MISSÃO NOS EAU APONTA BOAS OPORTUNIDADES PARA O BRASIL



MISSÃO NOS EAU APONTA BOAS OPORTUNIDADES PARA O BRASIL

 

A primeira Missão de Prospecção no Emirados Árabes rendeu bons contatos com compradores e fornecedores e mostrou um cenário promissor para as empresas de calçados brasileiras. Promovida pelo Brazilian Footwear, programa desenvolvido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), a ação aconteceu entre os dias 22 e 26 de maio, nas cidades de Dubai e Abu Dhabi, com o objetivo de entender, in loco, o maior mercado de calçados entre os países árabes, endossando o Estudo Estratégico de Calçados realizado pela Abicalçados.

 

Depois de cumprir uma agenda de encontros com grandes grupos compradores, entre eles, Landmark Group, Shoe Mart, Jawad Business Group e Mostafawi Group, agências de relações públicas, consultores de matchmaking, organizadores de eventos, com o escritório local da Apex-Brasil e de realizar visitas ao mercado local, a equipe da Abicalçados percebeu boas oportunidades para o calçado nacional. “Observamos que o nosso produto já é percebido como de maior qualidade quando comparado à China e à Índia, e mais acessível em relação aos produtos italianos, sem perder em qualidade e design. Com isso, podemos ser bem competitivos”, comenta Letícia Sperb Masselli, coordenadora de Promoção Comercial da Abicalçados.

 

Segundo Letícia, o mercado árabe é dominado por grandes grupos, que normalmente pedem exclusividade na hora de negociar. “Eles procuram por parcerias de longo prazo e dão muito valor ao relacionamento. Ao mesmo tempo em que é um mercado aberto, internacional, é um mercado difícil em função da grande competitividade que existe. Por isso, é necessário um investimento em marca, visto que ainda somos conhecidos como fornecedores de private label.” O próximo passo, conforme ela, é definir uma estratégia de promoção comercial aliada à estratégia de posicionamento de marca. “Entendemos que temos espaço para crescer em todos os segmentos e algumas marcas brasileiras já estão fazendo o seu dever de casa e estão muito bem posicionadas em grandes lojas, sendo reconhecidas pelo consumidor”, destaca.

 

Mercado

Maior importador de calçados entre os países árabes, os Emirados Árabes importaram, em 2015, US$ 2,7 bilhões em calçados, sendo também um país considerado reexportador de produtos para países vizinhos. No ano passado, os Emirados Árabes foram um dos poucos países que demonstraram aumento nas compras de calçados brasileiros em meio a uma queda generalizada nas exportações nacionais. Naquele ano os árabes compraram quase 2 milhões de pares por US$ 21,77 milhões, incremento de 8,2% em relação a 2015.

 

O valor médio do calçado importado pelos Emirados Árabes também é um atrativo para os exportadores brasileiros. Em 2015, os importadores árabes pagaram US$ 11, em média, por calçado verde-amarelo, enquanto a média geral é de US$ 7 por par.