MEDICA: VITRINE COM AS NOVIDADES DA ÁREA MEDICO-HOSPITALAR
Quarenta e sete empresas participantes do Brazilian Health Devices, projeto executado pela ABIMO (Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e Laboratoriais) em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), estarão pela 15ª vez na Feira MEDICA, principal evento internacional do setor de serviços e produtos médicos do mundo. Realizada em Düsseldorf, Alemanha, ela acontece entre os dias 14 e 17 de novembro.
Serão 39 empresas no pavilhão principal, quatro no Hall 3, de laboratórios, e outras quatro no Hall 4, de fisioterapia e ortopedia. Em 2015 as empresas participantes do pavilhão brasileiro fecharam aproximadamente 10 milhões de dólares em negócios oriundos da feira, provenientes de mais de 2.400 contatos.
Saiba mais sobre as empresas e os produtos que elas apresentarão na MEDICA:
Cardiologia
– A Corcam Tecnologia, companhia que desenvolve soluções tecnológicas para monitorar a saúde humana, participará pela primeira vez da MEDICA. As expectativas são grandes em função da feira ser realizada no hemisfério norte, com grande potencial de mercado para os produtos da família Nexcor, que conta com sistema de monitoramento autônomo e inteligente para acompanhamento da saúde do coração, capaz de detectar precocemente possíveis intercorrências cardíacas. Como novidade, a empresa apresentará o NX3L, que já obteve certificação, e dois novos produtos eHealth da Família Nexcor para monitoramento cardíaco remoto em fase final de desenvolvimento. A Família Nexcor é constituída por três produtos voltados ao monitoramento de pacientes cardíacos crônicos e cardiopatas, assim como para a finalidade de check-up. Trata-se de um line-up de tecnologia destrutiva, a qual possui SW residente capaz de efetuar de forma autônoma, remota e automática o ECG do usuário, através de eletrodos que capturam os sinais elétricos do coração. Algoritmos traçam o ECG a partir da interpretação dos sinais elétricos. O SW envia o ECG para um Centro de Monitoramento Nexcor, onde cardiologistas confirmam o diagnóstico e tomam ações para ajudar o usuário/paciente. A Corcam ainda não dispõe de produtos em utilização no mercado, porém recentemente iniciou sua estratégia “go to market”, com foco nos mercados do México, dos Estados Unidos e do Uruguai, após concluir os processos de registro e patentes junto às agências reguladoras Anvisa e FDA e obter patente nos EUA através do USPTO. No momento, há prospects em fase de negociação nos países citados. Em 2017, está prevista a abertura de uma filial nos Estados Unidos, visando a ampliar a estratégia de comercialização na América do Norte. No momento a empresa está analisando alternativas de localização no território.
Radiologia
A IBF (Indústria Brasileira de Filmes), especializada em produtos de radiologia e diagnóstico por imagem, esteve em oito edições da MEDICA. Com a próxima participação, a empresa espera recuperar parte do mercado perdido há dois anos por causa da alta inesperada nos custos das matérias-primas. As exportações de aparelhos de raios-x representam aproximadamente 5% das exportações da IBF, que é líder em chapas e filmes gráficos no Brasil e na América Latina. A empresa está entre os quatro maiores produtores de chapas offset do mundo e exporta seus produtos para mais de 70 países, nos cinco continentes.
Próteses
A HpBio, especializada em tecnologia de próteses cardíacas e cerebrais, participará pela 10ª vez da MEDICA. A empresa aposta no fechamento de algumas parcerias para o planejamento de introdução do Cateter de Monitorização de Pressão e temperatura Intracraniana no mercado europeu, que deve ocorrer em 2017. Além da prospecção de novos clientes para países em que já atua e os que ainda não atua. A HpBio irá apresentar o Smart PIC, monitor especialmente dedicado ao monitoramento de pressão e temperatura intracraniana. O produto é uma alternativa mais segura para a monitorização, pois não utiliza os aparelhos disponíveis no hospital, que frequentemente apresentam algum defeito devido à falta de manutenção. Com o lançamento do monitor, a HpBio passará a fornecer solução completa para a Monitorização da PIC com microssensor, muito simples de utilizar, sem a necessidade de calibração pré-implante do cateter e zeramento do monitor. Para o próximo ano, a empresa espera maior expansão do mercado com a finalização de alguns registros em países com grande potencial de consumo como Indonésia, Egito, Argentina e Rússia.
Ortopedia
– A Neoortho, especializada em produtos ortopédicos, está em sua quinta participação consecutiva na MEDICA e espera atrair mercados do leste europeu e países emergentes nos quais possa ser considerada opção viável de custo e benefício. Neste ano, a empresa apresentará sua linha completa de produtos com ênfase no lançamento do Parafuso Pedicular Canulado – Neospine. Trata-se de um implante de coluna que integra o portfólio já existente de implantes de parafusos pediculares da Neoortho, como uma opção para casos de baixa qualidade óssea, osteoporose e/ou deformidades congênitas. As exportações variam de 5% até 10% do faturamento anual da companhia. O ano de 2016 foi de boa expansão para a empresa – a influência do dólar auxiliou a flexibilização de preços e condições comerciais, com isso a Neoortho pôde ser mais atrativa aos mercados internacionais. Como meta para 2017, ela visa à consolidação no mercado latino-americano, atuando em todos os países da região.
– A Traumec possui amplo portfólio de produtos voltados para cirurgia crânio-maxilofacial, neurocirurgia e ortopedia. Neste ano, ela participará pela quinta vez da MEDICA. A empresa levará o que há de melhor em soluções para cirurgia maxilofacial e neurocirurgia, bem como espera encontrar muitos visitantes e bons contatos para realizar seu trabalho de prospecção e abertura de novos mercados. O destaque da Traumec ficará a cargo do NeuroEndoview Plus, instrumento (cânula) para acesso a lesões profundas do cérebro. Suas principais vantagens estão em iniciar a dilatação do cérebro por meio de um conjunto de dilatadores que proporcionará introdução menos agressiva do NeuroEndoview aos tecidos cerebrais, trazer mais agilidade e campo de visão para o cirurgião, além de oferecer a opção de um guia para ótica que permite ao cirurgião observar qualquer detalhe do tecido cerebral onde ele está operando e melhorar o pós-operatório para o paciente. O NeuroEndoview traz um formato cilíndrico e um conjunto de dilatadores que auxiliam na criação do orifício de entrada, sendo menos traumático se comparado a outros concorrentes que oferecem o produto em forma elíptica e sem a opção de dilatar o tecido cerebral antes da introdução. Este foi um ano de expansão para as exportações da companhia devido às novas certificações internacionais, como a ISO13485, Cofepris (México) e ARCSA (Equador). A proposta para 2017 está na consolidação do mercado sul-americano, sem descuidar das oportunidades no continente africano e no asiático.
Imagem
– A ESTEK Tecnologia em Produtos participará pela sétima vez da MEDICA. Como expectativa, a empresa visa abrir novos mercados, encontrar novos parceiros comerciais e fortalecer relações com os parceiros internacionais que também estarão na feira. O produto destacado durante o evento será o Facebox, um moderno equipamento para padronização de fotos da face dotado de ótica especial que evita reflexos, deformações e permite fotografia UV colorida das fluorescências (porfirina, etc.). Acompanhando a modernidade e tecnologia, o Facebox oferece adaptador para quase todos os smartphones, permitindo o uso de softwares livres. Além do Facebox, será apresentada a terceira geração do equipamento Carbtek Advanced, líder de mercado mundial em carboxiterapia. As exportações representam 10% do faturamento da empresa e, para 2017, a ESTEK pretende buscar novos mercados na União Europeia e continuar ampliando o comércio nos países árabes.
Móveis e equipamentos médico-hospitalares
– A Hospimetal, fabricante de móveis e equipamentos médico-hospitalares, participa desde 2004 da MEDICA e neste ano tem como expectativa gerar mais vendas no mercado internacional. A empresa destacará sua cama para adultos modelo HM 2002 D, que compete no mercado internacional com as grandes marcas do segmento. O produto possui cabeceira e peseira removíveis e estruturadas nas laterais em material injetado em poliuretano. Oferece controle digital com teclado de membrana blindado; dois controles digitais localizados em duas grades laterais existentes no dorso da cama, com acionamento interno e externo; um controle digital localizado na peseira com controle geral dos movimentos da cama, inclusive com travamento dos movimentos; PCR; e Trendelemburg com toque de comando único, entre outras qualidades.
Laboratório
– A Lupetec, fabricante de equipamentos para laboratório, participa desde 2014 da MEDICA. Neste ano, a empresa almeja conquistar mais distribuidores na Europa. As exportações significam 15% do seu faturamento atual. A última edição da feira superou as expectativas da empresa, com aumento de 100% nas vendas para o mercado externo.
– Será a quarta participação do Grupo Medical no evento. A empresa, especializada em soluções hospitalares, pretende desenvolver novos contatos internacionais durante a MEDICA. Como novidade, ela apresentará o Kit de Gastropexia , composto por sonda de gastrostomia percutânea GMI indicada para pacientes submetidos a gastrostomia temporária ou permanente. Enquanto o paciente apresenta incapacidade de alimentação orofaríngea, o dispositivo proporciona acesso gástrico aos alimentos e medicamentos. Aspectos como a fixação anatômica e a biocompatibilidade do silicone grau médico permitem conforto, segurança e melhoram a qualidade de vida do paciente. Com foco no mercado internacional, o Grupo planeja estar com a certificação CE e expandir sua participação no exterior.
Empresas brasileiras fora do pavilhão
Três empresas brasileiras já alcançaram voos mais altos e apesar de não fazerem mais parte do pavilhão brasileiro integram a comitiva do país na MEDICA. São elas a Carci, fabricante de produtos e soluções para fisioterapia que completa 50 anos em 2016; a Magnamed, referência na produção de ventiladores pulmonares de transporte, e a Fanem, fabricante de produtos para neonatologia com consistente atividade internacional, vendendo para mais de 100 países em todos os continentes e que leva à Alemanha produtos consagrados como a Duetto® 2386, primeiro equipamento brasileiro de funções híbridas para tratamento neonatal, entre outros. “As características do produto possibilitam às equipes [da área de] neonatais acesso fácil e rápido ao paciente e reduzem as situações de movimentação, melhorando as perspectivas do tratamento”, afirma Braulio Sumida, gerente de vendas da Fanem. O equipamento, que possui leito giratório e deslizante, foi desenhado de forma a minimizar os riscos de infecções e contaminações, evitar o acúmulo de sujidades e facilitar a assepsia.
O showroom da empresa contará ainda com outros produtos de cuidado intensivo, fototerapias, berço hospitalar e ressuscitador infantil.
SOBRE O BRAZILIAN HEALTH DEVICES
O Projeto Brazilian Health Devices, executado pela ABIMO em parceria com a Apex-Brasil, tem como missão fomentar as exportações das indústrias de artigos e equipamentos da área da saúde. Brazilian Health Devices é a marca que reúne as indústrias exportadoras do setor e as representa internacionalmente.
SOBRE A ABIMO
A ABIMO (Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios) é a entidade representante da indústria brasileira de produtos para a saúde que busca promover o crescimento sustentável do setor no mercado nacional e internacional.
SOBRE A APEX-BRASIL
A Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) tem a missão de desenvolver a competitividade das empresas brasileiras, promovendo a internacionalização dos seus negócios e a atração de investimentos estrangeiros diretos. A Apex-Brasil apoia, atualmente, mais de 12 mil empresas de 80 setores produtivos da economia brasileira, que exportam para mais de 200 mercados. A Agência também coordena os esforços de atração de IED (investimentos estrangeiros diretos) para o país.
Mais informações para a imprensa:
No Brasil: Dehlicom – Soluções em Comunicação Empresarial
Deborah Rezende | deborah@dehlicom.com.br | 11 4106 4127 | 9 7020 6159
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