MISSÃO EMPRESARIAL AO VIETNÃ TRAZ ÓTIMOS RESULTADOS PARA O COURO



Seis empresas de curtumes brasileiras, ao lado de representantes do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), participaram da Missão Empresarial ao Vietnã. A comitiva brasileira visitou seis indústrias de calçados e artefatos em Hanoi e Ho Chi Minh, além de entidades representativas do Vietnã. O grupo também participou com estandes individuais da feira Shoes & Leather Vietnam. As atividades têm expectativa de gerar cerca de US$ 40 milhões em negócios. A iniciativa teve o apoio do Brazilian Leather, o projeto setorial para o incentivo às exportações de couros, realizado em parceria entre o CICB e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

 

A agenda da missão incluiu reunião com a Lefaso (entidade que organiza as ações de indústrias de calçados e artefatos no Vietnã), em que foram apresentados os planos de crescimento do país no setor para os próximos anos. Na Câmara de Comércio de Ho Chi Minh, o grupo de brasileiros pôde conhecer investimentos em infraestrutura e saber detalhes sobre a construção de duas zonas industriais para a produção de couros, com investimentos governamentais em abastecimento de energia e no tratamento de resíduos.  O grupo também foi recebido na residência da embaixadora do Brasil no Vietnã, Vitoria Alice Cleaver.

 

Além da concretização de vendas, a missão foi importante para o estabelecimento de novos contatos das empresas brasileiras com compradores do país, localizado no sudeste da Ásia. Como destaca o presidente executivo do CICB, José Fernando Bello, em todas as atividades os empresários brasileiros tiveram excelente recepção, com elogios ao couro brasileiro e “portas abertas” para conhecer processos, produtos e fechar negócios. “O incremento das parcerias entre a indústria coureira do Brasil e as indústrias de calçados e artefatos do Vietnã é promissor. A feira em que participamos teve resultados muito positivos para todos os expositores brasileiros, o que confirma nosso prognóstico”, afirma Bello, ressaltando que cada empresa firmou cerca de 40 contatos comerciais nesta viagem.

 

Em 2014, as exportações de couro do Brasil para o Vietnã cresceram cerca de 150% em volume e 85% em valores, em comparação com o mesmo período de 2013. 

 

 

Jéssica Fontoura

Jornalista

51 9313-3649 ou 51 3035-5946