MISSÃO EUA: ABRINDO PORTAS PARA OS MATERIAIS BRASILEIROS



MISSÃO EUA: ABRINDO PORTAS PARA OS MATERIAIS BRASILEIROS

Prospecção, conhecimento de mercado e muita informação. De 14 e 18 de agosto, empresas do setor de componentes para calçados participaram da Missão EUA, conhecendo presencialmente o mercado coureiro-calçadista norte-americano.

Iniciativa do By Brasil Components and Chemicals – projeto de incentivo às exportações executado em parceria entre a Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) e a e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) contou com a participação das empresas brasileiras CBM Moldes, FCC Indústria e Comércio, Isa Tecnologia e Matrizminas.

A Missão EUA passou pelas cidades de Las Vegas, Portland e Los Angeles. Em Las Vegas houve visita às feiras de calçados WSA Vegas e WSA Magic, e na Footwear Sourcing – feira de fábricas de private label e componentes. A comitiva também esteve na USA Dawgs, empresa fabricante de calçados injetados, e que manifestou interesse em expandir seus negócios e produção para o mercado brasileiro.

Em Portland, no estado do Oregon, o grupo verde e amarelo conheceu a NWshow, feira de componentes para o segmento de calçados esportivos que nasceu dentro da Nike e tornou-se uma das maiores do setor nos EUA, e um encontro na Prosper Portland – órgão de fomento que atua em expandir empresas para a região americana.

Ainda em Oregon, o grupo visitou o campus da Nike e seu centro de pesquisa e inovação de solados. Para a diretora executiva da Assintecal, Silvana Dilly, que acompanhou a missão, a ação foi além do conhecimento técnico e relacionamento.

“Além das empresas associadas participarem de ações de prospecção, as visitas guiadas a empresas como a Nike, por exemplo, trouxeram ao grupo a oportunidade de conhecer mais da estratégia de uma grande marca mundial. Durante as feiras também foi possível ver o perfil das empresas com que os brasileiros concorrem e analisar a maneira que países da Ásia, como Vietnã, Japão e Coreia estão presentes no mercado americano e como atuam para vender produtos para outro país. E claro, observar quais são os componentes competidores no mercado americano”.

A missão terminou em Los Angeles, lugar perfeito para pesquisar street style.

Sobre o By Brasil
www.bybrasil.org.br
www.facebook.com/bybrasilcc
Os fabricantes brasileiros que integram o setor de componentes interessados em ampliar suas relações comerciais com o mercado externo têm a oportunidade de participar, assim como outras 190 empresas, do projeto By Brasil Components and Chemicals, realizado pela Assintecal e pela Apex-Brasil, que pretende promover um bom desempenho das exportações e, consequentemente, do setor. O projeto possui soluções adequadas a cada nível de internacionalização, mantendo ao alcance das empresas ações de promoção comercial, inteligência, capacitação, entre outros. Para mais informações, entre em contato por meio do 
e-mail relacionamento@assintecal.org.br.

Sobre a Apex-Brasil
www.apexbrasil.com.br
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência apoia cerca de 11.000 empresas em 80 setores da economia brasileira, que por sua vez exportam para mais de 200 mercados. A Apex-Brasil também desempenha um papel fundamental na atração de investimento estrangeiro direto para o Brasil, trabalhando para identificar oportunidades de negócios, promovendo eventos estratégicos e dando apoio aos investidores estrangeiros interessados em alocar recursos no Brasil.

Sobre a Assintecal
www.assintecal.org.br
Há três décadas, a Associação Brasileira de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) atua diretamente na expansão de seu setor coureiro-calçadista. Seu trabalho é reconhecido pela força e diálogo com todas as esferas governamentais, pela consolidação do mercado internacional e pelo desenvolvimento em pesquisas e conteúdo de moda. A entidade responde por um setor que possui 3 mil empresas. Sediada em Novo Hamburgo (RS), possui também escritórios em São João Batista (SC), Nova Serrana (MG), Birigui (SP), Franca (SP) e Jaú (SP).