Content

O Brazilian Content é o programa internacional da Brasil Audiovisual Independente (BRAVI), criado em 2004 e realizado em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Com o objetivo de promover o conteúdo audiovisual independente no mercado internacional, o Brazilian Content viabiliza parcerias entre empresas brasileiras e estrangeiras (por meio de coproduções, vendas e pré-vendas para canais de TV, internet, telefonia celular e mídias digitais). O Brasil hoje é considerado um importante mercado no cenário internacional e integra o plano de negócios de coprodução de inúmeras TVs e produtoras.

Sobre a Brasil Audiovisual Independente (BRAVI)

A BRAVI reúne produtoras independentes de conteúdo audiovisual para televisão e mídias digitais e possui mais de 600 associados em 18 unidades da Federação, nas cinco regiões do Brasil. Fundada em 1999, a associação atua fortemente para o desenvolvimento do mercado audiovisual brasileiro e representa o setor em diversos fóruns de debates públicos e privados. Com uma estrutura profissional e reconhecida representatividade nacional, a BRAVI também participa ativamente das regulamentações do mercado audiovisual, incentivando a produção e novos modelos de negócios, além de oferecer capacitação especializada ao produtor independente. Por meio de relevantes parcerias institucionais, apoia a participação do empresário brasileiro no mercado audiovisual internacional.

 

Informações para a imprensa

2PRÓ Comunicaçãobravi@2pro.com.br
Myrian Vallone – myrian.vallone@2pro.com.br

Livia Scatena – livia.scatena@2pro.com.br

Ana Carolina Barbosa- ana.carolina@2pro.com.br

 

Tel. 55 (11) 3030.9400 /3030.9404

www.2pro.com.br
Twitter: @2procom

Agosto/201