MISSÃO DE BENCHMARKING EM INOVAÇÃO TRAZ NOVAS PERSPECTIVAS
Entre os dias 8 e 12 de maio, empresas brasileiras do setor têxtil e de confecção participaram da Missão de Benchmarking em Inovação para Frankfurt (Alemanha) – uma iniciativa da Abit, através do Programa Texbrasil, e em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). A ação contou com a participação de representantes da 2Rios Lingerie, Capricórnio Têxtil, Marisol S.A., Tecelagem Panamericana, Tremembé e Vicunha Têxtil para a 19ª edição do Simpósio Techtextil, e aos eventos Techtextil, um dos mais importantes no segmento de têxteis técnicos e tecnológicos do mundo, e Texprocess, líder em tecnologia de processos têxteis, acessórios e serviços para o setor.
Para Carlos Figur, do departamento de engenharia da Marisol S.A., o ponto alto da missão foi a reunião com os três especialistas de Indústria 4.0 do Senai Cetiqt, que realizaram uma apresentação com as principais inovações que mapearam nas feiras. “Durante a apresentação, tivemos a oportunidade de trocar experiências e debater alguns temas com os integrantes da missão, o que foi bastante produtivo”, comentou. Segundo ele, os conhecimentos adquiridos durante a missão ajudarão no processo de atualização tecnológica e desenvolvimento de novos produtos.
O presidente da 2Rios Lingerie, Matheus Fagundes, acredita que o networking gerado durante a missão permitirá à marca acelerar alguns temas de inovação já discutidos internamente, além de buscar novas possibilidades de desenvolvimento e coworking, com o objetivo de entregar soluções às clientes no Brasil e demais países em que empresa atua. Para ele, a visita ao Instituto de Tecnologia Têxtil (ITA), da Universidade de Aachen, foi extremamente importante: “pudemos visualizar a importância do setor têxtil também em outros segmentos como automobilístico e construção civil, que podem crescer muito nos próximos anos, e a feira de tecnologia e processos em Frankfurt abriu muitas discussões com relação máquinas e novas fibras para todos os segmentos”, contou.
Mário Galardo, da empresa do segmento de especialidades químicas para a indústria têxtil Tremembé, disse que foi importante constatar de perto em que direção caminha a indústria têxtil, principalmente verificando os diversos mercados em que estão inseridos os têxteis, passando pela construção civil, área de saúde, até a indústria aeronáutica. “Estamos certos de que nossos investimentos em acabamentos especiais estão no caminho certo e que devemos acelerar o possível nossos desenvolvimentos de produtos para coating”, afirmou.
SOBRE O TEXBRASIL
O Texbrasil, Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira, foi criado em 2000 pela Abit em parceria com a Apex-Brasil, para apoiar e preparar as empresas das indústrias têxtil e de confecção interessadas em comercializar seus produtos em outros países. Desde seu lançamento, mais de 1,2 mil empresas utilizaram os serviços do Programa, entre eles encontro com compradores e jornalistas internacionais, participação em feiras e eventos em todo o mundo, ações de capacitação em inovação, sustentabilidade e design, e realização de pesquisas e prospecções de mercado.