MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS REGISTRAM US$ 25 MI EM EXPORTAÇÕES



MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS REGISTRAM US$ 25 MI EM EXPORTAÇÕES

 

Foram cinco dias de eventos, centenas de contatos comerciais efetivados e US$ 24,4 milhões em vendas realizadas e negócios futuros para os próximos doze meses. Este foi o balanço que os 34 fabricantes brasileiros de máquinas e equipamentos trouxeram da Colômbia ao encerrarem sua participação na Feira Internacional de Bogotá – FIB 2016 e na Colombiaplast 2016, ocorridas naquele país de 26 a 30 de setembro. O Programa Brazil Machinery Solutions, que organizou a participação brasileira nos dois eventos, é fruto da parceria entre a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e tem como objetivo promover exportações brasileiras de máquinas e equipamentos no mercado mundial, fortalecendo a imagem do Brasil como fabricante de bens de capital mecânico.

 

Durante a 31ª. FIB, feira multissetorial consolidada como fonte de intercâmbio de novas tecnologias aplicadas a todas as indústrias produtivas do continente, foram apresentados ao mercado latino-americano máquinas e equipamentos brasileiros destinados aos setores alimentício, cimento e mineração, bombas, geradores, transmissão mecânica, máquinas-ferramenta, entre outros. As 17 empresas presentes registraram um volume de negócios fechados e esperados para os próximos doze meses nesse evento na ordem de US$ 11 milhões, em negociações realizadas com compradores oriundos de países como Colômbia, Equador, Chile, Guatemala, Venezuela, Peru, Costa Rica e Panamá.

 

Já no evento voltado para setores do plástico, borracha e petroquímico, a Colombiaplast 2016, que acontece simultaneamente à FIB, mais uma vez a indústria brasileira de máquinas e equipamentos apresentou inovações e soluções tecnológicas ao mercado latino-americano. Em uma área de mais de 450 m², as outras 17 empresas participantes – cinco a mais do que na edição anterior e, entre estas, nove fabricantes que haviam participado da Colombiaplast 2014 – receberam compradores de Colômbia, Chile, Equador, Panamá, Peru, México, República Dominicana e Venezuela, com quem realizaram negócios na ordem de US$ 13.4 milhões, entre transações realizadas e futuras.

 

Em 2015, a Colômbia apontou como o 10º mercado de máquinas e equipamentos para o Brasil, com exportações brasileiras de US$ 253 milhões para aquele país. Os três principais subsetores de produtos exportados para o mercado colombiano são os de máquinas e equipamentos pesados, máquinas rodoviárias e máquinas agrícolas. Juntos, esses três subsetores responderam por US$ 119 milhões em exportações brasileiras para lá no ano passado. De janeiro a julho deste ano, o Brasil já exportou US$ 116 milhões para a Colômbia, sendo que esses três setores corresponderam a US$ 50.3 milhões nessas exportações no acumulado até julho.

 

Já com relação às exportações de máquinas e equipamentos especificamente para a indústria transformadora de plástico na América Latina, o Brasil registrou no primeiro semestre deste ano vendas na ordem de US$ 23 milhões, um crescimento de 47% frente aos US$ 16 milhões acumulados no mesmo período do ano passado.  Os principais importadores são Colômbia, Peru e Argentina, sendo a Colômbia o primeiro mercado de máquinas e equipamentos para a indústria transformadora de plástico, com importações de US$ 7,8 milhões, registradas entre os meses janeiro e julho de 2016. As três principais famílias de produtos exportados para o mercado colombiano são as de máquinas para moldar plástico e borracha, moldadoras por insuflação e extrusoras para materiais termoplásticos. Juntos, os três setores responderam por US$ 6,3 milhões em exportações brasileiras para aquele país neste período de janeiro e julho deste ano.

 

Sobre a Apex-Brasil – A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) tem a missão de desenvolver a competitividade das empresas brasileiras, promovendo a internacionalização dos seus negócios e a atração de investimentos estrangeiros diretos. Em parceria com entidades setoriais, a Agência organiza ações de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em feiras internacionais e visitas de compradores estrangeiros para conhecer a estrutura produtiva brasileira. Também coordena os esforços de atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o País, trabalhando na identificação de oportunidades de negócios e na promoção de eventos estratégicos e garantindo apoio ao investidor estrangeiro durante todo o processo no Brasil. Para mais informações, acesse:  www.apexbrasil.com.br 

 

 

Sobre a ABIMAQ – A Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ) foi fundada em 1937, com o objetivo de atuar em favor do fortalecimento da indústria nacional, mobilizando o setor, realizando ações junto às instâncias políticas e econômicas, estimulando o comércio e a cooperação internacionais e contribuindo para aprimorar seu desempenho em termos de tecnologia, capacitação de recursos humanos e modernização gerencial. Mais informações: www.abimaq.org.br

 

Sobre o Programa Brazil Machinery Solutions – Fruto da parceria entre a ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos) e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), o Programa Brazil Machinery Solutions visa à promoção das exportações brasileiras de máquinas e equipamentos, assim como fortalecer a imagem do Brasil como fabricante de bens de capital mecânico. O BMS possui atualmente mais de 300 empresas-membro, que atuam nos mais diversos setores, como o agrícola, têxtil, de mineração, plástico, embalagens, máquinas-ferramenta, entre outros. Para mais informações, acesse: www.brazilmachinery.com

 

 

Imprensa e Comunicação do Programa BMS: Júlia Meriqui

Tel: +55 (11) 5582-5758

E-mail julia.meriqui@brazilmachinery.com