MISSÃO COMERCIAL LEVA EMPRESAS DO ICV GLOBAL PARA A COLÔMBIA



 

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e o Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV-EAESP (GVces) organizaram entre os dias 15 e 18 de novembro uma missão comercial para algumas das micro e pequenas empresas (MPE) participantes do projeto Inovação e Sustentabilidade nas Cadeias Globais de Valor (ICV Global). Esta primeira viagem de campo teve como destino a Colômbia, um país identificado pela equipe da Apex-Brasil como mercado estratégico para essas MPE participantes do ICV Global.

 

"Esta missão nos revelou um país com muitas oportunidades e com um ecossistema de inovação bastante alinhado com o perfil das empresas participantes do ICV Global", explica Paulo Branco, vice coordenador do GVces, parceiro da Apex-Brasil na gestão do projeto ICV Global.

 

Sete das 31 MPE participantes desse ciclo do ICV Global participaram da missão à Colômbia – Banco de TecidosBio VeganEDB Polióis Vegetais do BrasilEngpisoHeide Extratos VegetaisLap Mosaicos, e Sigo Homeopatia. Essas empresas visitaram instituições de pesquisa, incubadoras de negócios inovadores e empresas nas cidades de Bogotá e Medellín.

 

No roteiro de viagem das empresas do ICV Global na Colômbia, que começou em Bogotá, elas participaram de rodas de conversa com representantes do setor privado, governo e sociedade civil, quando conheceram mais sobre a economia colombiana e o ambiente nacional para inovação e empreendedorismo. Na capital colombiana, os participantes também fizeram visitas ao varejo local. Em Medellín, os participantes conversaram com empreendedores e inovadores no hub de inovação Ruta N, além de visitarem o Grupo Nutresa e a Universidade EAFIT. Para os que puderam ficar em Medellín no final de semana, foi possível vivenciar um pouco das incríveis inovações sociais que estão em curso na cidade, como o sistema de mobilidade urbana e a integração das comunidades da periferia com o conjunto da cidade.  

 

“Participar dessa missão na Colômbia ampliou nossos horizontes”, afirma Rita Carmona, da Lap Mosaicos. “Conhecer o mercado para o qual deseja comercializar seus produtos é fundamental. Vivenciar a cultura, a inovação em todos os setores, o varejo e a forma de fazer negócios é vital para o sucesso do projeto de exportação de qualquer empresa”.

 

"A missão na Colômbia foi uma oportunidade para conhecer um país que tem alguns desafios semelhantes ao Brasil, mas que, apesar disso, segue crescendo 4 a 5% ao ano nos últimos tempos, com um foco em inovação e meio ambiente mais avançado do que vemos no Brasil", aponta Ricardo Tatesuzi de Sousa, diretor executivo da EDB Polióis Vegetais. "A Colômbia oferece oportunidades excelentes de negócio para as empresas brasileiras e de parcerias com organizações locais para aproveitar o potencial do país como ponte para o mercado consumidor dos Estados Unidos".

 

A missão também foi importante para que as MPE participantes do ICV Global prospectassem novas possibilidades comerciais no país. "Participar desta missão para a Colômbia foi uma grande oportunidade de aprendizado e contatos. Fomos com o coração aberto e espírito empreendedor para captar tudo de melhor para nossa empresa", dizem Ana Carolina e Rodrigo Heemann, empreendedores da Heide Extratos Vegetais. "Em cada palestra, pudemos constatar que o mercado colombiano está aquecido e buscando por soluções em diversas áreas, como a biotecnologia, nossa grande vocação".

 

Os participantes do ICV Global terão a oportunidade de participar ainda de uma segunda missão comercial, a ser organizada também pela Apex-Brasil e o GVces a partir da identificação de um mercado externo de interesse dessas empresas. Essa missão deve acontecer no primeiro trimestre de 2017.