Marca Brasil by bags promoverá artigos de couro e de viagem



A Associação Brasileira das Indústrias de Artefatos de Couro e Artigos de Viagem (Abiacav) quer ampliar os destinos das exportações do setor, estimulando o crescimento e a qualificação das empresas, a geração de empregos e a arrecadação das divisas. Uma das ações estratégicas para a consolidação desta meta é o lançamento da marca de promoção comercial Brasil by bags. A nova identidade visual das indústrias do setor será apresentada ao mercado no dia 14 de janeiro, às 14h, durante a 41ª Couromoda – Feira Internacional de Calçados, Artefatos de Couro e Acessórios de Moda, em São Paulo (SP). O evento será  realizado no estande da entidade e contará com a participação de autoridades, presidentes de entidades e empresários.

 

O nascimento da marca Brasil by bags é resultado do Projeto Setorial assinado com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) em setembro de 2013 e que prevê diversas ações para aumentar os embarques do setor e, consequentemente, o número de empresas no processo exportador. “Com a nova marca, a ideia é buscar um reposicionamento no exterior, aumentando o valor agregado de nossos produtos. Nosso compromisso é o avanço da indústria brasileira de bolsas, acessórios e artigos de viagem”, afirmou o presidente da Abiacav, Vidal Veicer.

 

Brasilidade

Construída pela Escape Criativação, agência de Novo Hamburgo/RS, e aprovada pelas empresas que integram o Comitê Gestor Projeto Apex-Brasil, a marca é carregada de criatividade, cores vivas, formas arrojadas, evidenciando a brasilidade e associando-a ao design, qualidade, inovação e confiança.  “Nossa proposta é recolocar a indústria brasileira de bolsas, malas e artefatos de couro na pauta dos compradores internacionais. Para isso, vamos ser pró-ativos e pretendemos, com ações inovadoras, levar essa marca a todos os mercados-alvo”, explicou Paulo Kieling, gerente do Projeto de Internacionalização da Abiacav.

 

A nova marca também será um componente de extrema relevância nas vendas internas e externas por causa da Copa do Mundo, que colocará o Brasil ainda mais em evidência e atrairá milhares de turistas ao país neste ano.

 

O mote da apropriação foi um dos principais pontos na construção das diretrizes criativas da marca setorial, que estampa um Brasil com “s”, deixando para trás o conceito do made in Brazil. Ou seja, com a ideia de vender valores intangíveis as empresas passam a oferecer um pedaço do Brasil. “A partir de agora, as empresas vão se apresentar sob o guarda-chuva do Brasil by bags”, avisou Kieling, lembrando que os mercados-alvo em 2014, definidos no Projeto Setorial, são Colômbia, Itália e Estados Unidos. No calendário do setor está agendada a participação em três feiras internacionais neste primeiro semestre: IFLS – International Footwear & Leather Show, de 4 a 7 de fevereiro em Bogotá; Mipel, de 2 a 5 de março, em Milão, e a ATS – Acessories the Show, de 4 a 6 de maio em Nova York. Além das feiras, outras ações de relacionamento estão sendo desenvolvidas entre importadores e fabricantes brasileiros do setor para tornar a exportação uma realidade no dia a dia das empresas.

 

Imprensa – Abiacav

(51) 3781.0114
(55) 11 3739.3608