NA COLÔMBIA, IFLS GERA US$ 8 MILHÕES PARA MARCAS BRASILEIRAS
A edição de primavera-verão da International Footwear and Leather Show – IFLS, feira calçadista colombiana ocorrida entre 17 e 19 de julho, em Bogotá, foi de resultados satisfatórios para as 17 marcas verde-amarelas presentes no evento. Viabilizada por meio do Brazilian Footwear, programa de apoio às exportações de calçados mantido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), a participação deve gerar US$ 8 milhões em negócios realizados in loco e alinhavados durante o evento.
A analista de Promoção Comercial da Abicalçados, Maria Patrícia de Freitas, ressalta que esta foi a melhor performance das últimas três edições. Com menos dez marcas do que na edição passada, a mostra gerou 30% mais negócios. “A feira foi surpreendente para empresas e também para a Abicalçados”, frisa, acrescentando que os estandes verde-amarelos chamaram a atenção de grandes players de importantes mercados da América Latina. “Apesar de um fluxo menor de visitantes, a mostra teve um salto qualitativo com relação aos compradores presentes”, avalia. Segundo ela, in loco, foram vendidos cerca de 160 mil pares de calçados, número que deve chegar a mais de 2,6 milhões já nos próximos meses, em decorrência de negociações iniciadas no evento.
Expositores
A trader da Petite Jolie, Jéssica Bender, corrobora a avaliação da Abicalçados. “Grandes redes, que pouco iam até o pavilhão internacional, onde encontram-se as marcas brasileiras, estiveram presentes e efetivaram negócios”, comemora.
Para o representante comercial da Beira Rio no mercado colombiano, Dioni Bourscheid, a feira deve iniciar a retomada das vendas na Colômbia. “Registramos uma maior qualificação dos compradores presentes”, aponta Bourscheid.
Participando pela primeira vez da mostra colombiana, a marca Fila, produzida pelo grupo Dass Nordeste, teve resultados positivos na apresentação dos produtos, que ainda não haviam chegado no mercado local. “A expectativa foi superada devido ao grande número de clientes qualificados atendidos durante a feira”, avalia Carlos Freitas, gerente de exportação da marca.
Imagem
Antecedendo a mostra, o Brazilian Footwear promoveu o já tradicional evento de relacionamento com a imprensa local, o Photocall. Nesta oportunidade, o encontro teve a temática da Copa do Mundo e ocorreu em uma quadra de futebol indoor na capital colombiana. “Recebemos importantes veículos, tanto B2B como B2C, e conquistamos um bom espaço na imprensa local”, conta a coordenadora de Imagem da Abicalçados, Alice Rodrigues, ressaltando que o trabalho se estendeu para os dias da mostra, com visitas a veículos locais para tratar da indústria calçadista brasileira, tendências de moda, processos inovadores, entre outros temas.
Participaram da IFLS as marcas Piccadilly, Beira Rio Conforto, Moleca, Vizzano, Molekinha, Modare Ultraconforto, Molekinho, Bottero, Verofatto, Fila, Petite Jolie, Rider, Ipanema, Grendha, Zaxy, Cartago e Grendene Kids.
Sobre o Brazilian Footwear:
Brazilian Footwear é um programa de incentivo às exportações desenvolvido pela Abicalçados em parceria com a Apex-Brasil. Este programa tem por objetivo aumentar as exportações de marcas brasileiras de calçados através de ações de desenvolvimento, promoção comercial e de imagem voltadas ao mercado internacional. Conheça: www.brazilianfootwear.com.br| www.abicalcados.com.br/brazilianfootwear
Sobre a Apex-Brasil:
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar esses objetivos, a Apex-Brasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. Conheça: www.apexbrasil.com.br