MODA INFANTIL: IMPULSIONADOR DA INDÚSTRIA DE LICENCIAMENTO



MODA INFANTIL: IMPULSIONADOR DA INDÚSTRIA DE LICENCIAMENTO

De acordo com uma nova pesquisa conduzida pela Euromonitor International, os personagens dominam o licenciamento de moda infantil uma vez que a maioria dos licenciadores visam atingir as crianças.

“As vendas globais de roupas e calçados infantis atingiram cresceram 5% em valor de vendas, alcançando US$ 203,4 bilhões em 2016*, desempenho superior ao de moda para adultos. Este fato é impressionante se considerarmos os desafios gerados pelo declínio das taxas globais de natalidade e pelo desaceleramento dentre as principais bases consumidoras”, comenta Utku Tansel, head de Licenciamento na Euromonitor International.

A nova pesquisa da Euromonitor International identificou as cinco principais tendências:

1.    Moda, música, celebridades e esportes estão dentre outros tipos de licenciamento 
Após as crianças atingirem 8 anos de idade, outros tipos de licenciamento oferecem uma forte competição ao licenciamento de personagens. A moda infantil é alvo de licenciadores esportivos à medida que empresas estão entusiasmadas em expandir os negócios para além do público adulto. A popularidade do licenciamento na indústria da moda está alinhada com a tendência “mini-me”, na qual pais e crianças usam as mesmas roupas, levando o vestuário e calçados para crianças a evoluírem do conceito de conforto para uma proposta mais voltada à moda semelhante à dos adultos. Produtos relacionados a música e shows também atraem um grande número de adolescentes.

2.    Outwear é a maior categoria, enquanto pijamas e roupas íntimas continuam fortes
Entre as roupas infantis dentro da categoria “outwear” (roupas para serem usadas na rua, fora de casa), jaquetas e casacos apresentam menor penetração dentre os produtos licenciados, podendo oferecer oportunidades. Nos pijamas infantis, os produtos licenciados com personagens têm a mesma representatividade entre meninos e meninas diferentemente dos produtos para adultos no qual licenciamento são mais populares entre as mulheres.  As crianças que se envergonham de vestir roupas de personagens para sair na rua podem usá-los para dormir ou em roupas íntimas, mesmo quando são mais velhos. 

3.    Adolescentes: um poderoso grupo de consumidores com os próprios direitos
A internet e as mídias sociais têm criado uma nova geração de crianças que conhecem muito bem as marcas. À medida que tendem a deixar de lado os estilos tradicionais de “roupas apropriadas para a idade”, o crescente poder de consumo dos adolescentes gera oportunidades de licenciamento relacionadas aos esportes, música e celebridades. Os licenciadores de personagens podem converter isso em oportunidade para focar em um design mais elegante e maduro que enfatize o aspecto “cool”.

4.    Roupas licenciadas para bebês oferecem boas oportunidades 
Enquanto os personagens focam em crianças pequenas, os bebês não devem ser ignorados.  Eles podem não estar aptos ainda para expressar suas opiniões em relação às escolhas de personagens, mas seus pais, parentes e outras pessoas que os presenteiam falam por eles. A nostalgia desempenha um papel importante nesse contexto, já que quem compra os presentes pode ser influenciado pelos personagens, escolhendo entre os mais “fofos”, que marcaram a infância do adulto comprador.

5.    Perspectivas otimistas para o mercado de vestuário e calçados infantis 
A população global de crianças entre 3 a 8 anos de idade está prevista para crescer em aproximadamente 38,663 milhões de pessoas entre 2016 e 2025, aumentado o tamanho da base de consumidores. Story-telling é uma parte essencial de licenciamento de personagens que deve ser plenamente alavancada, enquanto a competição entre licenciadores locais deve ser levada em consideração na hora de determinar a estratégia. O aumento da popularidade de produtos orgânicos/éticos, bem como as marcas próprias, oferece também grandes oportunidades para licenciamento.  

*Nota: Total de vendas da indústria – inclui vendas totais de produtos licenciados ou não. 

Saiba mais em: Global Licensing Trends in children’s Apparel and Footwear

Sobre a Euromonitor International
A Euromonitor International é uma empresa global de pesquisa e consultoria sobre o mercado de bens de consumo e serviços. Com sede em Londres e mais de 40 anos de atuação, é líder no fornecimento de inteligência de negócios e análise estratégica de mercado para empresas em todo o mundo. Oferece soluções de pesquisa customizada e publica anualmente informações sobre desempenho e tendências de 30 setores em 100 países, além de agregar dados demográficos e socioeconômicos de países e consumidores.