MIT DIVULGA PROGRAMA E PALESTRANTES EM EMTECH BRASIL



MIT DIVULGA PROGRAMA E PALESTRANTES EM EMTECH BRASIL

 

A MIT Technology Review em português, responsável por trazer para o país a conferência de tecnologias emergentes do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), a EmTech Brasil, anunciou o programa e a lista dos palestrantes confirmados para o evento, que acontecerá nos dias 18 e 19 de novembro, no Rio de Janeiro, em parceria com a Finep.

 

As palestras e debates tratam de temas relacionados à tecnologia e à inovação, tais como o estudo do genoma, wearables, impressão 4D, agricultura, água e inteligência artificial – novidades capazes de transformar nossas vidas hoje e em um futuro próximo.

A Apex-Brasil promoverá o painel Explorando novas fronteiras por meio da transformação de ideias em impacto comercial, que contará com aprseentação de Marco Muñoz, diretor de Iniciativas Globais no MIT e moderação de Andre Limp, Supervisor de Projetos de Tecnologia e Serviços na Apex-Brasil.

Entre os palestrantes do MIT também estão Erin Baumgart, diretora adjunta do Senseable City Lab, grupo de pesquisas multidisciplinar que estuda a interface entre cidades, pessoas e tecnologias; Marcelo Coelho, designer brasileiro e pesquisador do grupo Fluid Interfaces do Media Lab, que em sua palestra exibirá materiais vestíveis e interativos. Já Jaison Pontin, diretor e editor da publicação de tecnologia mais antiga do mundo, a MIT Technology Review, focará sua palestra em grandes soluções para grandes problemas contemporâneos.

 

Pedro Moneo, diretor do MIT Technology Review em espanhol e CEO da agência Opinno, falará sobre o empreendedorismo como motor de desenvolvimento social. Um dos maiores empreendedores da Espanha, Pedro é o responsável pela expansão mundial do prêmio Inovadores com menos de 35 anos.

 

Genômica e Medicina Personalizada será o tema da palestra de Renata Coudry, coordenadora médica do Departamento de Anatomia Patológica do Hospital Sírio Libanês, que debaterá o assunto com Kathleen Kennedy, presidente da MIT Technology Review e do MIT Enterprise Forum.

 

Outro destaque é Israel Ruiz, vice-presidente e diretor financeiro do Massachussets Institute of Technology, que retratará a educação para o futuro. Israel é o encarregado de definir a estratégia financeira, o orçamento, os recursos humanos, os sistemas de informação, as instalações e todo tipo de operações do MIT e é membro da Fundação Príncipe de Girona, na Espanha, dedicada à promoção da educação e empreendedorismo como solução para os problemas econômicos e sociais da atualidade. Oferecendo o ponto de vista e as conquistas brasileiras no segmento estará Carlos Vogt, presidente da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP).

 

O evento contará ainda com demonstrações in loco de tecnologias como a Impressão 4D, que será apresentada por Skylar Tibbits, diretor do laboratório Self-Assembly Lab do MIT.

 

William Mark, vice-presidente da SRI International, falará sobre como a nova geração de robôs pode fortalecer o ramo da Inteligência Artificial. Outro nome de peso no segmento das tecnologias exponenciais, Jordi Muñoz, presidente da 3D Robotics Inc. falará sobre dispositivos voadores e revolução aérea e aperfeiçoamento da agricultura para alimentar o mundo usando a tecnologia.

 

O evento também discutirá grandes temas atuais, como prevenção de desastres. David Gascón, co-fundador & CTO da Libelium, empresa que projeta e fabrica tecnologia de hardware para a implementação de redes sensoriais sem fio, estará acompanhado por Carlos Frederico De Angelis, chefe da Divisão de Operações e Modelagem do Centro Nacional de Monitoramento de Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

 

Outro nome anunciado é o de Kenneth Hyatt, subsecretário adjunto de Comércio Internacional do Departamento de Comércio dos EUA. Kenneth será acompanhado por Luis Manuel Rebelo Fernandes, presidente da Finep, e ambos discutirão tecnologia e inovação de uma perspectiva governamental.

 

Sobre Cidades Inteligentes falará Pedro Junqueira, chefe executivo de Resiliência e Operações da Prefeitura do Rio de Janeiro.

 

O evento conta ainda com painéis sobre fundos de investimentos, Internet for the last billion e a premiação dos 10 inovadores com menos de 35 anos de 2015, eleitos pelo MIT. Eles também poderão exibir seus projetos em pitches de 1,5 minuto.

 

Para promover o networking e a realização de negócios, também haverá palestras focadas no universo dos ecossistemas de inovação e o Venture Point – rodada de investimentos promovida pela Finep e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), em que empreendedores brasileiros terão a oportunidade de apresentar seus projetos a investidores brasileiros e estrangeiros.

 

A EmTech Brasil conta com o patrocínio institucional da FINEP, com patrocínio global e venture fórum da Apex-Brasil, patrocínio global do Grupo Segurador Banco do Brasil e Mapfre, patrocínio inovador da B2W e do Senac RJ e patrocínio da Embratel/Claro. Tem também o apoio institucional da Prefeitura do Rio de Janeiro/Fundação Cidade das Artes e Sebrae, e o apoio institucional regional do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

 

 

Mais informações:

 www.EmTechbrasil.com

@EmTech_BR / #EmTechBR                  @techreview_br

FB: /EmTechBR                                          FB: /brtechreview

 

 

SOBRE EMTECH

EmTech é o acrônimo das palavras emerging techonologies, uma referência para os especialistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts. A edição americana da MIT Technology Review publica um relatório anual em que mostra as dez tecnologias emergentes mais potentes do mundo, aquelas que serão capazes de mudar nossas vidas na próxima década. Elas são apresentadas em Cambridge (Massachusetts) EmTech, um evento em que os pesquisadores que as desenvolveram encontram com empresários, empreendedores e investidores interessados em conhecer o futuro.

 

SOBRE EMTECH BRASIL

A conferência, que acontecerá nos dias 18 e 19 de novembro, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, tem como slogan O futuro da tecnologia, hoje, e contará com a participação de conferencistas brasileiros e estrangeiros, que debaterão com 800 cientistas, empresários, jovens inovadores, pesquisadores e empreendedores as mudanças tecnológicas e suas tendências, aquelas que transformarão o futuro. O objetivo da conferência é reunir todos os atores envolvidos no processo de tecnologia e inovação – cientistas, empresários, jovens inovadores, pesquisadores, estudantes, empresários e empreendedores – para discutir esses temas e promover mudanças concretas na sociedade, tendo como aliada a tecnologia. Para isso, o evento propicia ambientes de networking e aproximação de empreendedores com potenciais investidores.

 

SOBRE MIT TECHNOLOGY REVIEW

Publicação independente de propriedade do Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT). Fundada em 1899, é a revista mais antiga do mundo. Sua missão é promover o conhecimento das tecnologias emergentes e analisar suas implicações comerciais, políticas e sociais. A publicação serve de orientação sobre tecnologia e negócios para mais de dois milhões de líderes internacionais em I+D+I.

 

SOBRE OPINNO

Empresa global de consultoria em inovação que transforma organizações por meio do design, elaboração de protótipos e validação de novos produtos, serviços e modelos de negócios, utilizando as metodologias de inovação abertas e desenvolvimento ágil. Sua missão é construir a rede de inovação aberta mais potente do mundo, que permita criar impacto econômico e social mediante a transformação de organizações, gerando novos produtos, serviços e modelos de negócios e, fundamentalmente, contribuindo para transformar resultados de pesquisas em empresas sustentáveis. Opinno é, desde 2009, a empresa que edita com exclusividade a MIT Technology Review em espanhol e português. Uma aliança construída pela excelência, criatividade e integridade.