MINC DIVULGA RESULTADO DEFINITIVO DO MICSUL 2016



MINC DIVULGA RESULTADO DEFINITIVO DO MICSUL 2016

O Ministério da Cultura (MinC) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) divulgaram, nesta quarta-feira (17), o resultado definitivo, após a análise de recursos, da fase de habilitação para seleção de profissionais que representarão o Brasil na 2ª edição do Mercado de Indústrias Culturais do Sul (Micsul), que será realizada em Bogotá, na Colômbia, entre os dia 17 e 20 de outubro. 
 
Criado para promover intercâmbio de conhecimento, produtos e serviços culturais e criativos, o Micsul é uma iniciativa dos ministérios da Cultura de 10 países da América do Sul, entre os quais Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Peru, Paraguai, Uruguai e Venezuela. 
 
No total, foram consideradas habilitadas 244 propostas, nas categorias de demandantes – representantes da cadeia produtiva – e ofertantes, profissionais (pessoas físicas) que irão apresentar seus produtos ou serviços. 
 
Os habilitados serão submetidos a um processo de seleção, que terá início nesta quarta-feira (17) e vai até o dia 31 de agosto. A divulgação da lista de propostas pré-selecionadas será no dia 1º de setembro, pelos sites do MinC e da Apex-Brasil. A interposição de recursos após a pré-seleção será feita nos dias 2 e 3 de setembro.
 
Ao final do processo, no dia 9 de setembro, serão divulgados os 61 profissionais (pessoas físicas) da cultura selecionados para participar do Micsul. Desse grupo, 10 são de artes cênicas, 10 de design, 10 de audiovisual (exceto jogos eletrônicos e animação), 10 do mercado editorial, 10 de jogos eletrônicos (games) e 10 de música. Também será escolhido um profissional que irá realizar um desfile de moda na abertura do evento. 
 
O Micsul contará com espaços para a concretização de negócios, realização de parcerias, construção de redes por meio de fóruns de discussão, rodadas de negócios, cafés setoriais, desfiles de moda, showcases de música e artes cênicas, estandes institucionais e sessões de pitching – nas quais são feitas apresentações curtas com objetivo de conquistar o interesse do investidor ou cliente.