APEX-BRASIL E SOFTEX PROMOVERÃO O WCIT 2016 NA ÁSIA E NO ORIENTE MÉDIO
Dando continuidade ao trabalho de promoção internacional do World Congress on Information Technology (WCIT), que será realizado no Brasil em 2016, uma missão institucional integrada por executivos da Federação das Associações das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro Nacional), da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e da Softex visitará Taiwan, Índia e Emirados Árabes entre os dias 3 e 16 de fevereiro. Um acordo firmado entre as entidades prevê uma série de ações relacionadas ao planejamento, gestão, organização e divulgação do evento tanto no Brasil como no exterior.
Compõem a missão Gustavo Brum e Robert Janssen, respectivamente diretor-adjunto de marketing e eventos e vice-presidente de Relações Internacionais da Assespro Nacional; Flávia Egypto, gestora de projetos e Cesar Yu, gerente do Centro de Negócios da Apex-Brasil em Pequim; e Ruben Delgado, presidente da Softex.
Criado pela WITSA – World Information Technology and Services Alliance, organização internacional que representa 90% do mercado mundial de TIC, o WCIT acontece a cada dois anos e reúne mais de dois mil participantes de 90 países entre líderes empresariais, autoridades de governo, acadêmicos, usuários e mídia internacional. Além de uma agenda voltada à discussão das perspectivas e do futuro da indústria global de TI sob o ponto de vista econômico e social, a edição 2016 do WCTI estará também focada na geração de negócios e na promoção da imagem do Brasil no exterior.
Em 2012 a Assespro Nacional, com o apoio do Governo do Distrito Federal, conquistou a candidatura da cidade de Brasília como sede do WCIT 2016. O evento será realizado no mês de outubro e terá como tema central “Explorando a Promessa da Era Digital”.
“Receber um evento global do porte do WCIT exige a realização de uma série de iniciativas. Uma das mais importantes é a promoção internacional. A proposta desta missão é divulgar o evento, captar patrocinadores, incentivar a participação de delegações internacionais e identificar o interesse desses países em estreitar as suas relações comerciais no setor de TI. Também vamos interagir com líderes globais que possam contribuir para a promoção do encontro e identificar temas que possam integrar a agenda. As três entidades envolvidas nesse projeto estão atuando em conjunto em prol do setor e na construção de uma programação diferenciada para o evento”, explica Jeovani Salomão, presidente da Assespro Nacional.
A missão promocional terá início em Taiwan, país que receberá o WCIT em 2017, quando o evento se tornará anual. Na etapa seguinte, na Índia, a delegação participará do Nasscom India Leadership Forum, buscando mobilizar a presença das principais delegações internacionais no WCIT 2016. Na oportunidade, serão formulados convites a palestrantes e contatadas grandes empresas e entidades indianas com potencial para patrocinar o evento no Brasil. O último compromisso será nos Emirados Árabes Unidos, país que nos últimos anos tem buscado estreitar a sua relação com o Brasil no setor de TICs.
“Apresentaremos aos Emirados Árabes, que receberão a exposição mundial Expo 2020, uma proposta de valor para participação e patrocínio do WCIT no Brasil. Entendemos que esse encontro é uma excepcional plataforma de divulgação e de acesso para todo o mercado latino-americano”, destaca Gustavo Brum, diretor-adjunto de marketing e eventos da Assespro Nacional.
Segundo Ruben Delgado, presidente da Softex, a realização do WCIT no Brasil transformará o país em uma vitrine para o mercado internacional de tecnologia. “Somos o quarto maior mercado de TICs e o sétimo de TI do mundo. É a primeira vez que o evento será realizado na América do Sul e, por isso mesmo, e também pelo peso do Brasil no continente, vemos o WCIT como uma oportunidade única para a atração de negócios e geração de investimentos”, ressalta.
“A Apex-Brasil também confia na possibilidade de exploração do evento como plataforma de inserção internacional do setor de TI. O gerente de Economia Criativa e Tecnologia, Igor Brandão, afirma que “historicamente, o WCIT tem proporcionado debates de alto nível e oportunidades de negócios relevantes para as empresas do setor. É fundamental, portanto, que o Brasil reafirme o seu papel de protagonista na região e no cenário global, aproveitando a realização do Congresso no país”, afirma Igor Queiroz Brandão, gerente de Economia Criativa, Serviços, Tecnologia, Saúde, Moda, Casa e Construção Civil
Para este ano, dentro dos objetivos de divulgação e promoção internacional do WCIT 2016 no Brasil, estão previstas a realização de missões semelhantes para países da América Latina, para os Estados Unidos e para o Canadá.
Sobre a Assespro (www.assespro.org.br) – Fundada em 1976, a Federação das Associações das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação – ASSESPRO NACIONAL – está entre as entidades empresariais mais antigas do mundo no setor de TI. Com sede na Capital Federal, congrega as associações regionais e nacionais num formato de federação, representando a união dos interesses estaduais em nível nacional e internacional. A Assespro Nacional é uma entidade para a harmonização das atividades e a disseminação das melhores práticas. Conta com mais de 1.400 empresas associadas em 22 Estados do Brasil, e atua como legítima representante do setor na interlocução com o mercado e as autoridades constituídas.
Sobre a Softex (www.softex.br) – A Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro – Softex é gestora, desde a sua criação em 1996, do Programa para Promoção da Excelência do Software Brasileiro – Programa Softex, considerado prioritário pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). É uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que tem como objetivo executar atividades de apoio, desenvolvimento, promoção e fomento para a Indústria Brasileira de Software e Serviços de TI, sempre pautada pelas seguintes diretrizes: disseminação e auxílio à implantação das melhores práticas em desenvolvimento de software e gestão empresarial, capacitação de recursos humanos para o setor; auxílio à obtenção de recursos financeiros junto a fontes públicas e privadas; produção e disseminação de informações qualificadas sobre e a indústria brasileira de software e serviços de TI; apoio ao empreendedorismo e à inovação; formulação de políticas de interesse do setor; e apoio à criação e ao desenvolvimento de oportunidades de negócios tanto no Brasil como no exterior.
O “Sistema Softex” reúne mais de 2.000 empresas de todo o território nacional e é integrado por uma ampla rede formada por 22 Agentes regionais que prestam apoio e orientação local às empresas em seu entorno. As ações da Softex contam com o apoio institucional, técnico e financeiro de diversas entidades, entre as quais ABES, ABDI, Abinee, Abragames, Abvcap, Apex-Brasil, Anprotec, Assespro, BID, BNDES, Brasscom, CNI-SESI-SENAI, CNPq, Embrapa, Fenadados, Fenainfo, Finep, Frente Parlamentar de Informática, IBGE, INPI, SBC, Sebrae, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Ministério da Cultura (MinC), Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Ministério das Relações Exteriores (MRE) e Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
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